Acabou a espera! O Sambódromo está oficialmente aberto ao público. Os setores 2, 4, 6 e 8 já podem ser ocupados. O evento teve início com a corrida "Corre Aí na Sapucaí", com a presença de atletas, anônimos e como não podia faltar, os foliões devidamente fantasiados. A corrida teve 6 km e o primeiro colocado completou a prova em aproximadamente 20 minutos.
Estavam presentes atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e o ex-jogador de vôlei, Tande. Em quase uma hora, cerca de 300 competidores entre homens e mulheres completaram a prova. Além do troféu para os primeiros colocados, houve premiação das melhores fantasias tanto no masculino quanto no feminino.
Em seguida foi o grande momento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a abertura dos novos módulos de arquibancada, que já começaram a serem ocupados. Na sequência foi a vez do grande mestre, o arquiteto Oscar Niemeyer, chegar ao local, sendo trazido pelo prefeito.
Três placas foram inauguradas, um quadro que traz um agradecimento ao arquiteto, outro sobre o Sambódromo na Olimpíada e um último com informações sobre a obra. Presidentes das escolas estiveram presentes, assim como os casais de mestre-sala e porta-bandeira. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, agradeceu ao prefeito a entrega da nova Sapucaí e deixou bem claro que pode contar com o apoio do mundo do samba para o que precisar.
O prefeito falou a imprensa da importância do Sambódromo para o carnaval e também para os Jogos Olímpicos:
- O Rio está inaugurando sua segunda obra visando as Olimpíadas, já temos o parque dos atletas, onde foi realizado o Rock in Rio e agora o Sambódromo. A ideia é utilizar o que estará nas Olimpíadas para servir a cidade. Isso mostra que a cidade é prioridade. Para o samba isso aqui é a história dessa festa. É fantástico. A cidade já está em festa e semana que vem a festa será maior ainda. Isso aqui está pronto, ninguém nunca se mudou para uma casa sem ter que colocar uma torneira (risos). Está tudo pronto.
Quem também falou a imprensa foi o atleta Vanderlei falou sobre a preparação do Rio para sediar as Olimpíadas:
- É importante já está entregando o complexo do Sambódromo, não apenas para antecipar o carnaval e sim para mostrar que a cidade está dentro do cronograma na realização de suas obras. Essa entrega hoje aqui, também pode servir para aqueles que não acreditam que o Rio será capaz de fazer tudo no prazo, isso aqui mostra que podemos sim fazer a melhor Olimpíada da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário