sexta-feira, 10 de junho de 2011

matéria: OS MAIORES INTÉRPRETES DO CARNAVAL CARIOCA.

                                         CLÓVIS PÊ






Nome Completo: Clovis Pereira de Azevedo
       
          Ano de nascimento: 1973










Ao contrário do que todos pensam, Clóvis Pê não é exatamente uma cria da Mangueira. Ele começou na ala de compositores da Unidos do Jacarezinho. O primeiro samba de sua autoria a ser cantado na Marquês de Sapucaí foi “A visita do Jacarezinho ao reino encantado de Maria Clara Machado”, pelo Grupo A, em 1992. Desde então, a carreira de Clóvis Pê como cantor e autor de samba-enredo teve uma ascensão meteórica. Antes de chegar à agremiação verde-e-rosa, também concorreu na Imperatriz Leopoldinense. Em quatro anos concorrendo nas disputas internas da Mangueira, venceu em duas (2001 e 2003) e, junto com Luizito, acompanha Jamelão no carro de som. Também compôs e puxou sambas em São Paulo: foi autor do samba da Acadêmicos do Tucuruvi em 2000, e defendeu o hino da Mocidade Alegre no ano seguinte.
Após se destacar como sambista na Mangueira, Clóvis Pê passou a investir na carreira de cantor de samba, sempre por escolas do Grupo A, já que, no Grupo Especial, seu coração será sempre verde-e-rosa. Passou pela Paraíso do Tuiuti, Vizinha Faladeira, Lins Imperial, São Clemente e Caprichosos de Pilares. Desde 2008, é o principal cantor da escola paulista Mocidade Alegre. Em 2010, voltou à Sapucaí, sendo o intérprete oficial da Acadêmicos do Sossego no Grupo RJ-I. Também retornou à Estação Primeira de Mangueira, como apoio de Luizito, Rixxa e Zé Paulo Sierra. Em 2011, auxiliou Igor Sorriso no carro de som da São Clemente e a partir de 2012, estará de volta à Caprichosos no Grupo B.


Primeiro ano como intérprete oficial: 1995 (Jacarezinho)
1995 e 1996 - Jacarezinho
Desde 2000 – Mangueira (apoio de Jamelão)
2001 – Mocidade Alegre (SP)
2003 – Paraíso do Tuiuti
2004 – Lins Imperial
2005 – São Clemente
2006 e 2007 - Caprichosos
2010 - Mangueira (apoio de Luizito, Rixxa e Zé Paulo)
Desde 2008 - Mocidade Alegre (SP)
2010 e 2011 - Acadêmicos do Sossego (junto com Anderson Kybba)
Desde 2011 - São Clemente (apoio de Igor Sorriso)
2012 - Caprichosos
GRITO DE GUERRA: (grita o nome da escola)! É só alegria! Sorria, cavaco, sorria!
CACOS CARACTERÍSTICOS:minha Velha Guarda, meus respeitos”; “maravilha”; “vamos juntos, vamos juntos”; é pra sacudir a Sapucaí”; “quanta saudade” (ao citar o nome de alguma personalidade do carnaval já falecida.
SAMBAS DE SUA AUTORIA: "A visita do Jacarezinho ao reino encantado de Maria Clara Machado" (Jacarezinho/92, com Tingo, Gilson Bernini e Fernando); E o Jacarezinho descobriu a Atlântida, a tela perdida” (Jacarezinho/95, com Gilson, Moacir e Valter Veneno);“Noventa Milhões em Ação! Na Tristeza e na Felicidade” (Acadêmicos do Tucuruvi/2000, com Break do Cavaco e Maurinho da Mazzei); “A seiva da vida” (Mangueira/2001, com Bizuca, Gilson Bernini e Marcelo D’Aguiã); “Os dez mandamentos – o samba da paz canta a saga da liberdade” (Mangueira/2003, com Bizuca, Gilson Bernini e Marcelo D’Aguiã).


MAIS FOTOS DE CLÓVIS PÊ


Clóvis (em primeiro plano) cantando com David do Pandeiro

Soltando seu gogó com Alvinho, presidente da Mangueira

Na sua estréia como apoio de Jamelão, em 2000

Em 2009, na Mocidade Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR