sábado, 10 de agosto de 2013

Consolidado na história da Mangueira, Luizito exalta amor pela escola



''A maior escola de samba do planeta!''! Quem ousa duvidar de Luizito na hora do grito de guerra da Estação Primeira de Mangueira? A intensidade e emoção passadas pela voz do experiente intérprete momentos antes da Verde e Rosa entrar na Avenida exalam verdade. Desde que o mestre Jamelão teve que deixar o posto, antes do Carnaval 2007, tem sido assim. José Luiz Couto Pereira da Silva considera-se um predestinado e garante que só tem a agradecer pelas conquistas que obteve na vida.

- Quando estou cantando sou outra pessoa. Me entrego totalmente. Faço aquilo com o maior prazer e orgulho. Tenho muito orgulho de ser intérprete da Mangueira. É a minha escola de coração e só agradeço a Deus por poder desempenhar essa função. Só tenho motivos para agradecer, não tenho o direito de pedir mais nada. Hoje, sou um homem que está envelhecendo, mas olho para trás e vejo o que consegui na vida, por poder manter o meu filho em uma faculdade e sustentar a minha família com muita honestidade - revela com a emoção característica.

É inegável que Luizito já está na história da Mangueira, mas o início foi difícil. Assim que foi elevado ao posto de intérprete oficial da agremiação, teve que conviver com a desconfiança de quem precisava cumprir uma tarefa, segundo ele mesmo, impossível, substituir Jamelão. Para piorar, em janeiro de 2007, passou mal por problemas no coração, precisou fazer uma angioplastia e quase ficou de fora do desfile da escola. Com a garra habitual, o cantor se recuperou e ano após ano foi ganhando a admiração dos mangueirenses, da Imprensa e do público do carnaval.

- Penso nisso todos os dias (estar na história da Mangueira). Não que o samba seja só dos negros, mas sou branco, filho de portugueses e estudei em colégio de padre. Minha família não tinha nada a ver com o samba. Canto desde os nove anos de idade e me meti no samba para falar a verdade. Agradeço a Deus por ter convivido durante nove anos com o Jamelão na Mangueira e poder absorver tudo o que eu pude. Substituir o Jamelão é impossível. Essa pretensão eu nunca tive. Me enche de orgulho ver quem me criticava, me apoiar e me elogiar hoje. Recebo muitas demonstrações de carinho e todas elas são muito importantes. Comento com o meu filho que acho que não mereço isso, mas sei que daqui a 50 anos vou ser lembrado como um cara que se dedicou ao máximo ao que faz e que, mesmo envelhecendo, continuo fazendo com muito tesão o meu trabalho. Estou chegando perto do fim, mas isso não me entristece. Enquanto Deus me der alegria, saúde e disposição, e a Mangueira me quiser, será assim. Quando sentir qualquer problema e não puder estar 100% na Avenida, vou sair. Não tenho o direito de deixar as pessoas da minha escola preocupadas se poderei ou não render da maneira que elas mereçam. Sou um cara muito religioso e moro bem perto da Igreja de São Jorge, em Quintino. Todos os anos, uma semana antes do desfile, eu dou uma passada lá e peço proteção ao meu santo padroeiro e também a Deus. Acho que eles gostam muito de mim - brinca Luizito.

Em 2014, Luizito volta à Avenida como único intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira, fato que ocorreu pela última vez em 2009. Durante a gestão de Ivo Meirelles, a escola apostou sempre em mais de um nome no microfone oficial. Luizito esteve sempre presentes e não perdeu o status conquistado anteriormente. Ele revela o que muda para o próximo desfile, mas deixou claro que não tem vaidade. A permanência do intérprete aliás, sempre foi garantida pelo atual presidente, Chiquinho da Mangueira, ainda durante a campanha presidencial

- O que muda é mais responsabilidade com a sua condição física. Não tenho vaidade de ser o único intérprete. A estrela maior é a Mangueira. O torcedor não vai para a Avenida ver o intérprete, o mestre de bateria ou o presidente. Ele vai para ver a Mangueira. Eu tenho é muito orgulho de ter o trabalho admirado por todos os nomes que se candidataram à presidência da Mangueira. Será um ano de muita luta e a escola precisava dessa reestruturação. Acredito muito no renascimento. Passamos por uma fase difícil, mas agora, com uma nova diretoria, vamos fazer aquilo que todos nós mangueirenses esperamos, que é lutar pelo título. A Mangueira nunca deixou de ser o que é, mas precisava de um reestruturação - afirmou Luizito, também muito esperançoso com o enredo da Verde e Rosa para 2014.

''A festança brasileira cai no samba da Mangueira'' esse é o título do enredo da Verde e Rosa para o Carnaval 2014, desfile que terá o desenvolvimento da carnavalesca Rosa Magalhães, atual campeã do carnaval. A escola será a quarta a desfilar no domingo de folia.
Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR