sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fernando Meirelles filmará desfile da Águia de Ouro em cima do 4º carro da escola


Fernando Meirelles será destaque da escola Águia de Ouro no Carnaval de 2012. Na foto, o cineasta na premiê de ''Ensaio Sobre a Cegueira" na Espanha (3/03/2009)
  • Fernando Meirelles será destaque da escola Águia de Ouro no Carnaval de 2012. Na foto, o cineasta na premiê de ''Ensaio Sobre a Cegueira" na Espanha (3/03/2009)
Apesar de se considerar a “lápide do samba”, como disse ao UOL, o cineasta Fernando Meirelles será um dos destaques do carnaval da Águia de Ouro, escola que vai homenagear a Tropicália e os movimentos artísticos que movimentaram o País nos anos 1960 e 1970.

Meirelles estará no alto do 4º carro alegórico, que representa o teatro, o cinema e as artes plásticas, com uma câmera na mão, filmando todo o desfile da Águia de Ouro. As imagens serão projetadas em tempo real em telões colocados na própria alegoria. “É uma homenagem ao cinema novo, ao Glauber Rocha”, explica o carnavalesco da escola, Claudio Cavalcanti, o Cebola.

O carnavalesco conta que o enredo “Tropicália da Paz e Amor – O Movimento que não acabou” vai começar a ser desenvolvido na avenida a partir dos índios. “A Águia vai fazer um voo sobre esse movimento, abrindo com o grande Brasil, um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, como canta Jorge Ben Jor”, fala Cebola. “Os índios foram os primeiros tropicalistas. Essa é a minha viagem.”

O segundo carro da escola representará a ditadura militar, que tentou calar o movimento tropicalista. “Traremos um grande tanque de guerra, o maior que já esteve na avenida de São Paulo e do Rio, que traz também prisões”, enaltece o carnavalesco. A escola vai homenagear também o jornalista Vladimir Herzog, morto durante o regime militar.

No terceiro carro, grandes nomes da MPB se reunirão para contar a história dos festivais musicais na TV Excelsior, Record e na Globo. Já confirmaram presença Caetano Veloso, Maria Gadú, Toni Tornado, Cauby Peixoto e Ângela Maria.

“As vertentes artísticas diversas impulsionadas pela Tropicália estão no quarto carro”, conta Cebola, que fará menção não só ao cinema de Glauber Rocha, como também ao teatro de Zé Celso e às obras de Hélio Oiticica. Além de Fernando Meirelles, a musa da pornochanchada Nicole Puzzi estará nesta alegoria.

A escola encerra seu desfile com uma escultura de 12 metros do Chacrinha, apresentador que com seus abacaxis abriu espaço aos Novos Baianos e a outros artistas do movimento. “São os Novos Baianos brincando no nosso carnaval”, diz Cebola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR