domingo, 29 de julho de 2012

Portela apresenta sambas 2013 em tarde de exaltação a Madureira



A Capital do Samba está na moda. E, como não podia deixar de ser, a Portela tem muito a ver com isso. A tarde do último sábado, dia 28, foi marcada por dois momentos dignos das tradições portelenses. No Parque de Madureira, o eterno mestre Monarco e o inovador Marquinhos de Oswaldo Cruz desfraldavam a bandeira dos sambas de Velha Guarda num show. E na quadra da Portela, 23 sambas eram apresentados para conhecimento do público. É a safra 2013, que redundará na escolha definitiva do hino oficial para o enredo "Madureira...um rio que passou em minha vida", sintetizando 400 anos do bairro, 90 anos de Portela e 70 de Paulinho da Viola.
Programado a princípio para as 14h, o evento começou, de fato, por volta das 16h30min, e levantou o público com o já tradicional show da Tabajara do Samba e com a levada de sambas antigos na voz do intérprete Gilsinho.
"A fase de criação do samba foi um processo muito intenso, de mergulho, estudo. Tomou todo o nosso tempo e nos deixou muito concentrados" - contou o poeta Toninho Nascimento, autor de pérolas clássicas gravadas por Clara Nunes (Conto de Areia é referência obrigatória) e também um dos compositores da obra-prima da Portela 2012 (...E o Povo nsa Rua cantando, é Feito Uma Reza, Um Ritual), a mais premiada e aclamada do novo século.
"Estamos mudando muitas coisas e pretendemos promover mais novidades. A Portela tem muitos desafios, mas acreditamos ter encontrado um caminho certo a percorrer" - explicou Júnior Escafura, diretor de carnaval.
"Certamente teremos grandes novidades. Nosso trabalho trará surpresas e boas notícias. Aguarde, porque breve vamos divulgar coisas bem bacanas" - comentou, com certo ar de mistério, o premiadíssimo coordenador de passistas Valci Pelé.
Carlos Ferreira, passista da azul-e-branco e integrante do Grupo Jaqueira, mostrou-se otimista quanto ao concurso: "A Portela tem mostrado sua identidade através de sambas como o de 2012, e acho que vai conseguir isso de novo em 2013" - afirmou. Opinião também compartilhada por Marcelo Moura, presidente da Guerreiros da Águia,
primeira torcida organizada de escolas de samba: "O samba conduziu tudo em 2012. Esperamos, de novo, um samba do coração da comunidade para 2013" - concluiu.
Mesmo ressentindo-se de nomes de peso como Monarco, Mauro Diniz, Espanhol, Noca da Portela, Ciraninho, Diogo Nogueira, Sérgio Procópio, que não inscreveram sambas para a disputa, a tarde de samba revelou muita integração da comunidade e animação dos presentes. Um dado bastante elogiado por todos foi a citação constante, em diversos
sambas, do nome de outra jóia do bairro, o glorioso Império Serrano, indubitavelmente necessário em um enredo voltado para esse tema. A justa reverência da Majestade do Samba à coirmã imperial comoveu e agradou aos presentes.
Grandes intérpretes como Tinga, Wantuir, Wander Pires, Leonardo Bessa, Nêgo e Igor Sorriso estiveram presentes, defendendo sambas concorrentes e despertando a atenção do público.
O evento terminou por volta das 20h com todos muito animados e satisfeitos quanto aos rumos da Águia para 2013.
Afinal de contas, falar de Madureira é, por essência, uma questão de propriedade e autoridade no assunto para a Portela.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR