terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Salgueiro prepara um carnaval de R$ 15 milhões



Uma tarde diferente no barracão do Salgueiro na Cidade do Samba. Ao invés da imprensa “caçar” o carnavalesco foi marcado uma coletiva de imprensa com Renato Lage e Márcia Lage, e o resultado foi muita risada e óbvio explicações para o carnaval. Entre inúmeras gargalhadas, a coletiva que seria realizada apenas pelos carnavalescos acabou agregando o diretor de carnaval Dudu Azevedo e a presidenta Regina Celi.

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No meio de uma pergunta e outra, Márcia saiu com a seguinte frase: - Nós vamos sair na Caras, nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo – a gargalhada tomou conta do local. Todos os temas foram abordados durante a coletiva. Porém, a questão patrocínio foi a mais requisitada. No primeiro momento não respondida pelos carnavalescos, mas quando a presidenta chegou ela não titubeou e foi logo resumindo:

- O patrocínio do Salgueiro foi de R$ 3 milhões. Só que as pessoas não têm que se preocupar no patrocínio da escola, até porque não só o Salgueiro tem enredo patrocinado, de 12 escolas, 10 são patrocinadas. Até para você fazer uma festa de uma empresa de final de ano você precisa de patrocínio. Conseguimos sim o patrocínio da Caras, porém com esse valor eu não faço carnaval. Esse dinheiro para um gasto de R$ 15 milhões não é nada. O que vocês vão ver na Avenida, vocês mesmos vão saber que o valor gasto foi muito maior do que o que recebemos. Ninguém vai esquecer esse carnaval do Salgueiro podem ter certeza disso. Eu
ainda não fechei os gastos para esse desfile podemos chegar a R$ 10, 15 ou 20 milhões. Vou fazer o carnaval. Aqui todos tem carteira assinada, todos recebem em dia e isso tudo entra no nosso carnaval que é levado para a Avenida. Não temos miséria, se eu tiver que ter neon no meu sapato ele vai ter. As pessoas precisam entender que o carnaval não são apenas quatro ou seis meses e sim 12.

Os carnavalescos deixaram claro que nenhuma celebridade foi indicada para desfilar na escola: - Até agora não temos essa preocupação. Não foi exigido nada para gente – falou Renato. E complementou: - Estamos fazendo um tema que cabe a revista, porém não quer dizer que o nosso enredo é sobre a Caras.

Já Márcia fez uma curta leitura do enredo para o próximo carnaval: - A fama é um desejo de perpetuar. Ninguém quer passar em branco enquanto existir, todos querem deixar o seu legado. Ao longo dos anos o homem vem procurando formas de perpetuar os seus feitos e no fundo as pessoas querem se fazer notórias. Hoje isso está muito mais acelerado. Antigamente as pessoas conquistavam seus espaços através de guerras e lutas, agora, os valores mudaram.

Depois a própria resolveu falar que não entende o porque do estardalhaço com o tema: - Atire a primeira pedra quem nunca leu a revista Caras ao menos uma vez na vida? É uma revista que não denigre ninguém e não faz mal nenhum para ninguém. A revista não te obriga a ser comprada, você compra porque quer. Não entendo por que uma coisa tão fútil ganhou tanta proporção assim, o carnaval é o lugar da futilidade. Isso aqui não é um portal do saber e sim um lugar de diversão. A gente como artista quer levar alegria e ser feliz.

Renato afirmou que o tema é sim uma cultura: - O nosso enredo pode não ter sido considerado cultura, mas eu acho que tudo é cultura. Você pode ver as pessoas que hoje fazem de tudo para aparecerem em uma foto.

Para Márcia, os carnavalescos nos dias atuais precisam estar atentos em tudo, já que o carnaval de hoje não é mais igual ao carnaval de anos atrás: - Alguns temas para as pessoas podem parecer banais, mas para nós não, eles ajudam a abrir nossa cabeça. Hoje o carnaval não é mais o “pega no ganzé pega no ganzá” e estamos fazendo carnaval para esse público. Precisamos estar antenados em tudo.

Saindo um pouco do foco carnaval, Regina Celi falou sobre o projeto cultural que o Salgueiro vai inaugurar em frente sua quadra: - Nós compramos uma casa em frente à quadra que vamos transformar no Centro Cultural Acadêmicos do Salgueiro Djalma Sabiá. O patrocínio ajuda nisso na cultura que é o carnaval. Temos um excelente projeto social, as crianças que vão fazer o carnaval daqui um tempo. Precisamos também investir nas pessoas e não só no carnaval. Agora se eu puder gastar R4 20 milhões no Salgueiro vocês verão esse valor todo na Avenida. Eu tenho muito orgulho da minha equipe. No natal, as fantasias estarão todas prontas e as alegorias no início de janeiro também já vão estar quase todas concluídas.

Para Celi, o Salgueiro vai deixar sua marca na Avenida e para ela isso não será uma resposta aos críticos que analisaram o enredo quando foi divulgado: - Isso (a crítica) dá vontade de fazer o carnaval. Nós não nos vendemos para fazer o carnaval. Precisamos dos patrocinadores e também dos parceiros. Acho muito válido a crítica, mas ela tem um limite. Depois que a escola passar, aí sim, os que criticaram vão pensar se a crítica valeu ou não a pena. Eu tenho certeza que o nosso desfile será muito emocionante.
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