O Morro da Mangueira será ocupado no próximo domingo por pelo menos 80 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque para instalar a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, a implantação beneficiará direta ou indiretamente cerca de 300 mil pessoas.
A nova unidade fecha o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais equipamentos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
>> Polícia investiga morte de rapaz que teria sido atingido por policial de UPP
Com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a Zona Sul, passando pelo Centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes.
No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação que envolveu 115 policiais militares, abrindo caminho para a ofensiva contra o tráfico.
A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM e faz parte da estratégia de enfraquecimento do tráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário