terça-feira, 20 de março de 2012

Livro Mães do Samba: Dona Cida faz agradecimentos especiais

Foto: Raul Machado - SRZDVenho agradecer através do blog  a todos que colaboraram no lançamento de mais um livro de minha carreira, na qual procurei, como sempre, pesquisar as verdadeiras histórias da cultura do samba.
Em primeiro lugar quero agradecer ao amigo  Luiz Sales da SPTuris, que graciosamente cedeu o espaço do Auditório Elis Regina para a realização do evento, e ao vereador Celso Jatene, que colaborou pessoalmente para que o livro fosse concluído.
Agradeço a presença do Professor Eduardo de Oliveira, Presidente do CNAB e um dos prefaciadores do livro; Cândido de Souza Neto, Presidente da Abasp; Izaura Panfili, Presidente da Adesp e Carlos Alberto Caetano, Presidente da Associação das Velhas Guardas.
Infelizmente entre os presidentes convidados das entidades filiadas a Liga-SP e da Uesp, apenas dois compareceram. Geraldo Sampaio Neto, o "Borjão", Presidente da E.S. Barroca Zona Sul; Laurinete Nazaré da Silva Campos, a "Dona Guga", Presidente da E.S. Morro da Casa Verde.
Mas o brilho desse encontro ficou mesmo por conta da presença das baianas homenageadas: Beatriz Evangelista de Oliveira (Dona Bia), Maria Luiza Gonçalves (Malú), Irondina de Souza Medeiros, (Dona Danga), Ione da Silva, Neide de Jesus André, Nair de Aquino Ernesto Barbosa, Maria Célia Hilário, Maria de Lurdes Ferreira e o Grupo Tias Baianas Paulista.
Além dessas, também foram homenageadas Geraldina de Oliveira e Josefa Maria da Silva (Dona Zefa), in memoriam, bem como Pricilia Batista e Elza Elias, as quais, infelizmente, não puderam comparecer por serem senhoras com dificuldades de locomoção e não encontrarem ninguém das suas escolas para levá-las até o Anhembi.
Os meus agradecimentos à imprensa que se fez presente: Américo Garcia, do Jornal QG do Samba, o jornal mais antigo no meio do samba, onde escrevo regularmente o seu Editorial. Também lembro e agradeço efusivamente Maria Yamasaki e Cris, que representaram a Rádio Jovem Pan, onde tenho feito comentários dos desfiles carnavalescos.
Faz-se ainda necessário um agradecimento especial ao outros representantes da mídia presentes: Brás Pereira, Senna, Alvarenga, Claudia Alexandre, Candinho, Mauricio Coutinho e Moisés da Rocha, tendo sido este também um dos que prefaciaram gentilmente o livro.
Quero ainda agradecer a todos, cujo espaço tenho prestado colaboração. Deixo um abraço ao Sidney Rezende e parabenizo sua iniciativa em divulgar a folia paulistana em seu portal.
Espero ter alcançado a meta a que me propus: levar ao conhecimento de todos os sambistas as histórias de algumas baianas, fazendo com que todas elas de um modo geral sejam respeitadas, valorizadas e reconhecidas como Mães do Samba e que as Escolas de Samba lhes concedam o devido valor.
A exemplo do Rio de Janeiro, vamos escrever a história do samba paulista, enaltecendo o nome dessas mulheres e fazendo que cada uma, com seu modo de doação ao samba, seja como Tia Ciata, Dona Zica, Dona Neuma, entre outras tão queridas mães do samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR