sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tijuca com Luiz Gonzaga: Um deleite para quem gosta do popular



Foto: DivulgaçãoA vida é uma constante. Disso ninguém duvida. Em todos os setores de nossa sociedade fatos e repetem de maneira galopante e no mundo do samba não poderia ser diferente. Existe até uma  máxima do saudoso Chacrinha, que diz que "nada se cria, e sim, se copia".

Risco isso porque o GRES UNIDOS DA TIJUCA, diga-se de passagem, sem qualquer tipo de maquiagem copiativa, resolveu investir num tema que considero puro e genuinamente popular com a cara de um Brasil povo.

Brilhante a idéia do consagrado carnavalesco Paulo Barros sobre o tema enredo Luiz Gongaza. Isso será motivo de mil falatórios antes, durante e depois do desfile.

Não se trata algo inédito nem tampouco coisa do outro mundo. É apenas popular. TIJUCA simplesmente vai descer do MORRO DO BOREL com o tema "O DIA EM TODA REALEZA DESEMBARCOU NA AVENIDA PARA COROAR O REI  LUIZ DO SERTÃO".

Tema mais do que batido. Quase todas as escolas de samba já apresentaram algo sobre a controvertida vida pessoal, social e profissional do famoso Rei do Baião, Luiz Gongaza.  

O último enredo que tenho conhecimento sobre Luiz Gongaza veio do GRES UNIDOS de LUCAS, no Carnaval de 1982, sob o título de "LUA VIAJANTE".

É explicar que Luiz Gonzaga atendia também pelo apelido de LUA. Por isso no título do enredo só foi acrescentado o VIAJANTE.

Na ocasião, esse tema enredo ensejou um samba sensacional, com ares de popularesco, como foi o personagem, assinado pela veteraníssima compositora da escola, a popular Tia Gertrudes,  Zeca Melodia e Dagoberto de Lucas.

O  principal  refrão do samba é tão gostoso, já que traduz o que acontecia nos duelos de sanfoneiros e violeiros lá nos confins da cidade EXU, em Pernambuco. Leva quem o cantar ou ouvi-lo ao completo prazer.

É que o velho Januário (pai do LG), cansado das estripulias do filho Luiz Gongaza na sanfona, cantava tocando a todo instante a sua sanfona: "Luiz, respeita Januário / Respeita os oitos baixos  (sanfona) do seu  pai..."                   

Luiz Gongaza é merecedor de toda nossa admiração. Foi ele, com seus trajes típicos, sanfona e suas músicas mais do que originais, e cheias de autenticidade, que o trouxe sertão musical para o asfalto em seguida ganhando mundo.

Quando Luiz Gonzaga começou a fazer sucesso na Rádio Nacional (a maior emissora da América Latina,  na época), o Brasil em peso só pensava no Nordeste em termos de Lampião, o popular Rei do Cangaço.

A partir da presença de Luiz Gonzaga, o Brasil esqueceu aquele Nordeste de sangue, suor e lágrimas, relegando as lembranças dos sanguinários cangaceiros nordestinos para ficar só ligado nos baiões, xotes e modinhas do nosso LG.

Não sei como o carnavalesco vai clarear tudo isso. A sinopse é um primor, totalmente versada, e contém uma grande apologia à obra e ao mundo nordestino do Rei do Baião.

Por certo, o Nordeste, com seus sofrimentos, padres, cangaceiros, retirantes, valentes e covardes, aves e animais, lendas e folclore, vai estar presente de fio a pavio no desfile da Tijuca.

A UNIDOS DA TIJUCA será o coração e a Sapucaí a estrada que nos levará Sertão adentro.

Deve ser um deleite desenvolver um tema enredo tão gostoso como esse.

Mas o certo é que ganhará ares de modernidade e um pouco de luxo também. E certamente não faltará um pitada de hilaridade por parte do Paulo Barros.

Não tenho por hábito esse tipo de empolgação por esse ou aquele tema enredo. Não sei o motivo o porquê me amarrei nesse Lua Viajante.  Sei apenas que na minha criancice, Luiz Gongaza era prato cheio lá em casa. Minha saudosa vovozinha vivia pelos cantos da casa cantarolando os grandes sucessos do LG como Asa Branca,  Xote das Meninas, Ovo de Codorna, Luar do Sertão, Mula Preta e tantos outros. Isso tudo fez a minha cabeça desde então. Quando fui informado sobre o enredo Luiz Gonzaga, vibrei.

Considero o fato de uma importância vital para o conhecimento cultural popular de muitos blogueiros que nem sabem quem foi Luiz Gonzaga.

Sei bem que tantas e tantas pessoas já estão opinando sobre esse ou aquele enredo de 2012. O JCN também não resistiu e de pé aplaude o presidente Fernando Horta do GRES UNIDOS DA Tijuca pela brilhante escolha.

Várias coisas que o Paulo Barros fez na avenida, vibrei. Outras torci o nariz. Não gostei, por exemplo, da encenação do Michel Jackson. No entanto, não sei nem o motivo, adorei o quadro do Planeta dos Macacos.

Espero ver na Sapucai um Luiz Gonzaga impávido, autêntico e brilhante, pois a cultura popular brasileira ficará a dever isso ao Paulo Barros.

Sem esquecer o lado de gozador, que o próprio Luiz Gongaza fazia questão de aparecer em vários momentos de sua atribulada vida.

Temos outros bons temas enredo para 2012. Outros são pura apelação. A maioria é autêntica baboseira, que poderia ser revista pela LIESA, diante de tanta de besteira que encerram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR