domingo, 16 de dezembro de 2012

Laíla diz como é o trabalho na Beija-Flor: 'Aqui não tem teste, aqui tem ensaio'




Os componentes se reúnem, religiosamente, toda quinta-feira, na quadra da Beija-Flor de Nilópolis, para o tão aguardado por todos, ensaio de comunidade da Azul e Branco. Com todos os seus segmentos divididos em suas respectivas alas, perto das 23h, começa o treino da escola, comandado por Laíla, diretor de carnaval da agremiação, que rege, como se fosse um maestro, o encontro de seus desfilantes com a bateria, para que tudo esteja na mais perfeita harmonia.


- Aqui não tem teste, aqui tem ensaio. Eu aprimoro a parte rítmica com o canto e a dança. O ensaio de quinta-feira é para acertarmos toda a parte de harmonia e achar o tom e andamento correto, embora a gente já tenha achado. A escola está correspondendo e agora é aprimorar em cada segmento o que temos que realizar - disse o diretor de carnaval da Beija-Flor para a Imprensa.

Nos últimos carnavais, a soberania da Beija-Flor, que se fortaleceu no início dos anos 2000, foi ficando atrás dos holofotes, que hoje estão voltados para a Unidos da Tijuca, que vem apresentando a cada ano, inovações que nunca deixam de surpreender e criar expectativa no público, para o ano posterior. Mesmo com esses novos rumos que o carnaval vem tomando, Laíla, não pretende muito mudar sua fórmula de trabalhar, principalmente com a sua comunidade, um dos mais valiosos segredos para o sucesso da Beija-Flor.

- Cada qual busca o seu caminho. A Beija-Flor inovou. A gente inova desde a época do Salgueiro, veio pra cá inovou e agora eles acharam o caminho e é aplaudível (sic). Cada ano as pessoas tentam suas modificações. Eu posso tentar modificações, mas não perco a essência - declarou Laíla.



Outra tendência dos últimos carnavais são as alas coreografadas, que segundo o diretor de carnaval, não serão vistas no desfile da Azul e Branco de Nilópolis, já que quer prezar a tradição do sambista em sua escola.

- Não pretendo ter alas coreografadas, porque o desfile das escolas de samba está carecendo de sambistas e aqui como é uma escola aonde a gente tem uma tradição, eu estou buscando outros caminhos.

Selminha Sorriso, que forma o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, ao lado de Claudinho, é uma das mais animadas com os ensaios da comunidade. A dupla que já vem se preparando em outros ensaios reservados para o desfile oficial mostrou alguns passos coreografados durante o treino da escola.

- A Beija-Flor só realiza um ensaio, que é o de quinta-feira, o nosso ensaio técnico. É o nosso grande espetáculo, o dia mais esperado da semana pra nós é quinta-feira a noite, aqui em Nilópolis. Você consegue ver a harmonia, entrosamento, canto, disciplina do componente... Passa a criar uma expectativa em casa componente, que já está na sua ala, com todos os segmentos - disse Selminha.

Neguinho da Beija-Flor, intérprete oficial da escola, faz questão de sempre estar nos ensaios, até mesmo para melhorar o seu trabalho perante ao canto da comunidade.

- É maravilhoso essa integração com a comunidade. É muito importante e é por isso que a gente está sempre, quando possível, prestigiando. O samba é maravilhoso, pelo o que a gente tem visto na imprensa, tem recebido elogios da gravação e do próprio samba, que tem uma melodia maravilhosa - disse Neguinho.

Chamada de burocrática até poucos carnavais atrás, a bateria da Beija-Flor faz a diferença durante o ensaio com a comunidade. os ritmistas comandados pelos mestres Rodney e Plínio, se mostraram bastante afinados com o canto da escola, criando bossas que privilegiavam muitas vezes a voz da comunidade.

- É aqui que acertamos os mínimos detalhes para o desfile. Quinta-feira é sagrada para a gente. É o nosso ensaio técnico - disse Rodney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR