Posso e devo fazer menções mais que honrosas a carnavais de Oswaldo Jardim e outras feras que deram belas cores aos desfiles. Mas gostem ou não, o carnaval tem um novo gênio chamado Paulo Barros, um artista que faz a Sapucaí parar, prender a respiração, ansiosa pelo que vem.
Podem chamar seus desfiles de espetáculos hollywoodianos, de efeitos de cinema. Eu chamo de arte de primeira linha, criatividade e, mais do que isso, uma habilidade de transformar o óbvio no inesperado.
Muitos depreciam suas mais que elogiadas comissões de frente de 2010 e 2011 alegando que aqueles truques já estavam na internet, mas esquecem que foi ele que os levou para a Avenida, fazendo total sentido ao desfile.
E como acontece com todo gênio, o Paulo é dado a exageros e, às vezes, perde a linha do enredo nesta "overdose" de ousadia e inteligência. Acho também que ele sofreu um pouco até achar a fórmula de um bom acabamento em seus carros, principalmente na época da Viradouro. Mas tudo que saiu do seu barracão foi atração. Não vejo o nosso carnaval hoje sem o Paulo Barros, carnavalesco que conheci no Tuiuti, fazendo Portinari. Aliás, uma boa lembrança: no dia em que os carros saíram do barracão esperando a "mágica transformação" da avenida, as baianas da escola, que foram dar aquela força, choravam vendo a quantidade de ferros expostos e a até então incompreensível estética. O resultado foi um desfile magnífico com direito a gritos de "é campeã" ecoando em todos os setores da Sapucaí.
No ano seguinte, já na Tijuca, muitos davam a escola como favorita ao rebaixamento. Visitei o barracão semipronto com um grande amigo salgueirense, a convite do Paulo, e toda a minha opinião mudou. Enquanto ele explicava o que iria acontecer na avenida, eu lembrava do Tuiuti 2003. O vice-campeonato do Pavão foi surpresa para muitos, para mim não. Vice com gosto de título e com sabor de antologia.
Estou ansioso para ver o que vem por aí. Não sei se ele vetou ou não o enredo, mas não vejo um Luiz Gonzaga produtivo nas mãos do Paulo Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário