quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Jorge Mendes faz análise dos ensaios técnicos de dezembro no Sambódromo





Pois é, caro internauta, nem parece, mas lá se foi mais um ano e já foi dada a largada para a temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro - versão 2013. Como de costume, acho importante relembrá-los que cabe a este blog relatar a vocês, sob meu ponto de vista, como se portaram as escolas durante seus ensaios, à altura da 1ª cabine de jurados entre os setores 3 e 5. O blog tem noção também que, exatamente por ser ensaio, a escola não se apresenta com a rigidez de um desfile oficial; entretanto, cabe a ela simular e testar setores fundamentais do desfile; é quando os erros podem e devem acontecer para que não sejam repetidos no desfile.

=> ROCINHA: Apesar de estrear a temporada de ensaio, e ainda no início de dezembro, a Rocinha cumpriu com o dever de casa. Apesar de um tímido e apressado início, mas com um alegre e pulsante apresentação do meio para o final. Se não for a oficial do desfile, a comissão de frente apresentou diversas e bem ensaiadas coreografias. O casal de mestre sala e porta-bandeira teve uma boa performance, mesmo sendo atrapalhados pela ala de baianas que invadiu sua área de apresentação. Samba empolgante ajudou seu desfile.

=> ESTÁCIO DE SÁ: Como a Rocinha, a Estácio de Sá também teve um início de desfile tímido, com alas sem cantar o samba, porém da excelente bateria em diante, se redimiu nos brindando com um desfile alegre e empolgante. Aliás, há muito tempo não via uma escola com dois excelentes casais de mestre sala e porta-bandeira. O primeiro casal, além da leveza do bailado, com uma aguçada noção de espaço, indicava para a harmonia o momento exato em que deveriam puxar a comissão de frente, para então fazer uma magnífica apresentação. Parabéns! Ponto a melhorar: componentes tirando fotos, sem serem "incomodados" pelos diretores.

=> CAPRICHOSOS DE PILARES: Não dá para perceber exatamente como será exposto seu enredo "Fanatismo", mas se acompanhar toda a alegria e irreverência de outrora ou da maneira com com que a escola desfilou, tem tudo para cativar e e emocionar a todos no sábado de carnaval. Que bom ver de volta uma escola desfilar alegre, vibrante e (o melhor) solta pela Sapucaí. Ainda com muitos componentes sem saber a letra do alegre samba que disfarçavam evoluindo e pulando, talvez não enganariam a um jurado mais exigente ou observador. O  casal de mestre sala e porta-bandeira fez uma exibição um tanto rápida, mas sem erros. A comissão de frente se apresentou bastante nervosa com receio de cometer erros que não aconteceram, o que vem a ser normal, principalmente por tratar-se da 1a cabine de jurados.

=> SANTA CRUZ
: Soube tirar proveito do ótimo enredo e samba que, excetuando as primeiras alas, energizaram os demais componentes da escola; conduzidos pela forte bateria. Passistas alegres, bem ensaiados, e trazendo bastante samba no pé.  O  casal de mestre sala e porta-bandeira fez uma apresentação correta e digna, poderiam, entretanto , aproveitar mais o sorriso para complementar sua exibição. Podendo até não ser  a coreografia oficial, mas a comissão de frente se apresentou, também um tanto nervosos, com bastante variação de desenhos, movimentando-se bem, ocupando bem os espaços da pista.

=> PARAÍSO DO TUIUTI:  Abriu seu desfile com uma comissão de frente bem alegre e festiva, trazendo vários desenhos coreográficos, imagino eu, com bastante trunfos para o desfile oficial. Trazer placas com letras para montar mensagens requer muito ensaio para não haver inversões como a ocorrida na 1a cabine .Como na grande maioria das escolas, houve falta de canto nas primeiras alas, imperdoável acontecer tal fato na ala das baianas, pois presume-se que a maioria ensaia bastante na quadra. Após a ótima bateria, o volume de desfile foi muito superior, aproveitando o bom samba. Seria perfeita a apresentação do  casal de mestre sala e porta-bandeira, se não fosse o ímpeto da entrada do casal na área de julgamento, fazendo com que sua ótima apresentação ocorresse fora do local ideal (frente ao meio da cabine de julgamento).

=> CUBANGO: Até agora foi a escola que melhor apresentou volume de desfile; não só em quantidade de componentes, mas quanto à técnica também. Comissão de frente jovial e alegre, faltando "limpar" um pouco a sincronia de movimentos de alguns momentos. O  casal de mestre sala e porta-bandeira muito bem ensaiados, com entrada e saída perfeitas, sem dar as costas para o júri, faltando apenas um pouco mais de leveza de movimentos da porta-bandeira, destoando do ótimo mestre sala. O canto forte esteve presente em quase todas as alas embalado pelo ótimo samba apresentado. Ala de passistas encantou a todos, não só pelo samba no pé, mas pela alegria , figurino e organização da ala.

=> IMPÉRIO DA TIJUCA: Como já vem se concretizando nos últimos carnavais, a qualidade do samba enredo escolhido influi e catapulta cada vez mais a exuberância de desfile das escolas; e o maravilhoso samba enredo da Império da Tijuca não fugiu  à regra: desde a vibrante comissão de frentes formada por mulheres negras, o samba, apesar da chuva e de poucos desfilantes, teve a capacidade de colaborar e atingir  cada setor apresentado: ao ótimo e simpático  casal de mestre sala e porta-bandeira, à pulsante bateria e seu intérprete, assim como o canto e evolução das encharcadas alas que a seguia.

CENA DA NOITE:  Um componente ao ser flagrado no meio da ala com sua câmera em punho durante o desfile pelo diretor que lhe chamou atenção, gritou de volta:  " O que que é, pô !!! Eu não tô nem fotografando!"..  - " Ah, não? Então tá fazendo o quê com a câmera? - retruca o diretor... " Eu to só filmando!"

Gostaria de aproveitar a oportunidade para expor aqui meu voto de confiança para a nova LIERJ. Os responsáveis estão trabalhando com afinco e organização. Desejo que perdure esse estímulo, refletindo justiça no dia da apuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR