Carnaval é manifestação e festa popular? É sim, e também é concurso, competição e campeonato! Desde 1932 com a promoção do primeiro desfile de escolas de sambas pelo diário O Mundo Esportivo que um manancial de valores, talentos, regulamentos e agremiações fazem ecoar o samba da minha terra. Samba que desfilou com a Rainha das Pretas de Madureira, a Depois Eu Digo do Estácio de Sá, A Última Hora do morro da Favela e a Lira do Amor de Bento Ribeiro entre tantas outras maravilhosas escolas.
É por ser festa e competição que o carnaval das Escolas de Samba permanece em movimento continuo em busca do equilíbrio, é por isso que devemos discutir, opinar, trazer ao público em geral informações da escola de samba: da escolha do enredo até o dia de graça no desfile oficial, e se for preciso ser radical na defesa de nossa cultura, a nossa luta de resistência, eu serei como bem afirmou José Ramos Tinhorão na revista Manchete de 23 de junho de 1979 atual como se agora fosse: Ora, eu sou um estudioso da cultura popular que se preocupa em não ver misturada a cultura brasileira autêntica, com a cultura superposta que nos chega através da importação de tecnologia aplicada na área de lazer. Eu fui levado a uma posição radical pela radicalização que vem de fora, que faz com que o brasileiro seja minoria no Brasil (...) Eu como estudioso da cultura popular, consciente dessa situação, tenho de ser radical, porque entendo que todo soldado empenhado na luta de libertação nacional não pode transigir.
Aprendi nestes vinte dois anos de samba que a troca de ensinamentos, que ocorre em um evento como este, é de um aprendizado singular, um momento para refletir e construir o futuro da maior festa popular do mundo. Nesta próxima sexta feira, 07 de outubro, estarei lá mediando e discutindo com todos em prol do carnaval das escolas na mesa: Não entendi o enredo deste samba. Por mais oxalá que estes encontros de carnaval tragam novos elementos para congraçar o pierrô e a colombina, o mestre sala e a porta bandeira, o erudito e o popular, peço àqueles que não puderem acompanhar que aguardem as noticias que irão fervilhar na semana vindoura, um grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário