segunda-feira, 26 de março de 2012

Baixada Fluminense, onde o samba faz morada



É da discriminada região da Baixada Fluminense que se encontram escolas de samba que estão fazendo história no carnaval carioca, com talento e simpatia essa gente vem mostrando que só querem fazer samba também. Essa é uma região de quase 6 milhões de habitantes, com desigualdades sociais gritantes, e uma dívida histórica desse Estado, e da Federação, com esse povo digno, alegre, e criativo, mas o mundo do samba soube muito bem reconhecer o talento das agremiações vindas da Baixada.
Em 1954 a sorte sorriu para o carnaval carioca, trazendo uma das escolas de samba mais importantes do nosso espetáculo, a Beija-Flor de Nilópolis, um verdadeiro fenômeno da nossa festa, que longo de sua trajetória se consagrou pelo seu estilo refinado, bom gosto e por investir muito em seu carnaval, quer seja com profissionais competentes ou financeiramente, campeã por 12 vezes, é certamente o carro-chefe das escolas de samba da Baixada.
De Duque de Caxias, a Grande Rio com seu estilo glamuroso, ascendeu ao grupo especial e faz história entre as grandes do carnaval carioca, uma escola bem estruturada, com um barracão de muito bom gosto, uma quadra muito digna e uma comunidade que espera anciosamente o reconhecimento da direção da escola.
A "caçulinha da Baixada", Inocentes de Belford Roxo, estréia na elite do carnaval carioca, trazendo a gente trabalhadora e guerreira da cidade de Belford Roxo, é hoje a terceira potência em matéria de escola de samba da região. Vem ao longo do tempo investindo bastante em seus carnavais para chegar onde chegou.
A Unidos da Ponte, agremiação de São João de Meriti teve seus momentos registrados no grupo especial nas décadas de 80 e 90, mesmo amargando posições bem longe do esperado, sua torcida acreditava sempre em bons resultados vindouros, o que não acontecia, até que em 1996 deixou o grupo especial, sendo rebaixada outras diversas vezes, hoje se encontra no grupo de acesso C, sonhando em voltar à Sapucaí, o que diga-se de passagem está difícil de acontecer.
Independente da Praça da Bandeira, é mais uma escola de São João de Meriti, num vai e vem, entre ser escola de samba e bloco, trocando de nome, a escola de pouca estrutura está hoje no grupo D, desfila na Intendente Magalhães segunda-feira de carnaval.
Foi no ano de 1992 que o grupo especial conheceu a Leão de Nova Iguaçú, sua única participação entre as grandes do nosso carnaval. Da Leão surgiram nomes, hoje, consagrados do carnaval carioca como os intérpretes Neguinho da Beija-Flor, Pixulé e Nêgo.
Chatuba de Mesquita é uma agremiação da cidade de Mesquita, fundada em 2003 como Bloco Carnavalesco, porém só estreou no carnaval carioca em 2005 ainda como bloco, foi no ano de 2010 que pôde participar do carnaval na Intendente Magalhães, sem competir, ao fim do desfile foi considerada apta a disputar entre as escolas de samba. Em 2012 a agremiação foi vice-campeã do grupo de acesso E, mas o regulamente diz que apenas uma escola ascende ao grupo D, por isso em 2013 a escola permanece no mesmo grupo.
Fundada no ano de 2009, a Matriz de São João de Meriti, só foi habilitada a disputar entre as escolas de samba a partir de 2011, na sua estréia surpreendeu com um bom desfile conquistando o segundo lugar no grupo de acesso E, em 2012 mesmo com um desfile bem avaliado pela crítica, sendo apontada como uma das favoritas ao título, a escola terminou em quarto lugar.
Tradição Bairrense de Mesquita vai estrear pela primeira vez como escola de samba no carnaval carioca em 2013, campeã do grupo 1 dos blocos, num enredo sobre Noca da Portela, conquistou o direito de mostrar sua arte na Intendente Magalhães na terça-feira de carnaval.
É por ter uma gama de agremiações valentes, mesmo com todas os problemas financeiros que a grande maioria passa, que essa região merece nosso respeito e admiração. Vale mencionar que a Beija-Flor de Nilópolis tem contribuido de forma expressiva para ajudar essas escolas a se firmarem no carnaval carioca, lembrando sempre o lema: "a união faz a força".
Com três escolas de samba no grupo especial, a Baixada Fluminense, vive em 2013 seu melhor momento na história dos desfiles das escolas de samba desse país, não posso deixar de registrar a importância dos governos municipais investindo financeiramente nas agremiações que representam suas cidades, fazendo com que o sonho de mostrar a cultura e o talento da Baixada Fluminense seja realidade no carnaval carioca, mas é claro, elas ainda precisam de muita ajuda não só dos governos, mas principalmente de suas comunidades.
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR