QUE NESSE ANO TUDO SEJA MARAVILHOSO E QUE TUDO O QUE PENSAMOS E DESEJAMOS SE REALIZEM.FELIZ 2012.
BLOG A VOZ DO SAMBA
CARNAVAL 2012
TORCIDA ORGANIZADA RAIZ MANGUEIRENSE
sábado, 31 de dezembro de 2011
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Rocinha promove concurso em busca de sósia de Dilma Rouseff
A escola que tem como enredo "Vou colocar teu nome na praça" abordará como este espaço público é utilizado pela população em todo o país. Para isso, a partir do dia 4 de janeiro, a escola receberá inscrições gratuitas em seu barracão, no Santo Cristo.
Uma vez inscrita, a pessoa terá que comparecer aos ensaios de canto na quadra da escola para participar da disputa. No dia 19 de janeiro, acontece a grande final, com direito a palco e figurino de terninho vermelho. Jurados formados por integrantes da diretoria da escola decidem a elegida.
Serviço:
Inscrições podem ser feitas entre 04/01 e 13/01
Barracão da escola- Av. Rodrigues Alves, nº 733, fundos- Santo Cristo
Trupe do Cirque du Soleil visita barracão da São Clemente nesta terça
=A
trupe que agita o Rio com o espetáculo "Varekai" irá conhecer o
barracão da São Clemente nesta terça. Os integrantes do Cirque du Soleil
verão alegorias e fantasias da escola em primeira mão. Além disso,
serão recepcionados por passistas e ritmistas. Para fechar a visita, os
artistas circenses terão uma aula de samba.
Única escola da Zona Sul a desfilar no grupo especial do Carnaval
carioca, a São Clemente, que completou 50 anos em outubro de 2011, transformará o sambódromo em 2012 no cenário do maior espetáculo musical já montado no Brasil.
Com seu enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí", que conta a história deste gênero do teatro no país, a agremiação promete transformar a Marquês de Sapucaí na Broadway brasileira, levando para o maior palco e o maior público do planeta a história dos grandes musicais na cena teatral brasileira.
Única escola da Zona Sul a desfilar no grupo especial do Carnaval
carioca, a São Clemente, que completou 50 anos em outubro de 2011, transformará o sambódromo em 2012 no cenário do maior espetáculo musical já montado no Brasil.
Com seu enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí", que conta a história deste gênero do teatro no país, a agremiação promete transformar a Marquês de Sapucaí na Broadway brasileira, levando para o maior palco e o maior público do planeta a história dos grandes musicais na cena teatral brasileira.
Carnaval 2012: apenas menor nota será descartada
As notas que variavam de 8,0 a 10,0 com decimais passarão a ser de 9,00 a 10,0, e em perído experiamental, cada 1 dos 40 julgadores poderão dar 0,1 de bonificação por quesito para 1 agremiação. Estes bônus serão divulgados junto com as justificativas das notas.
Ana Furtado visita projeto da Pimpolhos da Grande Rio
Ana, que é madrinha da Pimpolhos, se emocionou com o trabalho de Camila Soares, presidente da escola das crianças, e fez questão de conversar e conhecer de perto os participantes desta iniciativa.
O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias, atende crianças de 5 a 12 anos, ensina a história do samba e desenvolve um trabalho com material descartável.
Beija-Flor leva 'Cristo mendigo' para Sapucaí em homenagem a Joãosinho
Joãosinho Trinta chegou na Beija-Flor no ano de 1976 e conquistou 5 títulos pela escola. Ele faleceu no último dia 17 de dezembro, em São Luís, capital do Maranhão, sua cidade natal.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
A saga de uma comunidade em busca da credibilidade
Na verdade, o sorriso no rosto dos torcedores da Portela e os elogios aos protótipos, juntamente com outras importantes etapas já vencidas na preparação do carnaval de 2012, estão ajudando, finalmente, a dissipar as espessas nuvens cinza que pairavam sobre a escola. Nuvens cinza, é importante lembrar, formada pelos erros e equívocos dos últimos anos, mas que foram engrossadas pelos rolos negros de fumaça que saíram da cidade do samba, naquela trágica manhã de fevereiro, há mais de 10 meses. Após o carnaval de 2011, ao contrário de União da Ilha e Grande Rio, que saíram fortalecidas pela superação da tragédia, desfecho já previsto desde que as chamas destruíram seus barracões, a Portela estava mergulhada em uma crise. O fogo, além de consumir fantasias e sonhos, manifestou alguns conflitos e problemas que estavam latentes, antecipando, pelo não julgamento, uma série de discussões e polêmicas que normalmente são lembrados apenas ao final do desfile.
Não há como negar que, além de glórias e vitórias, o passado da Portela é repleto de muitos momentos de crises. Algumas deixaram cicatrizes profundas, marcas indeléveis na história da escola e na memória dos portelenses. Só para citar um exemplo, a briga que motivou o afastamento de Paulo Benjamim de Oliveira, mesmo tendo acontecido há mais de 70 anos, ainda hoje é motivo de intensos debates entre muitos portelenses, que não desistem de encontrar uma explicação plausível para o fato. Em 2011, o fogo e o não julgamento abriram mais uma ferida, exigindo, diante do caos e da indefinição quanto ao futuro, uma postura mais atuante dos torcedores. Em outras palavras, diante da dor e da incerteza, o portelense precisou abandonar a passividade, tão comum entre os sambistas, e buscou uma solução para os problemas de sua escola, reivindicando o simples direito de ter esperança. Nas arquibancadas, na Internet, em Oswaldo Cruz ou reunidos na Av. Rio Branco, o portelense resolveu ser protagonista de sua própria história.
Parafraseando Euclides da Cunha, o portelense é antes de tudo um forte. Além das glórias da maior vencedora do carnaval carioca, a memória coletiva da comunidade traz a luta de pessoas simples que, após chegarem a um subúrbio ainda em formação, fundaram, com a força da solidariedade e de seus laços sociais, uma das instituições culturais mais importantes do país. O portelense de hoje sabe que seus antecessores construíram, sambando, cantando ou tocando seus instrumentos de percussão, alguns dos principais fundamentos do samba, ajudando a criar parte dos estereótipos pelos quais os próprios brasileiros são reconhecidos. Como resultado do trabalho dos fundadores, surgiu a maior vencedora do carnaval carioca, uma escola de samba que reinou absoluta no carnaval carioca ao longo das décadas de 1940, 50 e 60. Tendo como referência os ensinamentos de seus mestres, como a elegância, aprendida com Paulo, ou a valentia, herdada de Natal, o portelense de hoje segue em frente de cabeça de erguida, travando suas lutas no presente.
Todavia, o orgulho do passado contrasta com a realidade das últimas décadas. Os anos sem vitória, as cisões e os conflitos internos, que quase sempre encontram alguma ferida ainda não totalmente cicatrizada, lançam os portelenses num turbilhão de dúvidas e incertezas. Foi esta nuvem de indefinição, formada pela explosiva combinação do orgulho ferido com a falta de esperança e perspectiva, que foi expelida pelo fogo naquela trágica manhã de fevereiro, juntamente com a fumaça dos materiais carnavalescos. Nos últimos 30 anos, os portelenses alternaram momentos de euforia e pessimismo diante das perspectivas de sua escola. Já sorriram com grandes desfiles, sofreram com apresentações aquém da sua capacidade, lamentaram a injustiça de alguns resultados. Enfrentaram uma ditadura, apostaram em uma nova Portela, sorriram e sofreram com a sua velha guarda, voltaram a desfilar entre as campeãs, se desiludiram e, quando os próprios sonhos pareciam despedaçados, foram para a porta da LIESA.
Na verdade, ao mesmo tempo em que torciam para que sua escola recuperasse a força e o prestígio de outrora, os portelenses, provavelmente mais do que os torcedores de quaisquer outras agremiações, se mobilizaram. No final da década de 1990, percebendo que sua escola era a única que não possuía um site na internet, meio de comunicação que começava a mostrar sua força, alguns portelenses se uniram para criar um site. Desta iniciativa surgiu o Portelaweb, que, além de divulgar a agremiação na grande rede, se consolidou como um dos principais portais de informação sobre a história da Portela. Em 2003, com a fundação da torcida Guerreiros da Águia, que inaugurou uma nova forma de externar a paixão por sua escola de samba e torcer nas arquibancadas, muitos portelenses estreitaram laços sociais e, naturalmente, passaram a viver mais intensamente os sucessos e fracassos da agremiação. O surgimento mais recente de outras torcidas, como a Portelamor e a Amigos da Águia, mostram que, no tocante à organização e mobilização, os torcedores da Portela estão na vanguarda no carnaval.
O corolário disso é que, quando os problemas latentes se manifestaram, e a crise eclodiu pós o incêndio na cidade do samba, já encontraram torcedores mobilizados e dispostos a enfrentar os problemas da agremiação. Os bons ventos que parecem soprar, pelo menos até agora, na preparação deste carnaval de 2012, tem grande participação desta mobilização da torcida. Mais do que nunca, impulsionando o voo da águia, está a paixão dos portelenses. Um bom exemplo é o samba de 2012, fruto, é verdade, do talento dos compositores e do bom enredo desenvolvido pelo carnavalesco, mas, o que se viu ao longo da disputa, foi parte da torcida sacrificando suas vidas pessoais para que a escola tivesse um grande samba. Assim, movidos pelo amor de torcedores abnegados, pela primeira vez depois de muitos anos, a Portela parece finalmente unida em prol de um objetivo.
Quem sabe apenas o enredo de superação da Portela, ao contrário de suas coirmãs, não seja apenas um pouco mais longo? Certamente ele começou bem antes do incêndio, no drama da escola vitoriosa que não consegue êxito, e, como num épico carnavalesco, um dia terá fim, sendo a tragédia de 2011 apenas mais um capítulo. Para 2012, além do bom samba, muitos passos importantes já foram dados, como a manutenção dos profissionais e os já citados protótipos, que fizeram o portelense voltarem a sonhar. Outros passos, entretanto, precisam ser dados. O caminho é longo e tortuoso, mas tudo é mais fácil quando se está, novamente, em companhia da esperança. Este não é exatamente um texto sobre uma escola de samba. É a saga de uma comunidade em busca da credibilidade.
Vai-Vai agita Show da Virada na Paulista
A décima quinta edição do show da virada na Avenida Paulista, promete ser especial para os amantes do Carnaval.
A maior festa de Reveillon da cidade acontecerá na noite do próximo sábado, 31 de dezembro e contará com a participação da escola de samba campeã da folia paulistana de 2011.
Maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo, a tradicional Vai-Vai, escola da Bela Vista, fará uma apresentação especial com sua ala musical, ritmistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e passistas para saudar a chegada do novo ano.
O grande homenageado do enredo campeão da agremiação, o maestro João Carlos Martins, também estará presente
Além de ouvir novamente o samba-enredo "A música venceu", o maestro vai reger o Hino Nacional com a orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP.
Vale lembrar que o maestro desfilará novamente pela alvi-negra do Bixiga. No próximo ano, ele voltará ao Anhembi como um dos 300 ritmistas da bateria comandada pelo Mestre Tadeu.
Segundo a organização do evento, o público deve ultrapassar a marca de dois milhões de pessoas.
Neste ano, o tema da festa será "Reveillon na Paulista - 120 anos do melhor de São Paulo", destacando o aniversário da avenida mais famosa da cidade, comemorado dia 8 de dezembro.
Além da escola de samba Vai-Vai, vários artistas farão shows especiais, entre eles o grupos Restart, Jota Quest, Ultraje a Rigor e KLB. Os seranejos Rio Negro e Solimões e Roberta Miranda também estão confirmados.
Para facilitar o acesso do público, o transporte coletivo terá operação especial no dia do evento. O metrô funcionará durante toda a festividade, que contará com áreas para cadeirantes, diversos banheiros químicos, serviços de crédito e débito em barracas e quiosques e mais de 2800 policiais.
A avenida contará com 80 pontos de alimentação e 10 de assistência médica.
A Prefeitura anunciou que os shows serão transmitidos por treze paineis de led que estarão distribuidos ao longo da avenida além de um espetáculo pirotécnico com duração prevista para 15 minutos.
Divesos técnicos estão finalizando a montagem do cenário da festa. Digno de uma mega produção, ambiente contará com show de luzes multicoloridas.
Serviço
Evento: Reveillon da Avenida Paulista
Data: Sábado, 31 de dezembro
Horário: Das 20h às 2h30
Local: Avenida Paulista, entre a Rua Frei Caneca e Alameda Ministro Rocha Azevedo
Ponto de Referência (palco) - Próximo a estação Consolação do metrô.
Acesso: Grátis
Carnaval 2012: confira a programação dos ensaios técnicos
Veja a programação:
JANEIRO 2012
Domingo (08 / 01)
19h Lavagem da Pista
20h Encontro das Baterias
22h Beija-Flor (C)
Sexta-Feira (13 / 01)
20h Império Serrano (B)
22h União da Ilha (C)
Sábado (14 / 01)
19h Paraíso do Tuiuti (C)
20h Acadêmicos da Rocinha (B)
22h Portela (C)
Domingo (15 / 01)
19h Renascer de Jacarepaguá(B)
20h Mocidade (C)
22h Unidos da Tijuca (B)
Sábado ( 21 / 01)
20h Inocentes de Belford Roxo (C)
22h Porto da Pedra (B)
Domingo ( 22 / 01)
19h Santa Cruz (B)
20h Acadêmicos do Grande Rio (C)
22h Vila Isabel (B)
Sábado (28 / 01)
19h Império da Tijuca (B)
20h Estácio de Sá (C)
22h Imperatriz (B)
Domingo (29 / 01)
19h Viradouro (B)
20h União da Ilha (C)
22h Salgueiro (B)
FEVEREIRO 2012
Sexta-Feira ( 03 / 02)
20h Vila Isabel (B)
22h Acadêmicos do Grande Rio (C)
Sábado (04 / 02)
19h Renascer de Jacarepaguá (B)
20h São Clemente (C)
22h Porto da Pedra (B)
Domingo (05 / 02)
19h Cubango (C)
20h Mangueira (C)
22h Unidos da Tijuca (B)
06 a 09 Pintura de Pista
Sexta-Feira (10 / 02)
20h Mocidade (C)
22h Salgueiro (B)
Sábado (11 / 02)
20h Portela (C)
22h Imperatriz (B)
Domingo ( 12 / 02)
19h Teste de Luz e Som
22h Beija-Flor (C)
*CONCENTRAÇÃO: (B) Balança / (C) Correios
Portela tem mais uma musa para o Carnaval 2012
A beldade de Conselheiro Lafaiete, que completará com Vânia Love, Juliana Diniz e Shayene Cesário o time de destaques da azul e branca, se identificou com a agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira quando passou a frequentar os eventos da Águia Altaneira, em novembro, e já está de mudança para a Cidade Maravilhosa.
Mirian Barreto será apresentada oficialmente na próxima feijoada da escola, no dia 7 de janeiro, no River Futebol Clube.
Mangueira do Amanhã realiza semifinal que definirá rainha e princesas da bateria
A Mangueira do Amanhã será a 13ª escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro. Em 2012, a escola traz o enredo "Chico Buarque da Mangueira", reedição do enredo que trouxe o campeonato a Estação Primeira de Mangueira, em 1998.
Serviço:
Local: Palácio do Samba- Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira
Horário: a partir das 19h
Entrada: gratuita
São Clemente recebe Unidos da Tijuca
No lado preto e amarelo, o intérprete Igor Sorriso, a rainha de bateria Bruna Almeida e seus súditos sob o comando dos mestres Gilberto Almeida e Caliquinho também estarão presentes. A Roda de Samba 360º abre a noite. Os ingressos custam R$20.
Serviço:
Local: Quadra da São Clemente- Av. Presidente Vargas, 3102- Cidade Nova
Hora: 20h
Preço: R$20
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Império da Tijuca: escola aposta no lúdico e no imaginário
Como a escola irá abordar o tema "Utopias - Viagem aos confins da imaginação", Severo contou que através do hábito da leitura, conseguiu chegar à sinopse do enredo.
"Sou apaixonado pela literatura de García Marquez, Érico Veríssimo. Li e todo mundo leu algum livro de Manuel Bandeira nos tempos de escola. Com eles, fiz um trabalho de garimpo. Achei 500 mundos, que transformei em 50, porque tẽm aqueles que não davam fantasia, ou que não era muito bonito, não eram alegres. Eu pus mundo alegres, lúdicos", contou.
A maneira para encantar os foliões da Sapucaí e aos telespectadores que estiverem assistindo em casa a embarcar nesta viagem, sem amarras, é a estética.
"Tem um carro, o segundo, que se chama o 'Castelo dos Doces'. Qualquer criança que assistir e vê-lo sentirá vontade de comer um doce. Nele, há esculturas grandes de cupcake, confeito, waffer", contou.
Como atua em trabalhos paralelos no dia a dia, o carnavalesco conta que realiza muitas viagens a trabalho. E, que, através delas, retira alguma referência para ser utilizado no Carnaval.
"Em uma viagem que fiz ao México e depois a Colômbia, fotografei, retirei coisas que pus este ano no carro do 'Eldorado'. Neste carro, pus muito ouro, muita riqueza, fazendo referẽncia àquele reino antigo. Para mim, estas viagens são muito boas. Fiz muitas ao longo da vida e sempre que viajo, eu viajo com olhar de Carnaval. Na última que fiz agora à República Dominicana, fiquei louco com aqueles artesãos. Lá no fundo, são pontos que te dão a verdade e referência para aquele tema", contou.
Planejamento é a forma que Severo encontrou para administrar este e outros mundos. O carnavalesco trabalha com materiais muito simples e reciclados.
"Eu estudo muito a cartela de cores. Com elas, você pode despertar sentimentos negativos ou positivos. A cor é o elemento a favor no desfile. No final do meu desfile, quero qque as pessoas saiam com a sensação de riqueza e luxo e de satisfação, graças às cores estrategicamente articuladas", revelou.
A própria Impeŕio da Tijuca também é fonte de inspiração para a viagem a utopia e ao mundo imaginário do carnavalesco. A partir de um projeto social existente na comunidade da escola, foi criado uma orquestra de flautas para as crianças.
"A orquestra de flautas foi bem bacana, pois colocamos crianças que nunca tiveram contato com instrumentos na orquestra. Foi um sonho realizado. Logo, coloquei no quarto carro chamado de 'Eufonia'. A eufonia é um mundo de instrumentos musicais que no meu carnaval terá como base o Morro da Formiga", afirmou.
Como já foi noticiado na imprensa, o abre-alas é uma alegoria que requer cuidados e que foi feita por muitas mãos: alunos das faculdades do Rio dos cursos de moda, arte e carnaval, construíram ao longo do ano 6 mil formas. Estas formas farão parte do mundo paradisíaco criado por Thomas Morr.
"O abre-alas é uma grande obra de arte. Tive ideia dele quando fui numa galeria de arte em Londres. Ele é muito sensível, delicado, lúdico. Será o último a ser montado porque não quero que as formas se quebrem", disse.
Aliás, o cuidado com o Carnaval é fundamental. Severo apenas almeja um barracão melhor para a construção das fantasias e alegorias.
"A gente enfrenta muita dificuldade. Nosso barracão fica na Avenida Brasil e é uma poluição danada. No final do dia, se não cobrir os carros com plástico, fica uma grossa camada de poeira horrível", lamentou.
Apesar disso, a escola já tem 80% de seu Carnaval pronto. Faltam apenas 3 alas para serem finalizadas. As fantasias da bateria já estão prontas desde julho. O principal fator disso é a irmandade que existe entre ele e o presidente, Antônio Marcos Teles.
"Minha relação com o presidente é ótima. Ele é sempre muito grato. Vivemos a batalha juntos todos os dias. Não existe cobrança, existe apoio", contou.
Sobre o samba que a escola leva à Sapucaí, o carnavalesco disse que antes da disputa começar, pediu muito aos compositores para o samba ser para cima.
"A Tijuca vai desfilar no horário nobre, quinta escola a pisar na Sapucaí. As pessoas já vão estar acesas, para cima, alegres. Temos que entrar lá bombando. Precisa de um samba que dê possibilidade para o componente brincar. Depois que ouvi o samba escolhido, imaginei logo a escola fazendo a curvinha da concentração para entrar na Avenida e vi que funcionou (risos)", afirmou.
Ambev, Liesa e Riotur confirmam o começo dos ensaios técnicos
A primeira procurada foi a Liga Independente das Escolas de Samba. De acordo com o assessor da Liga, Vicente Dattoli, a obra está ocorrendo normalmente e será entregue no prazo.
Procurada, a Ambev informou, através de sua assessoria que a obra está com previsão confirmada de entrega para o começo de janeiro. Vale lembrar que a construção do novo Sambódromo está sendo custeada totalmente pela empresa. Nenhum centavo está sendo pago pela Prefeitura ou pelo Governo do Estado.
A Riotur também foi procurada. O presidente da instituição e secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, diss ea imprensa que os operários estão trabalhando em turnos de 24 horas.
"As obras do Sambódromo estão avançando muito, não existindo risco delas não serem entregue no dia 8 de janeiro, para os ensaios técnicos. As arquibancadas novas, porém, só serão entregues mesmo ou abertas ao público uma semana antes do carnaval, para que haja tempo hábil para todos os acabamentos serem feitos.
Luto no Carnaval: Morre Regina Célis, presidente do Afoxé Iya Ominibú
Segundo informação de familiares, a sambista faleceu em sua casa após ser vítima de um enfarte fulminante.
Ocupando o cargo de presidente vitalícia e hereditária, Regina participou de todos os momentos da trajetória da entidade.
Desde 1993, ano de fundação do grupo, ela esteve presente em praticamente todas as ações, eventos e atividades.
O velório acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 29, a partir das 8h no Cemitério Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1200 - esquina com a rua Cardoso de Almeida) e o sepultamento acontecerá às 14h.
O Afoxé Iyá Ominibú é uma entidade cultural carnavalesca voltada totalmente à preservação cultura afro-descendente e por assim dizer do próprio Carnaval, pois ele é sua verdadeira raiz.
Filiado a Liga, propósito da entidade é preservar a cultura afro no Brasil.
O Afoxé Iyá Ominibú abre os desfiles carnavalescos oficiais de São Paulo desde 1994.
Breve mais informações sobre o velório e sepultamento.
Saiba mais sobre o Afoxé Iya Ominibú
O Afoxé Iyá Ominibú é o afoxé de maior alcance nacional na atualidade e conta com integrantes de todas as partes do país em seu desfile de abertura na sexta-feira de Carnaval no Anhembi.
Devido a diversos fatores impeditivos o número de componentes que desfila fica limitado entre dois e três mil componentes.
As indumentárias vestidas por todos esses componentes possuem um custo elevado para manufatura, já que a cultura afro é rica nos detalhes.
Existe dentro do desfile a diferenciação hierárquica entre os componentes para demonstrar como é a sociedade africana da antiguidade aos dias de hoje, tal diferenciação leva o Afoxé Iyá Ominibú a buscar a maior diferenciação e riqueza das vestimentas africanas distinguindo assim as classes sociais e espirituais a fim de levar aos espectadores uma fidelização extrema da cultura afro-descendente.
Os detalhes são de suma importância já que são nos detalhes que residem as nuances de uma cultura ancestral tão influente nos modos e costumes hoje já mixados à cultura brasileira no seu cotidiano e junto aos festejos carnavalescos.
Musa do Atlético-MG vai desfilar na Portela
A mineira Mirian Barreto, que foi a representante do Atlético-MG, no concurso musa do Brasileirão 2011, do programa Caldeirão do Huck, é a mais nova integrante do time de beldades que a Portela vai apresentar no Carnaval 2012. Depois de Vânia Love, Juliana Diniz e Shayene Cesário, a gata de 25 anos, da cidade de Conselheiro Lafaiete, vem para compor o time de destaques de chão da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira. A beldade será apresentada a comunidade na próxima feijoada da família portelense que acontece no sábado, 7 de Janeiro de 2012, no River Futebol Clube, que fica localizado no bairro da Piedade, Zona Norte do Rio, a partir das 13h.
Unidos da Tijuca participa do Réveillon em Copacabana
A Unidos da Tijuca brindará com o público que vai assistir à queima de fogos na Praia de Copacabana com um show de samba da melhor qualidade. Com o tema da sustentabilidade, nada mais justo que o réveillon deste ano conte novamente com a participação da Unidos da Tijuca, uma escola de samba que desenvolve ações sustentáveis na produção do carnaval, evitando o desperdício e reciclando parte do processo. Os principais segmentos da escola de samba estarão presentes. A Tijuca se apresentará no Palco Água, em frente à Rua Santa Clara, onde também se apresentarão o Bloco Sargento Pimenta, Moraes Moreira e Blitz.
Porto da Pedra participa de espetáculo nesta quinta na Cidade do Samba
A Unidos do Porto da Pedra é a escola convidada do espetáculo "Eu sou o samba", desta quinta-feira, na Cidade do Samba.
A vermelho e branco de São Gonçalo fará o encerramento do show com intérpretes, ritmistas, passistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e, fechando, o mini-desfile em torno da praça central da Cidade do Samba.
Ingressos a R$ 60 (Projeto Carioquinha a R$ 30).
'Bastidores 2012': Renascer abre barracão para a imprensa
Novidade é o que não falta para a Renascer de Jacarepaguá. Além da estreia no Grupo Especial, a escola da Zona Oeste tem um dos barracões mais adiantados da Cidade do Samba. Mesmo com os contratempos da mudança para a nova casa, a agremiação não se intimidou com os limitações do antigo espaço, o Carandiru, local em que boa parte da produção foi feita.
"Foi difícil e nós demoramos um pouco para entrar no ritmo ideal de logística. Esta mudança do Carandiru para a Cidade do Samba prejudicou em um ponto, porém, nos favoreceu em muitos outros", disse Edson.
A mudança para a Cidade do Samba só ocorreu em dezembro, mas não atrapalhou os planos da escola, segundo o carnavalesco. "Não vamos alterar os carros ou modificar alturas. Criamos algumas soluções e estamos dando sequência à elas. Trabalhamos todos os dias como se o Carnaval já fosse amanhã. Este não é o momento de demonstrar cansaço."
http://www.youtube.com/watch?v=emvR3SHaK0s&eurl=http%3A%2F%2Fwww.sidneyrezende.com%2Fnoticia%2F156993%2Bbastidores%2B2012%2Brenascer%2Babre%2Bbarracao%2Bpara%2Bo%2Bsrzd%2Bcarnaval&feature=player_embedded
Mocidade faz ensaio especial de ano novo
No próximo domingo, primeiro dia do ano, a "Morada do Samba" realizará um ensaio especial com a participação de representantes de vários segmentos e comunidade.
A direção da verde, vermelha e branca do Limão pede ao público que participe da festa vestindo a cor branca para projetar um ano novo de muita paz, alegria e união.
Será o primeiro encontro da nova temporada da agremiação que ficou na sétima colocação em 2011 e que trabalha em ritmo acelerado rumo ao desfile que irá retratar no Anhembi o tema "Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!"
O evento do próximo domingo, será também uma excelente oportunidade para o folião escolher sua fantasia e garantir um lugar no desfile oficial da escola.
A Mocidade Alegre será a terceira agremiação a desfilar no sábado, 18 de fevereiro.
Serviço
Evento: Ensaio Especial de Ano Novo
Data: 1 de janeiro
Horário: 18h
Entrada: R$ 10 (Sócio com carteirinha atualizada não paga)
Local: Quadra da Mocidade Alegre
Endereço: Avenida Casa Verde, 3498 no Bairro do Limão
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Cubango: fantasias com beleza e praticidade
A proposta de Jaime é dar aos componentes da escola muita plasticidade, beleza e efeitos. Neste ponto, segundo ele, o tema ajudou bastante.
"A vida do Barão de Mauá, desde o início do século XIX até 1889, quando ele morreu, foi cheia de luxo. Contar a história dele foi muito fácil. Eu carnavalizei de forma bem interessante as fantasias. Trouxe beleza e praticidade aos componentes", contou.
As fantasias estão sendo finalizadas e ele pretende entregar entre final de janeiro e começo de fevereiro. Enquanto isso, nas alegorias, o trabalho já se encontra bem adiantado.
"Estamos finalizando a decoração do abre-alas e do segundo carro. Começando a decoração do terceiro, quarto e quinto carros. Como são só cinco carros, posso dizer que o processo está 70% concluído", afirmou.
Depois dos muitos efeitos utilizados pela agremiação no Carnaval passado, o carnavalesco despista e não revela nada sobre eles no desfile de 2012.
"A Cubango será a última escola a desfilar. Logo, estou num horário ingrato para os efeitos. Ou o efeito funciona à noite, ou funciona durante o dia. Não tem meio termo. Estamos testando muita coisa, mas ainda não posso falar", revelou.
'Bastidores 2012': Mangueira e Cacique de Ramos na voz de Beth Carvalho
No segundo programa da série de entrevistas em vídeo da imprensa, a cantora relembrou o panorama do bloco carnavalesco na década de 1970, época em que começou a frequentar o reduto de bambas.
A evasão dos compositores de suas respectivas escolas de samba naquele período é justificada por Beth a partir da extrema comercialização do samba-enredo.
A cantora afirmou que há uma iniciativa do presidente Ivo Meirelles de resgatar a ala de compositores. Tal atitude se daria a fim de retomar a tradição de criar pratas da casa e promover a apresentação dos chamados "sambas de meio de ano".
Além disso, Beth discorreu sobre a participação ativa na elaboração das duas últimas sinopses de enredo da agremiação. Em matéria de música, tanto o dirigente quando a cantora não escondem suas raízes.
http://www.youtube.com/watch?v=586KlTuLDBg&eurl=http%3A%2F%2Fwww.sidneyrezende.com%2Fnoticia%2F156916%2Bbastidores%2B2012%2Bmangueira%2Be%2Bcacique%2Bde%2Bramos%2Bna%2Bvoz%2Bde%2Bbeth%2Bcarvalho&feature=player_embedded
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Gracielle Carvalho vai desfilar na Tucuruvi
Gracielle Carvalho, segunda colocada do concurso "Miss Bumbum", é mais uma beldade confirmada para o desfile oficial da vice-campeã da folia paulistana.
A modelo já esteve no no barracão da agremiação e garantiu um lugar de destaque em uma das alegorias.
Além da participação da comunidade, o desfile da Tucuruvi contará com a presença de nomes conhecidos do meio artístico.
Além de Gracielle, a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt será madrinha de bateria e modelo Dani Sperle desfilará com a faixa de princesa.
O presidente da escola, Abdo Hussein Abdo El Selam, enalteceu a participação das famosas, mas destacou a importância das musas e passistas da comunidade.
"As modelos vão brilhar ao lado da rainha Valéria de Paula e da musa Renee Oliveira."
Com o enredo "O esplendor da África no reinado da folia", a Tucuruvi será a sexta escola a se apresentar na primeira noite de folia em São Paulo. A agremiação desfilará na sexta-feira, 17 de fevereiro.
Confira figurinos de alas comerciais e composições de carro da Cubango
Confira as fantasias das alas comerciais:
Preço único: R$ 250
Veja os figurinos das composições de carro:
Preço único: R$ 400
Alegoria 2
Alegoria 4
Alegoria 1
Alegoria 3
Alegoria 4
Preço: R$ 800
Informações:
Fantasias: contato@academicosdocubango.com.br
Composições: contato@academicosdocubango.com.br
Vidal Vieira: vidalvieira@gmail.com / 7701-5313
Portela agita réveillon do Piscinão de Ramos
A atriz Carol Macedo, que interpreta a funkeira Solange na novela "Fina Estampa", apresentará a festa que é uma realização da Prefeitura do Rio, através da Riotur.
Salgueiro realiza ensaio pré-réveillon
Antes de encerrar o ano de 2011, a Acadêmicos do Salgueiro promove um pré-réveillon. Nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, a partir das 22h, a família salgueirense estará de portas abertas para mais uma noite de muita festa.
O cantor Delcio Luiz e sua banda iniciam os trabalhos da noite. Depois, os ritmistas da Bateria Furiosa e os intérpretes Leonardo Bessa, Quinho e Serginho do Porto embalam a quadra.
O evento ainda contará com a apresentação do grupo Caldeirão do Salgueiro e o show de performance de Carlinhos Coreógrafo e suas passistas. O ingresso custa R$20.
Serviço:
Ensaio do Salguero (Pré-Reveillon)
Quadra: Rua Silva Teles 104 - Andaraí - 2238-9226
Show com Delcio Luiz e banda
Ingresso: R$ 20
Classificação etária: 18 anos
sábado, 24 de dezembro de 2011
FELIZ NATAL
BLOG A VOZ DO SAMBA DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL REPLETE DE FELICIADADE,UNIÃO,AMOR E TUDO DE BOM QUE NESSA NOITE TUDO SEJA MAGICO.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
AVISO IMPORTANTE.
BLOG A VOZ DO SAMBA ANUNCIA AOS LEITORES,SEGUIDORES E AOS PARTICIPANTES DO JOGO "CARNAVAPOLYS" QUE O HOJE TERÁ UMA PAUSA E SE INICIARÁ NOVAMENTE NO DIA 01/02/2012 A PAUSA SERÁ PORQUE O PROGRAMA USADO NA ANIMAÇÃO DO JOGO SERÁ REINSTALADO E ISSO DEVERÁ LEVAR 15 DIAS DAQUI A QUINZE DIAS MUITA GENTE ESTARÁ EM FERIAS E POR ISSO DEIXAMOS O JOGO PARA O MÊS DO CARNAVAL PEDIMOS DESCULPAS A TODOS MAIS É A ÚNICA SOLUÇÃO.
clips oficiais das escolas do rio de janeiro.
Clip da Unidos da Tijuca carnaval 2012
clip do Salgueiro Carnaval 2012
clip da Mangueira Carnaval 2012
clip da Vila Isabel Carnaval 2012
Confira a análise do concurso que elegeu a Corte Paulistana 2012
A Rainha
Ela é completa. Tem muito samba no pé, beleza, carisma, postura e elegância.
Com todos esses atributos, não poderia ser diferente. Depois de vencer no início do ano o concurso "Musa do Carnaval de São Paulo" promovido pela "Rede Globo", Andreza Sobrinho foi eleita rainha do carnaval de São Paulo 2012.
Representando a Rosas de Ouro, Andreza confirmou sua força vencendo oito concorrentes ao título em uma disputa emocionante.
Favorita desde que pisou no palco, a bailarina contou com uma super produção. A fantasia foi inspirada nas grandes produções do concurso Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro, com a cabeça do figurino chamando a atenção pela quantidade de faisões reais.
Como costuma sambar sempre, deu show de samba no pé e passou tranquilamente pelos outros quesitos sem cometer nenhum tipo de erro. Sua apresentação geral foi tecnicamente perfeita.
Com essa façanha, Andreza é a única musa paulista que conseguiu conquistar os títulos nos dois concursos, e com isso, se consagra como a grande musa do momento.
Lembrando que Camila Silva, Tatiane Minerato e Amanda Barbosa chegaram a grande final do concurso global passando por todas as paulistas. Nos primeiros anos, este concurso titulava apenas uma vencedora entre paulistas e cariocas.
A primeira princesa - Cintia Melo
Cintia Melo, representante da Império de Casa Verde, fez uma excelente campanha e acabou sendo eleita primeira princesa. Passou muito bem na estética corporal, soube escolher a capa fosca para esconder um vestido com muito brilho criando dois momentos.
Optou por uma boa comunicação, mas não preferiu não correr riscos. Mostrou muito samba no pé ao sambar com uma fantasia deslumbrante recheada de penas de faisões e pedras preciosas que em certo momento, causou grande impacto na platéia por acender um efeito de jogo de luzes adaptadas em sua cabeça.
A segunda princesa - Joice Glaucia
Joice Glaucia, representante da Camisa Verde e Branco soube valorizar ainda mais sua beleza usando um vestido todo bordado em pedrarias. Não exagerou na fantasia ao usar um triquini verde com penas de faisões albinos verdes na cabeça, tudo na medida exata. Ela também preferiu não arriscar na comunicação e acabou passando muito bem. Sambou com muita elegância, sorriu o tempo inteiro e acabou agradando a comissão julgadora.
Importante ressaltar que o sorriso ajuda no carisma, corrige possíveis erros, disfarça nervosismo e passa mais credibilidade para os jurados.
O Rei Momo - Wagner Santos
Entre os candidatos a Rei Momo, Wagner Santos da Tom Maior, desbancou nove candidatos usando uma fantasia impecável na cor branca toda bordada em pedrarias. Com postura de Rei, mostrou que a experiência faz diferença e acabou levando a coroa.
Outros destaques da noite
A candidata Thais Palmares da Unidos de Vila Maria, também caprichou na produção Sua fantasia. Também Inspirada nos grandes concursos do Rio de Janeiro, o figurino estava recheado de faisões reais imperiais. Seu vestido de noite causou frisson ao cair sem que ela o puchasse. Estava muito bem maquiada e o cabelo realçou seu rosto. Sambou tecnicamente bem, mas cometeu alguns erros e acabou ficando fora da Corte.
Sheila Cristiane da Gaviões da Fiel, impressionou com um vestido todo bordado em pedrarias preciosas e fantasia que chamou muita atenção não só pelas penas de faisões e brilho, mas também pelas luzes que foram adaptadas na cabeça. Passou muito bem em todos os quesitos, porém, como a disputa estava muito apertada, acabou não entrando na Corte.
Os quesitos de julgamento foram comunicação, simpatia, samba no pé, elegância e estética corporal. Os vencedores receberam prêmios nos valores de R$ 15 mil (Rei Momo e rainha), R$ 10 mil (primeira princesa) e R$ 9 mil (segunda princesa).
A corte de 2011 se despediu com muita emoção e aplusos do público. A rainha Luana optou por usar dois vestidos na mesma noite, sendo um mais curto e outro longo. Elaine de Abreu como sempre estava impécavel e Lanna Moraes, cuja marca registrada é a boa produção, acabou sendo fruto de inspiração para as participantes de 2012 no quesito fantasia.
A bateria da Vai-Vai, comandada pelo Mestre Tadeu, foi uma atração a parte da a festa durante a apresentação dos candidatos e no show de encerramento.
Adriana Lessa, figura muito querida entre os sambistas e com experiência neste tipo de evento, soube levar muito bem o concurso.
O resultado
O resultado foi justo e a comissão julgadora está de parabéns por ter sido atenta a todos os detalhes para a escolha da Corte que irá representar a folia paulistana no próximo ano.
Parabenizo a equipe da SPTuris pela realização do evento e desejo meus sinceros votos de sucesso a nova Corte.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
MNAGUEIRA VEM COM TUDO........
MinC autoriza Mangueira a captar recursos
Após finalmente sanar algumas pendências de ordem jurídica, a Mangueira
recebeu autorização do Ministério da Cultura para captar recursos
através da Lei de Incentivo à Cultura:
.
Deu na "Coluna do Ancelmo" - Jornal O Globo"
.
"Samba dos milhões
O MinC autorizou a Mangueira a captar R$ 4.967.869 para fazer seu desfile em 2012.
A escola vai homenagear o bloco Cacique de Ramos."
.
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/post s/2011/12/17/a-coluna-de-hoje-422129.asp
.
Deu na "Coluna do Ancelmo" - Jornal O Globo"
.
"Samba dos milhões
O MinC autorizou a Mangueira a captar R$ 4.967.869 para fazer seu desfile em 2012.
A escola vai homenagear o bloco Cacique de Ramos."
.
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/post
'A ficha ainda não caiu' diz nova rainha do Carnaval de São Paulo
Com todos esses atributos, não poderia ser diferente. Depois de vencer no início do ano o concurso "Musa do Carnaval de São Paulo" promovido pela "Rede Globo", Andreza Sobrinho foi eleita rainha do carnaval de São Paulo 2012.
Após receber a coroa e a faixa de rainha do Carnaval Paulistano de 2012, a bailarina e agora Rainha Andreza Sobrinho, contou a imprensa que tinha acabado de realizar um grande sonho em sua vida.
"Não dá para descrever em palavras a alegria que estou sentido. Me preparei muito para este momento e hoje estou totalmente realizada. Por mais que eu tenha lutado muito para conquistar este título, a sensação é muito especial e impossível de tentar entender. A ficha ainda não caiu."
A trajetória de Andreza no mundo do samba teve início em 1994. Aos 12 anos de idade desfilou pela Gaviões da Fiel.
Com 15 anos, a primeira conquista. Se tornou rainha de bateria mirim do bloco especial Só Vou Se Você For.
A paixão pelo Carnaval, a exuberância na ginga e o samba no pé, fizeram com que Andreza tivesse uma passagem de 8 anos pela tradicional Nenê de Vila Matilde, onde reinou a frente da bateria no ano de 2005.
Mas foi na Rosas de Ouro, escola em que recebeu convite para desfilar em 2009, que a bailarina ganhou grande projeção na
folia paulistana.
Depois de desfilar como musa da azul e rosa em 2009 e 2010, Andressa conquistou neste ano o concurso de "Musa do Carnaval de São Paulo" do Programa Caldeirão do Huck, apresentado por Luciano Huck da "Rede Globo".
Para 2012, Andreza foi escolhida pela Rosas de Ouro para concorrer ao título de rainha do Carnaval Paulistano.
Com uma boa comunicação, belas produções de figurinos e apresentações muito aplaudidas pelo público presente no Palácio das Convenções do Anhembi, Andreza foi aclamada pela comissão julgadora como a nova rainha da folia paulistana
Questionada sobre em qual instante do concurso achou que poderia vencer a disputa, a Rainha revela que estava tão concentrada que não consegue destacar um momento específico.
"Acho que foi o conjunto todo. Me preparei e ensaiei muito durante os últimos meses. Estava muito focada e determinada para conseguir vencer.
Andreza dedica a conquista a comunidade e presidente da Rosas de Ouro.
"A Angelina Basílio sempre acreditou e apostou em meu potencial. Sou muito grata pela oportunidade e força dada por ela em todos os momentos. Dedico também este momento a toda comunidade da Roseira. A torcida e energia da nação azul e rosa foram fundamentais para esta consquista."
Emocionada, a nova Rainha fez questão de agradecer a algumas pessoas que marcaram este concurso.
"Aproveito a oportunidade para agradecer ao meu marido Alexander, Binho e Edson que foram os responsáveis pela confecção da minha fantasia, a querida Michele X que escolheu o meu vestido e ao Eduardo, presidente da escola de samba Arco-Íris. Deixo também o meu carinho ao Sérgio Bretas, grande amigo e apoiador e aos amigos da Acadêmia Original Fitness. Agradeço a todos que me ajudaram, porque sozinha a gente não consegue nada."
Para finalizar, a Rainha deixa uma mensagem dando uma prévia de como será o seu reinado.
"Estou muito feliz e quero dividir esta felicidade com todos os sambistas de todas as escolas de samba no Carnaval de 2012. Vamos curtir e fazer um Carnaval cheio de paz, festa e alegria. Vamos juntos viver a magia e a fantasia desta festa linda e esbanjar felicidade em todos os momentos do próximo Carnaval."
Confira a galeria de fotos da eleição da Corte do Carnaval Paulistano 2012
O evento reuniu sambistas, imprensa e convidados na noite desta quarta-feira, 21 de dezembro no Palácio das Convenções do Anhembi.
Este ano, foram inscritos dez candidatos para Rei Momo e nove mulheres ao título de Rainha. A disputa foi acirrada e agitou as torcidas dos concorrentes.
A atriz e radialista Adriana Lessa apresentou a festa, que contou com o ritmo da bateria da Vai-Vai, atual campeã do Carnaval de São Paulo.
A eleição contou com sete integrantes na comissão julgadora para a avaliação dos quesitos de Comunicação, Simpatia, Samba no Pé e Elegância. No caso da escolha para Rainha, mais um ítem fez parte do julgamento: a Estética Corporal.
O enfermeiro Wagner Santos de 30 anos, foi declarado Rei Momo de 2012. O novo Rei pesa 114 quilos e representou a Tom Maior.
Andreza Sobrinho de 29 anos recebeu a coroa de rainha. Representando a Rosas de Ouro, a bailarina faturou também neste ano, o concurso "Musa do Caldeirão" promovido pelo apresentador Luciano Huck da "Rede Globo".
A modelista Cintia Cristina de Melo, representante da Império de Casa Verde ficou com a faixa de primeira princesa e Joice Glaucia da Costa, da Camisa Verde e Branco ocupará o posto de segunda princesa.
Confira imagens do evento
Assinar:
Postagens (Atom)