segunda-feira, 9 de maio de 2011

A hora do partido alto é agora



Foto: DivulgaçãoPara o carioca, enquanto as eliminatórias de samba enredo não chegam, as feijoadas, os pagodes e as rodas de samba tradicionais são os pontos centrais de encontro dos sambistas.

O samba no Rio de Janeiro foi e é um polo aglutinador de grandes universos culturais, que englobam uma infinidade de variações, significados e realidades, diferenciados de comunidade para comunidade. Esses universos geraram diferentes estilos de samba. Com sua força original, e sua raiz de resistência, o partido alto é uma das principais expressões do nosso samba, mas com pouco espaço para sua prática torna-se cada vez mais difícil o desabrochar de novos partideiros.

Nos relatos dos velhos sambistas, o reconhecimento como compositor de valor estava na capacidade de compor atendendo aos desafios. Até para ser admitido na ala de compositores das Escolas de Samba era necessário passar por um teste de improviso.

Os partideiros, todos que estão na roda de samba, marcando nas palmas da mão e na sola dos pés o ritmo da vida cantada e desafiada, ecoam as vozes de nossos bisavós, avós e pais sambistas, e mais além, de todos nossos antepassados e nossas tradições de cantar histórias, a nossa história do dia a dia.

Reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil, o partido alto precisa ter aberto cada vez mais e maiores espaços de reconhecimento e valorização, no qual os partideiros possam exercitar sua arte, compartilhar sua energia e transmitir seu conhecimento. É com este objetivo que será realizado o FESTIVAL DE PARTIDO ALTO (uma parceria com o IPHAN e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro) , com lançamento a nível estadual no próximo mês de junho, com inscrições e eliminatórias nos redutos de samba da cidade. O regulamento e a agenda das eliminatórias estarão à disposição no site do Centro Cultural Cartola (www.cartola.org.br)  e na sede da instituição. O festival, que contará com a coordenação de Renatinho Partideiro, Marcia Partideira e Dorina, dará aos finalistas o Troféu Mestre Xangô e a participação no CD PARTIDEIROS.

Além de reunir partideiros de todo o estado e de todas as idades, exibindo sua arte, trocando experiências e espalhando o prazer de viver no samba, o FESTIVAL será um momento e um espaço especial para aqueles que não conhecem o partido alto ou que só ouviram falar nele, mas nunca estiveram numa roda de samba. A hora é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR