conforme havíamos planejado. Estaremos até a próxima sexta-feira com
todas as fantasias entregues e barracão encerrado. Com a nova Sapucaí,
os integrantes da Portela estarão mais próximos ainda com o público.
Graças a Deus, somos uma escola querida, com torcida e o lado esquerdo
da Avenida estará tão cheio de amantes portelenses como o direito e isso
é bom demais - disse Junior Scafura, diretor de carnaval.
Com o som oficial do Sambódromo instalado e todos os refletores
ligados, a Azul e Branco de Madureira iniciou com cerca de meia hora de
atraso o ensaio. O som, apesar de não ter parado completamente como
aconteceu no ensaio da Imperatriz, mostrou que precisa de ajustes. No
início do ensaio, não se ouvia a voz dos intérpretes de apoio e os
instrumentos de corda. Em algumas caixas de som, o som da bateria estava
muito baixo, em outras muito alto. Na bateria, o prefeito Eduardo Paes,
como de praxe, participou do treino tocando agogô. A presença da
torcida da Portela também foi maciça e ajudou a impulsionar os
componentes da escola.
Comissão de Frente
Coreografada
por Marcio Moura, a comissão de frente da Portela se apresentou com
aproximadamente 25 pessoas. De acordo com o coreógrafo, a ideia foi
trazer para a Avenida também os componentes que não foram selecionados
no teste para integrar os 15 que irão para o desfile oficial. O grupo
interagiu bastante com público e fez uma espécie de homenagem aos
diversos ritmos brasileiros.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O que falar da apresentação de Rogerinho e Lucinha Nobre? Perfeita!
Feliz de quem esteve no Sambódromo e pôde vê-los fazer a coreografia
oficial do desfile. A integração entre os dois é bastante valorizada na
dança e a coreografia mostra a qualidade de ambos. O bailado de Lucinha
impressiona pela imponência. Demonstrou muita tranqüilidade e elegância
durante a apresentação. Depois de uma bela exibição no ano passado,
quando infelizmente não foram julgados, agora os dois provam que o tempo
de parceria só lhes faz bem.
Harmonia
O
adjetivo certo para definir o desempenho do chão Portela é contagiante.
Mesmo com algumas alas cantando menos que as demais – Explode Coração e
Tu e Eu – a média foi extremamente positiva. A direção de harmonia da
escola mostrou mérito ao intercalar bem as alas que mais cantam com as
que não cantam tanto. A opção fez com que a Portela tivesse um
desempenho linear ao longo da pista. A ala das crianças e a ala de
passistas da Portela – a melhor do carnaval carioca atualmente – se
destacaram entre as que mais cantaram o samba.
Evolução
Se o ensaio desta noite tem um ponto fraco, é a evolução. A escola
evoluiu de maneira muito rápida. Para se ter ideia, mesmo com o grande
contingente, foram apenas 56 minutos de ensaio, um dos mais curtos entre
as escolas do Grupo Especial. A entrada e saídas dos recuos foram
executadas com perfeição e o espaçamento entre as alas e a organização
dentro delas só não manteve-se perfeito no último módulo. O destaque do
quesito foi a espontaneidade do componente portelense.
Bateria
Mais um show da bateria da Portela. Mestre Nilo Sérgio usou e abusou de
suas bossas criativas e alinhadas à proposta do enredo da escola. É uma
bateria renovada não só na idade, mas também em sua proposta de
trabalho. Traz convenções em determinadas partes do samba que dão um
charme a mais à bela obra. Ressalva apenas para pequenas emboladas
rítmicas entre as caixas de guerra que fazem a batida característica da
escola em frente ao setor 7 e a força excessiva para tocar de alguns
marcadores na fileira que estava no lado par do Sambódromo.
- A bateria da Portela está pronta. Se o desfile tivesse sido hoje,
estaríamos satisfeitos com o que conseguimos apresentar. Sempre tem
alguma coisa pra melhorar. Acredito que faltou um pouco de animação no
pessoal que fica na parte de trás da bateria, na hora do olodum. Temos
que nos soltar mais. O desfile é sério, temos que trabalhar, mas
precisamos brincar. Carnaval é diversão e alegria - afirmou mestre Nilo
Sérgio.
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