Antes do ensaio começar, o presidente Antônio Marcos Teles, o Tê, disse no carro de som, que a escola iria realizar o ensaio para não errar no desfile oficial. Ele também pediu para que os componentes cantassem, demonstrando a garra da comunidade do morro da Formiga.
O ensaio começou às 19:58. A comissão de frente, coreografada por Alice Arja, não mostrou nada de movimento oficial. Porém, com seus integrantes fantasiados de fadinhas e duendes encantou muita gente, principalmente as crianças que estavam nas frisas da Avenida.
Logo atrás, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Peixinho e Jaçanã também não fez nada de oficial, mas fizeram as apresentações corretamente. Eles que serão o Rei e a Rainha de Seráfia, uma utopia conhecida do brasileiro, fizeram em uma parte da coreografia simulando um beijo de amor.
A Império veio demarcada entre 5 tripés, que simularam as alegorias, e 1.000 componentes.
Outro fator que chamou a atenção no ensaio tijucano foi o tamanho reduzido da escola. Para se ter uma ideia, o primeiro setor era formado por apenas uma ala. O presidente Tê no começo do ensaio disse a imprensa que quantidade não significava qualidade.
A evolução da escola, no entanto, ficou, às vezes, descuidada. Mesmo estando pequena, as alas estavam desorganizadas. Em contrapartida, a direção da escola soube perfeitamente cronometrar o tempo de ensaio, não deixando buracos ou retrocessos de alas.
A bateria de Mestre Capoeira mostrou paradinhas que empolgaram o público e o próprio componente, que cantava o samba mais forte. À frente dela, a rainha Laynara sambava e apresentava os ritimistas. Até os funcionários que trabalhavam no novo lado par do Sambódromo pararam só para ver a moça.
Às 20:44, a comissão de frente estava fazendo a apresentação para a última cabine de jurados. Porém, às 20:55, a bateria já havia passando do mesmo ponto na pista.
A império da Tijuca terminou seu ensaio técnico às 21:03. A escola provou para o público que enchia as arquibancadas dos setores ímpares do Sambódromo que pode, sim, continuar como uma escola no grupo de Acesso A.
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