quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A difícil tarefa de um compositor



Sem dúvidas compor um samba enredo não é tarefa para qualquer um. Os compositores das escolas de samba têm a difícil missão de traduzir em versos a história que será contada na avenida pela sua agremiação. E vencer uma disputa de samba requer muito mais do que ser autor de uma grande obra. O fato é que o processo de escolha de um samba enredo não é tão simples como muitos imaginam. Por isso não basta apenas ter talento para compor, é preciso montar uma boa equipe para dividir as tarefas e os gastos (que são altíssimos!) para chegar com força na disputa.

Vida de compositor não é fácil. O primeiro desafio é propriamente o da criação de sua obra. A letra tem a obrigação de contar o que o enredo da escola se propõe de forma criativa. Os desenhos melódicos devem encaixar aos versos criados de forma a facilitar o canto dos componentes. Sem dúvidas a parte da criação de um samba enredo é a mais difícil de todas. Nesse momento o talento dos compositores é primordial. Não há dinheiro que compre o talento. Ele é um dom e ponto.

Após muitos riscos, rabiscos e discussões sem fim o samba enredo é criado. O segundo passo importante é o de dar vida à obra. A gravação do samba enredo em estúdio é fundamental para que todos tenham uma positiva primeira impressão. Por isso é nessa fase que os gastos começam a ganhar grandes proporções. Contratar um bom intérprete é importante para que se tenha uma boa qualidade de gravação.
Depois das intermináveis horas de estúdio é chegada a hora da divulgação das obras ao grande público. Os sites de carnaval recebem os sambas para disponibilizarem em primeira mão. Outra forma de divulgação são os cd´s que são distribuídos para amigos, diretores de escolas e para tantas outras pessoas. O desejo para que a recém-obra criada caia no gosto popular é o primeiro passo de incentivo para o início da disputa.
É na quadra que a disputa começa pra valer. E também é nessa hora que os gastos atingem a valores incalculáveis. Os bons intérpretes são contratados a peso de ouro por alguns compositores. E o palco não se resume apenas ao intérprete oficial. Temos também os intérpretes de apoio, cavaquinistas e violonistas. O sucesso de cada apresentação depende muito da qualidade dos cantores e do talento dos músicos que compõe o grupo.
Não podemos esquecer-nos da boa e velha política. E ela é muito importante! Estar bem politicamente com a escola também é um fator crucial para que o objetivo seja alcançado. São muitos pré-requisitos para estar em condições de vencer uma disputa de samba. E isso nos faz pensar se realmente certos pontos dentro deste processo são realmente importantes para que a melhor obra seja escolhida.
O fato é que muitas das vezes a escolha do samba não atinge a expectativa dos torcedores e, principalmente, dos compositores. Nem sempre a melhor obra vence e tal fato acaba levando a uma desmotivação natural para muitos compositores de talento. O processo de escolha de samba enredo deve ser revisto. Hoje um compositor de talento sem recursos para competir não tem a menor chance de vencer. Muitas das vezes um bonito samba acaba sendo cortado prematuramente por conta dos compositores não poderem arcar com os altos custos de uma disputa.
A situação passa a ser preocupante, pois é notória a diminuição de sambas que hoje concorrem nas escolas de samba. Muitos compositores simplesmente desistiram de compor. Outros simplesmente se juntam a outros compositores numa parceria poderosa para que a concorrência não seja grande ou mesmo para dividir seus custos de forma mais acessível. Tal fato faz com que menos obras de qualidade entrem nas disputas. E o leitor poderia argumentar: Mas o importante não é ter pelo menos um bom samba em cada disputa independente da qualidade dos outros sambas?
Sim, o importante é que se tenha um grande samba e que o mesmo seja escolhido. Porém tal situação tem tornado as disputas de samba chatas e, muitas das vezes, óbvias. A magia das disputas em que ficávamos na dúvida em saber qual obra seria escolhida por uma determinada escola vem a cada ano se perdendo. Além disso, as escolas acabam perdendo público por conta de um crescente desinteresse no processo de escolha do samba enredo.
Não tenho a solução para esse caso. Apenas penso que o processo de escolha de samba enredo deva ser revisto. Não podemos ter bons compositores parados por não terem condições de bancar uma disputa. Vejo que muitos compositores acreditam que levar uma grande quantidade de torcida para a quadra ou soltar fogos podem fazer de sua obra campeã independente de sua qualidade. Será que isto está certo? Como reverter essa situação? O fato é que muitas coisas devem ser pensadas para que as disputas voltem a ser mais interessantes. Essa coluna é em homenagem aos verdadeiros compositores das nossas escolas de samba que a cada ano superam todas as dificuldades de uma disputa.

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