quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Dragão do mar nas terras de Santa Cruz...



O mais novo de livro de Michael Moore me levava à página 60 quando resolvi dar um tempo no meu medo e me distrair, foi assim que ouvi meu filho dizer: "Pai até aqui em cima você está pensando em samba..."
É meus amigos, estava eu naquele momento a 11 mil metros do chão viajando na grandeza da história de Francisco José do Nascimento, Fortaleza ficará para trás há uma hora e meia e o canto da jandaia dos Acadêmicos de Santa Cruz me fazia acreditar que ainda podemos desfilar grandes histórias: O Dragão do Mar e a lenda do Ceará.
Quem conhece o litoral cearense não esquece as belezas de Iracema, Mucuripe, Cumbuco, Canoa Quebrada, Jericoacoara... Sabe bem que este estado tem muito para inspirar o carnaval carioca. Acho até que a luta de Chico da Matilde e o abolicionismo em seu ideal poderiam levar seis, sete ou oito setores tranquilamente para Sapucaí e falar no Dragão do Mar é trazer as luzes do carnaval a história desse homem que no Ceará é sempre lembrado como exemplo de valor, senso de justiça e honra.
Já faz tempo que grandes enredos tornaram-se exceções e para 2013 não é diferente, embora não tenhamos a presença daqueles temas alienígenas que vez por outra resolvem visitar nossa festa, o que já parece uma vitória. A verdade é que para não se tornar repetitivo, todo carnavalesco precisa se superar, pesquisar muito e ter um pouco de sorte e liberdade em suas escolhas.

A verde e branco de Santa Cruz tem todos os ingredientes para reviver seus melhores momentos e por que não fazer da determinação de Chico da Matilde um grande carnaval como foram as homenagens a Gregório de Mattos Guerra, Stanislaw Ponte Preta, Cazuza, o Exagerado, Braguinha e a História do teatro fazendo a alegria da zona oeste.
Esqueço por um segundo meus devaneios sambísticos e volto ao livro do contestador norte americano, meu filho ao lado dorme e o medo parece maior agora... Olho o relógio marcar duas horas e quarenta e cinco minutos até que uma voz me soa atenção: senhoras e senhores preparar para aterrissagem, chegamos meia hora adiantados, Rio de Janeiro com tempo nublado, apertem os cintos... Filho! Filho! Acorda dá a mão para o papai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR