domingo, 16 de dezembro de 2012

Secretário de Turismo diz que subvenção das escolas de samba sai essa semana





Na manhã desta sexta foi realizada uma coletiva de imprensa em um hotel, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para anunciar a programação do Réveillon 2013. Como acontecem todos os anos, as 12 escolas de samba do Grupo Especial vão se apresentar em diversos palcos espalhados pela cidade, inclusive, no Parque Madureira, que terá festa pela primeira vez. (Veja no final onde cair no samba na virada do ano)

O secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, conversou com a Imprensa ao final da coletiva e explicou alguns pontos relativos à Série A. Sem titubear, o secretário respondeu sobre o atraso da subvenção:

- Óbvio que todas (as escolas de samba) vão receber o dinheiro. A prefeitura é parceira do carnaval e, a cada ano que passa, a gente se torna mais parceiro. Estávamos até semana passada vendo os termos e queremos fazer as coisas com alinhamento para não termos problemas no futuro. O Ministério Público já entendeu a necessidade das escolas de samba terem subvenção do carnaval. Esse evento tem que ser cada vez mais da gente, da cidade, do estado, para termos força na festa. Então, por isso, mesmo com esse pequeno atraso, essa semana mesmo já teremos resolvido todo o problema.

O secretário contou que os jurados da Série A – que este ano serão indicado pela prefeitura – já estão sendo escolhidos em um processo e que o padrão a ser seguido de treinamento é o mesmo do Especial:

- Já estamos realizando a seleção e, assim que acabarmos, iniciamos os treinamentos, que vão começar no ano que vem. O modelo da Liesa será seguido e tenho certeza que que teremos um carnaval belíssimo, sem que ninguém fale mais nada sobre o resultado. Tudo bem que sempre vamos ter esse tipo de falatório, pois quem perde nunca fica feliz e quem cai também não fica. O que queremos é seriedade no carnaval e com pessoas ali que tenham respeito ao público e entendam o que é carnaval, além do julgamento com seriedade.

Sobre a possibilidade de, em um futuro próximo, os jurados ficarem a critério da própria Lierj, o secretário afirmou que, assim como eles querem um carnaval com seriedade, espera que a nova liga se organize e moralize o carnaval para que essa questão volte para as suas mãos:

- Eu acredito que é uma maneira necessária neste momento. Não acho que esse encargo deveria ser da prefeitura, mas a gente viu o que estava acontecendo no Grupo de Acesso e não dava para deixar aquilo correr solto. Então, queremos moralizar para depois, se eles também se organizarem e se moralizarem, podemos passar de volta essa responsabilidade para eles.

O secretário também falou sobre incidentes que, infelizmente, atingem, em sua maioria, escolas dos grupos de Acesso, que ainda não têm lugares dignos de trabalho:

- Temos vistos que a cada ano temos acidentes nestes barracões e todas escolas precisam também ter responsabilidade nas fantasias e alegorias. Sabemos que tem muito material inflamável. Uma coisa que pretendemos colocar num futuro é um termo com a prefeitura, porque não podemos todo ano termos esses acidentes e não queremos que um dia uma coisa ainda pior aconteça.
Vale destacar que o incidente desta semana envolvendo a União de Jacarepaguá foi devido ao temporal que atingiu a cidade e o local é protegido apenas por uma lona.

Confira a programação das escolas de samba no Réveillon 2013

Praia de Copacabana (Copacabana Palace)

03h – G.R.E.S. Unidos da Tijuca

Praia de Copacabana (Rua Santa Clara)

01h40 – G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro

02h20 – G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel

Réveillon da Baixada – Queimados

03:00 – Escola de Samba (Escola não divulgada)

Piscinão de Ramos

01h10 – G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira

02h – G.R.E.S. Grande Rio

Parque de Madureira

01h40 – G.R.E.S. Império Serrano

02h20 – G.R.E.S. Portela

Ilha do Governador

01h30 – G.R.E.S. União da Ilha

Flamengo

01h40 – G.R.E.S. São Clemente e G.R.E.S Beija-Flor

Penha

01h30 – G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense

Paquetá (Praia da Moreninha)

01h30 – G.R.E.S. Inocentes de Belford Roxo

Sepetiba

01h30 – G.R.E.S. Mocidade Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR