O enredo da Vila Maria é "A força Infinita da Criação, Vila Maria feita a mão". Remete muito à época em que Chico Spinoza foi carnavalesco da Mocidade, em tempos de vitórias da verde e branca do RJ. Tive acesso a todos os desenhos de Chico... O próprio me apresentou e contou tudo que exibirá na avenida.
Quando vi me emocionei. Este grande carnavalesco inicia logo no abre alas com uma releitura de uma das maiores obras primas da pintura mundial, do grande artista Michelangelo com a obra: "A criação de Adão". Neste carro terão esculturas grandiosas que representarão o criador e a criatura, esculturas com movimento, articuladas, tão perfeitas que parecem vivas, todas em material ultra moderno para dar realidade; o isopor todo revestido em um material que não posso falar... mas quem vê de perto acha tão real porque parece que foram revestidos de pele, tom da pele, textura perfeita. Impressionante!
Fora os outros carros... Até um leigo consegue entender claramente do que se trata o enredo. Tudo muito bem explicado, coloridíssimo, quase uma aquarela brasileira, cada alegoria, fantasia é uma obra de arte. Faz tempo que não via Chico Spinoza apresentando um enredo tão rico, colorido, alegre e divino como ele sempre gosta de fazer; altamente espiritual. Vale a pena conferir o Carnaval da Vila Maria de 2012.
Mas outro momento inusitado foi o encontro da noite de diferentes ritmos: Lambada e Samba.
Ao gravar programa da Hebe na Rede TV, convidei o cantor Beto Barbosa, Rei da Lambada para conhecer a quadra da Vila Maria, e não pude deixar de registrar o encontro do mestre da Lambada com os mestres do Samba, Neguinho da Beija-Flor e o intérprete Nêgo.
Nos batidores, os cantores trocaram muitas idéias e tudo acabou em samba. O Rei da Lambada caiu no samba e se encantou. Admirado, ficou muito feliz de ir à quadra de uma escola de samba e em breve visitará o RJ, para conhecer mais de perto nosso Carnaval.
Maravilhoso perceber como o samba combina com tudo, super democrático, agrega povos, raças. A música com seu poder mágico une as pessoas.
Beto Barbosa disse que lançará em breve nova música q mistura Kuduro com lambada. Estou familiarizada com a dança de Angola porque viajei muito a trabalho neste cultural país africano, pelo enredo da Vila Isabel falar de Angol. Daqui a pouco, Beto Barbosa aparecerá em terra de Noel, na Vila Isabel. Registrarei o encontro e conto para vocês!
Viva a mistura de raças, culturas, desse nosso Brasil miscigenado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário