segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'Roteiro dos Desfiles' aguarda modificações da Ilha, Grande Rio e Portela

Foto: DivulgaçãoO roteiro dos desfiles distribuído na Marquês de Sapucaí poderá sofrer algumas modificações por conta do incêndio que destruiu os barracões da Grande Rio, União da Ilha e Portela. Responsável pelo projeto, o pesquisador Marcos Roza disse que vai aguardar a poeira abaixar para decidir com o auxílio das agremiações o que será feito. No dia do incêndio na Cidade do Samba, o roteiro da Grande Rio recebia a tradução para o inglês e estava em processo de finalização.

- Temos que aguardar o que cada escola vai levar à Avenida. Podemos não publicar o projeto inicial mas apenas o que será mostrado. Isso também só será mesmo conversado esta semana. Agora, todos estão voltados a organizar os seus desfiles primeiramente. A Grande Rio, por exemplo, perdeu toda sua história. Fotos, vídeos, troféus  - contou Marcos Roza.

O projeto "Roteiro dos Desfiles" começou no ano passado. A ideia era poder informar ao público da Marquês de Sapucaí o significado de alas e fantasias das escolas de samba. Pela primeira vez o espectador acompanhou os desfiles tendo nas mãos um resumo das informações que os jurados recebem. Este ano, 200 mil exemplares serão distribuídos pelo Sambódromo.

- Esse projeto realmente começa porque era muito comum amigos e conhecidos perguntarem a mim por ser pesquisador o que representavam os carros e fantasias das escolas que eu tinha desenvolvido a pesquisa para elaboração do enredo. Sempre tive muito prazer em responder. Em 2003 na Mangueira, eu fiz uma cópia da revista da escola com fotos dos croquis das fantasias e distribuí no Setor 1.

Há 13 anos no carnaval carioca, Marcos Roza estreou na Vila Isabel como assistente de decoração e ajudou no desenvolvimento do enredo "João Pessoa, onde sol brilha mais cedo", do então carnavalesco Jorge de Freitas, ainda na escola de Noel. Entre muitos enredos desenvolvidos  por Roza, estão  "Brazil com ‘Z’ é pra Cabra da Peste, Brasil com ‘S’ é a Nação  do Nordeste" que deu a Mangueira o título de primeiro lugar (2002); "O Circo Místico" na Mocidade  (2002) e o "Império do Divino" no Império Serrano (2006).

Este ano, além de produzir os roteiros dos desfiles, ele ainda se divide no desenvolvimento de dois enredos para o carnaval carioca: "O seu, o meu, o nosso Rio abençoado por Deus e bonito por Natureza" da São Clemente e "A Emoção está no Ar" da Cubango, no Grupo A. 

- Escrever o enredo é uma paixão. Eu e minha criatividade juntos. Em poucas palavras, você pode "conversar" com três setores numa sinopse.  E depois nascer uma obra de arte de samba-enredo. Saber que essas coisas nasceram de um texto que você produziu não tem preço. É a maior premiação.  Já o roteiro é um filhote. Ele tem outro significado. É um filho que nasce a serviço do carnaval carioca. A sinopse é mais fechada, restrita. São duas emoções diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR