segunda-feira, 6 de junho de 2016

Império Serrano: 'Quis popularizar a linguagem da obra de Manoel de Barros', diz carnavalesco

Compositores e sambistas de todas as partes se reuniram na quadra do Império Serrano, em Madureira, para conhecer a sinopse do enredo "Meu quintal é maior do que o mundo". Escrito pelo carnavalesco Marcus Ferreira e pelos diretores de Carnaval Junior Fionda e Paulo Santi, o texto é o fio condutor da homenagem que a verde e branca, no Carnaval 2017, fará ao poeta Manoel de Barros, em razão de sua obra e centenário de nascimento.
Foto: Diego Mendes/Setor 1
De acordo com Junior Fionda, que é um dos diretores de Carnaval da agremiação, um importante encontro para discussão acerca do tema ocorreu na quarta-feira: "Fizemos um workshop sobre o enredo e, na ocasião, apresentamos um texto longo e detalhado, acompanhado de uma explicação sobre como deverá ser o desfile do Império", comentou.
Segundo o carnavalesco Marcus Ferreira - que divide a ideia de prestar o tributo a um dos ícones da literatura brasileira com o diretor de Carnaval Paulo Santi -, a sinopse foi escrita de forma a permitir o maior entendimento possível aos compositores: "Meu intuito foi popularizar a linguagem da obra de Manoel de Barros, porém, sem prejuízo da poesia, para que os compositores escrevam seus sambas conforme o que planejamos contar na Avenida".
Foto: Diego Mendes/Setor 1
Apesar da escolha de um personagem como inspiração para o seu Carnaval, a verde e branca, no entanto, não levará para a Sapucaí uma simples biografia ou representação das obras de Manoel de Barros: "Partimos da figura de Bernardo, que era uma espécie de capataz da fazenda do poeta, ou melhor, um feiticeiro, como Manoel dizia. Isso porque, Bernardo tinha uma ligação direta com a natureza. Assoviava e facilmente trazia os pássaros para si, por exemplo. A maneira como Bernardo se apropriava da natureza pantaneira, o quintal de Manoel de Barros, impressionava-o muito e motivou vários de seus versos", explicou o carnavalesco.
Mas ao contrário do que muitos devem estar pensando, o Carnaval 2017, para a direção da escola, não começou hoje, não, como salientou Rildo Seixas, um dos responsáveis pelo processo de modernização pelo qual passa o Império Serrano: "Os trabalhos no barracão começaram há bastante tempo. Os carros já estão todos desmontados, com o ferro lá embaixo e logo, logo começaremos a forrá-los com madeira. Queremos produzir nosso Carnaval com tempo e tranquilidade suficientes para que tudo saia como planejamos e o Império, enfim, seja campeão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR