quarta-feira, 10 de julho de 2013

Marcus Ferreira: 'Todas as alas são personagens do Lan'


Marcus Ferreira, carnavalesco da Renascer de Jacarepagua. Foto: ReproduçãoA Renascer de Jacarepaguá será a quarta escola a desfilar na noite de sexta-feira pela Série A. O carnavalesco
Marcus Ferreira conversou com a imprensa e contou o que a escola irá levar para a Avenida em 2014.
Marcus revelou que toda a escola gostou da posição do desfile para 2014, já que era um desejo da agremiação se concentrar do lado par, no Balança mas não cai. "O nosso novo barracão vai ser no antigo espaço da Mangueira na Praça XI. Então vai favorecer bastante a logística. O horário também não é tão tarde, então acredito que pegamos uma boa posição no desfile".
O carnavalesco contou ainda como está o desenvolvimento do enredo sobre o cartunista Lan. "Estamos na parte de projeto dos desenhos da escola. Final desse mês vamos dar início aos protótipos. Começamos a desmontar as estruturas dos carros do ano passado para poder fazer a mudança de barracão, que será nessa semana. Então está tudo dentro do planejado pela escola. A partir de agosto começaremos a produção das fantasias da comunidade", disse Marcus.
Sobre o que pode ser o ponto alto do desfile, Marcus acredita que o conjunto num todo vai ser o responsável para a Renascer realizar um bom desfile. "A receptividade, o conjunto num todo, tudo foi muito elogiado. A gente vem num clima carnavalesco, bem carnaval mesmo. Quero um desfile leve, que as pessoas possam brincar e o enredo favorece isso. O Lan tem esse toque de humor, nos desenhos e na filosofia de vida, e a renascer é uma escola que gosta de desfilar leve, sem nenhum empecilho. Esse eu acredito que será nosso ponto forte. A escolha do tema também, porque é um tema muito cultural, a obra de Lan é muito vasta".
Marcus revela ainda que aspectos de Lan e de sua obra levará para Avenida. "O enredo é baseado em cima de todos os personagens do Lan. Tem total ligação com a vida dele, e ele viveu e conviveu com muita gente do samba. Personagens dele, reais e fictícios, irão fazer parte da atsmofera do desfile. Ele, como estrangeiro percebia muito bem a mente de nós brasileiros. Ele tinha essa sensibilidade. Enxergava o negro, a passista, os poetas de uma maneira fabulosa que dá um caráter brasileiro aos desenhos. Todas as alas são personagens desenhados por ele, a Carioquinha, o Lanzinho. Ele é o desenhista das mulheres e não das mulatas, como ele mesmo dizia, e isso me marcou. Trazer esse aspecto pro enredo e os cenários cariocas tem tudo a ver com a escola".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR