![]() |
| Morro da Mangueira |
O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira que nas próximas semanas a Polícia planeja expulsar o grupo de traficantes que controla a favela da Mangueira, na zona norte da cidade.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) ocupará a comunidade até meados de junho, ação que será precedida por uma batida da Polícia Civil prevista para esta semana, segundo informou o governo do estado em comunicado.
A ocupação da Mangueira vai criar um "cinto de segurança" que permitirá o deslocamento de bairros turísticos como Ipanema e Copacabana até o Maracanã sem que seja necessário passar perto de favelas controladas por traficantes, segundo a nota.
A Mangueira é uma das comunidades que mais preocupa as autoridades por sua proximidade ao Maracanã, estádio que será um dos principais palcos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Na última incursão policial na Mangueira, realizada há duas semanas, as autoridades apreenderam uma metralhadora, um fuzil, uma carabina e duas pistolas, além de um pequeno carregamento de maconha, mas não encontraram os líderes do grupo armado que opera na região.
![]() |
| Sérgio Cabral ao lado de Luizito |
A ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
![]() |
| Mangueira no carnaval 2007 |
O Morro de Mangueira famoso por sua ligação com o samba, com os grandes bambas, compositores que fizeram e ainda hoje fazem história na música e cultura desse país, ganham com esta ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro um presente que muda a vida das pessoas, que agora com a retomada do poder público nesta comunidade tem o direito de ir e vir assegurado, e vem mais, porque com a chega da UPP, chega também serviços fundamentais para a cidadania das pessoas.
Felicidade! Esta é a palavra para se definidir o que o mangueirense sente nesse momento, uma escola de samba que nasceu de uma comunidade que sofre as injustiças sociais desde a abolição dos escravos, mas que lutou bravamente para se tornar a escola de samba mais popular do planeta, tem hoje a oportunidade de se ver livre do poder paralelo, da força do tráfico que mata as pessoas, da opressão, do ajuste financeiro, do controle que de alguma forma influenciou as atitudes da escola de samba e dos seus frequentadores. Os moradores são os grande beneficiários, não conhecem ainda o que é viver em paz, sem a presença de traficantes, ainda vão descobrir o que lhes foi negado por toda uma vida: cidadania.
Este blogueiro mangueirense só tem a agradecer ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, pela iniciativa, coragem e determinação para mudar a vida das pessoas, minha posição política não é favorável ao governo que aí está, mas não posso deixar de reconher uma atitude do poder público que de fato vai fazer as pessoas felizes. A Estação Primeira de Mangueira ganha com isso, muito mais do que alguns desavisados pensam, e acho que com a chegada da UPP chega também muita coisa boa, agente pode e deve ainda mais acreditar nesse título, tantas vezes prejudicado pela força do crime organizado.
A verde e rosa é paz, essa é a palavra de ordem, o Palácio do Samba será a partir da implantação da UPP o Palácio da PAZ, e poder ver a nossa Mangueira segura, com sua comunidade amparada pelo poder público é ver um sonho de toda uma vida realizado. Que gente guerreira, o povo de Mangueira, que gente trabalhadora e lutadora, que deseja apenas uma oportunidade da vida! Essa gente verde e rosa, esse povo amigo, sensível, sambista, torcedor, pode ter sonhos realizados, e juntos vamos sim fazer a Estação Primeira de Mangueira ainda mais forte, valente e vitoriosa.
![]() |
| Mangueira |
PARABÉNS MANGUEIRA !
















Assim como a inauguração da Passarela do Samba, em 1984, significou para os sambistas a realização de um sonho, também a ocupação da Cidade do Samba em 2005 encheu de esperanças e alegria os amantes do carnaval das escolas de samba. Mas, tal como o Sambódromo viria a revelar aos poucos seus problemas e afastar-se do sonho, assim também a Cidade do Samba, após seis carnavais, vai matando nossas esperanças e mostrando suas fragilidades.
As baterias foram, para mim, o principal destaque dos desfiles 2011. Sem muitos fru-frus, sem muitas bossas antológicas, mas com muita competência, as escolas desfilaram muito bem "carregadas" pelas batidas do coração. Na minha opinião, só o ritmo do Átila, na Vila, fugiu à regra. Logo dele, de quem mais se esperava. Mas já são águas bem passadas. Ele até já assumiu uma outra batuta no Império, de ritmo bem mais forte.


O SRZD-Carnaval conversou com o diretor de Carnaval da Vila Isabel, Júnior Schall, que disse que a escola ainda não começou efetivamente os preparativos para o próximo desfile. 
A iniciação de Alcione com a cultura popular, podemos dizer, vem de berço. Nascida em uma família numerosa, cujo chefe, como costumava chamar seu pai João Carlos, era mestre da banda da Polícia Militar de São Luís, professor de música, compositor e eterno apaixonado pelo bumba-meu-boi, folguedo típico da capital maranhense. Foi ele quem lhe despertou o espírito festeiro e solidário. Ao deixar a Terra da Encantaria, como é conhecido o Maranhão, Alcione veio para o Rio de Janeiro tentar a carreira artística.

Apesar do bom desfile, a São Clemente acabou ficando na última colocação dos desfiles do Carnaval 2011. Mas sem se deixar abater, a escola já se prepara para um 2012 melhor. O SRZD-Carnaval conversou com o vice-presidente Roberto Almeida, que disse estar otimista com a escola.



















A Imperatriz Leopoldinense vai apresentar a sinopse do enredo "Jorge, Amado Jorge", assinado pelo carnavalesco Max lopes, no próximo dia 7 de junho.
