quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolha do intérprete é fator decisivo na disputa de sambas



Defender um enredo na forma de música não é uma tarefa apenas para quem tem o dom de versar. Compositores de sambas são bastante criteriosos na escolha do intérprete que dará vida às suas criações melódicas na fase das disputas. Sobre os atributos dos cantores, incluindo suas preciosas vozes, alguns poetas da folia prosearam com o SRZD-Carnaval.
Com refrãos consagrados na Mocidade Independente de Padre Miguel em 2010 e 2011, Zé Glória volta à disputa na verde e branca com J. Giovanni e Rafael Xavier. Para transcrever o enredo sobre o pintor Cândido Portinari em poucas estrofes, o compositor construiu um processo criativo ao lado da voz eleita, a de Igor Sorriso, atual intérprete da São Clemente. "Junto com meus companheiros, eu fazia o samba por etapas e pedia para o Igor trabalhar a melodia em cada trecho. Ele é inteligente para 'pegar' o samba", destaca.
Diante das inúmeras conotações que uma palavra pode ter no samba-enredo, Zé Glória aponta para a capacidade de Igor para dar significado ao contexto da obra criada. "Ele consegue transmitir a mensagem do samba para o povão, pois sabe interpretar muito bem as palavras", elogia.
Veterano nas disputas de samba-enredo, Igor Leal atualmente compete nas eliminatórias da Estação Primeira de Mangueira. O compositor destaca a sintonia que o intérprete deve ter com a empolgação inerente ao enredo de 2012 da escola. "Com um tema como o Cacique de Ramos, é preciso ter um cantor de vibração, de raça. O intérprete deve ter a energia necessária que o samba precisa", reconhece.
Em relação a compor de acordo com o perfil da escola e à adaptação da voz do intérprete às peculiaridades poéticas de cada agremiação, Igor destaca que, por sempre ter admirado a Mangueira, o desafio de versar não é difícil. Sobre o papel do cantor, ele resume: "A maneira que o intérprete defende o samba na quadra soma muito ao nosso trabalho".

Por respeito à Estação Primeira de Mangueira, que determinou a não publicação dos nomes das parcerias inscritas na disputa de samba-enredo, o SRZD-Carnaval se restringiu a utilizar a declaração do compositor Igor Leal sem mencionar os demais autores do samba e seu respectivo intérprete nas eliminatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR