sábado, 22 de dezembro de 2012

Um passo atrás



Nós que gostamos de escola de samba, nós que adoramos em especial os sambas de enredo, tivemos em 2012 um momento de muita alegria e esperança. Parecia que as escolas, seus compositores e seus dirigentes tinham finalmente tomado consciência de quanto é fundamental um bom samba. Samba bom significa mais gente na quadra, mais componentes interessados em desfilar, mais facilidade em induzir o componente a cantar, maior probabilidade de ritmistas motivados.
Quantas notas boas um samba-enredo de qualidade promete garantir? Pois é. Há um ano, quando saiu o CD dos sambas do Especial, a gente se animou. Parecia que enfim as escolas de samba tinham se conscientizado disso, pois estávamos diante de uma boa safra. Havia esperança de que o samba-enredo tinha achado seu prumo e melhoraria a cada ano.
Infelizmente não foi o que aconteceu: o conjunto de sambas de 2013 é bem inferior ao de 2012. E muito me custa reconhecer isso, pois detesto os apocalípticos do carnaval, os saudosistas que afirmam que hoje em dia nada presta. Eu espero o ano inteiro por este momento de ouvir novos sambas e adoraria ter doze obras-primas. Mas confesso que está difícil.
Os enredos não ajudaram nem um pouco, admitamos. Mas a expedição científica de Langsdorff já me arrebatou no samba-enredo da Estácio em 1990, Silvio Santos já me divertiu na Tradição em 2001, e cantei o "Vou varrendo" num refrão animadíssimo de um enredo da qualidade discutível do Império da Tijuca em 1999. O samba tem desses milagres. Mas este ano os santos milagreiros cochilaram...
Vale observar que os melhores momentos dos sambas são os que falam da escola e não os que falam do enredo. Emoção ajuda um bocado, não há dúvida. Mas a louvação à escola é característica do samba-exaltação e não do samba-enredo. Este tem que ter algo de narrativo e de épico, que é que lhe confere a grandiosidade indispensável.
Seguindo a linha de raciocínio de meu amigo Ivo Boru, aliás leitor deste espaço, opto por dividir os sambas em quatro blocos, não necessariamente com o mesmo número de escolas em cada um. Começando de baixo para cima, temos o constrangedor bloco de Inocentes de Belford Roxo, Grande Rio e Mocidade Independente. Nesses três as obviedades se sucedem e a melodia é previsível e sem criatividade.
No bloco acima estão a São Clemente, a União da Ilha (que nem os esforços do excelente Ito Melodia salvaram), a Mangueira e a campeã Unidos da Tijuca. Em Mangueira se salva o refrão final, que não surpreende, mas agrada. Vinícius merecia mais do que os compositores da Ilha lhe dedicaram, numa sucessão de jargões. São Clemente fica a nos dever este ano sua graça, sua irreverência, com um samba convencional que não impressiona. Quanto à Unidos da Tijuca, o refrão final, um tanto Oswaldo Montenegro, divide desnecessariamente o que não está dividido de fato, sem que se perceba a intenção disso.
Mais acima, o samba da Imperatriz Leopoldinense tem no refrão do meio o melhor momento, mas a segunda, embora melódica, arrasta o canto e a gente se pergunta o que será isso repetido não sei quantas vezes durante o desfile. Do mesmo nível, Beija-Flor e Salgueiro lutam bravamente contra enredos ingratos, com resultados animadores, embora de qualidade apenas média. Num conjunto menos ruim, passariam despercebidos. Aqui se saem bem. O samba da Beija-Flor é... um samba da Beija-Flor, e com isso tudo está dito. O do Salgueiro me fez sentir que é carnaval: é animado. Ou será o Quinho que, com sua forma característica de cantar, me dá sempre vontade de tomar um porre de felicidade?!
No topo estão os sambas de Vila Isabel e Portela. Juntos nessa categoria, são, no entanto, bem diferentes. O da Vila é um samba tão original que quase nem é samba. Mas é lindo, melódico e tem poesia na letra. O da Portela é tudo de bom: é samba, é samba-enredo, vai desenvolvendo ideias e envolvendo a gente, dá vontade de cantar e sambar sem parar nunca mais. Confesso que o considero superior até mesmo ao da escola no ano passado, também excelente. O de 2013, talvez porque fale mais de perto à nossa carioquice, acertou na mosca, levando o coração da gente.
Sei que esses comentários vão desagradar a muitos, porque as paixões cegam e, mesmo quando na disputa preferíamos outro concorrente, agora dói ler opinião crítica ao hino de nossa escola. Procurei analisar os sambas com isenção e a partir de minha vivência. Mas opiniões devem sempre ser relativizadas. Termino lembrando que antes do carnaval de 1982 uma conceituada crítica de música da grande imprensa considerou Bum Bum Paticumbum Prugurundum o pior samba daquele ano, uma rematada bobagem, indigna de estar naquele disco. O desfile e o tempo mostraram que ela estava errada. Sem querer me comparar à famosa jornalista, afirmo que ainda há, pois, esperança, para todos. Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR