Em primeiro lugar, agradeço ao meu amigo Raul Machado pelo convite.
Espero poder dar algumas idéias do que aprendi durante meus quase 30 anos criando e montando Carnavais na cidade de São Paulo.
A nossa idéia inicial foi a de montar de uma maneira geral, os principais aspectos de um desfile de uma escola de samba, abordando em cada texto um quesito de julgamento.
Vamos estrear este nosso espaço falando da idéia de um Carnaval. Vamos falar de enredo.
"Enredo. Onde a coisa mais difícil é simplificar as idéias."
Partindo de uma história, fato, biografia, um tema abstrato, ou patrocinado, cria-se um tema emocional ou artístico do que se pretende mostrar em um desfile de escola de samba.
O esqueleto narrativo de um enredo bem calçado e com idéias bem desenvolvidas e claras, facilita o desenvolvimento de um bom samba-enredo, que é fundamental para a clareza na interpretação do tema e bem como na criação artística do desfile.
Como em uma obra teatral, o enredo tem que relatar os fatos em uma seqüência lógica e temporal, isso é o que dará sustentação ao desfile da escola de samba, quando se juntam todas as peças criadas durante a preparação do show.
Sustentando o conjunto de idéias ligadas entre si que fundamentam a qualidade do enredo.
O criador da idéia e todas as pessoas que trabalham na materialização do tema, sempre esperam poder passar o que de melhor tiram do enredo apresentado.
Também os artistas que trabalham na execução das fantasias ou alegorias, se utilizam do enredo para realçar as idéias do carnavalesco ou da equipe que tem a responsabilidade de dar vida a proposta apresentada e enriquecer o visual na passarela, onde serão avaliados e receberão a resposta do público durante a sua apresentação.
Enfim, o ideal da materialização de um bom enredo é organizá-lo de maneira a mostrar inicialmente seus personagens, quebrar depois essa apresentação criando uma idéia genial dentro da proposta, dando maior ênfase na narrativa do tema e finalmente, dar uma solução final de encerramento.
Claro ! Tudo com muita criatividade, bom gosto e comunicação geral com o público.
Enredo, a coisa mais difícil de fazer é simplificar as idéias.
Na próxima vez, abordaremos outro quesito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário