terça-feira, 5 de julho de 2011

Mangueira busca nova quadra para 15 mil foliões


Na primeira noite de samba pós-UPP, ensaio e ponto de venda de drogas ficam vazio


A paz que veio com instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) vai levar para outro endereço a quadra da Mangueira. A direção da escola aposta que o Palácio do Samba, que já superlota com 4 mil foliões em época de Carnaval, vai atrair multidão até três vezes maior após a pacificação. O novo endereço deve ser a antiga sede do IBGE, vizinha à agremiação, onde caberão pelo menos 15 mil pessoas.

Segundo a presidência da agremiação, a superquadra da Verde e Rosa abrigará também um complexo cultural e social, com cursos e oficinas. O projeto foi orçado em R$ 15 milhões e o presidente da escola, Ivo Meirelles, espera conseguir verba do município e da União. O plano é construir ali também estacionamento para 1,5 mil vagas, piscina, restaurante com vista panorâmica e heliponto.
Ontem de madrugada, na primeira etapa da escolha do samba, após instalação da UPP, a quadra da Mangueira ficou praticamente vazia  | Foto: João Laet/ Agência O Dia
Na madrugada de ontem, a Mangueira começou a escolha do samba, a primeira atividade na quadra após a instalação da UPP. Ao contrário das outras comunidades pacificadas, na Mangueira, a chegada dos 400 policiais foi recebida com silêncio e muita desconfiança. No evento de ontem, a quadra estava vazia.

Do lado de fora, chamava a atenção os carros da polícia na porta da quadra. “Percebi um bom policiamento e me senti seguro. Tráfico tem em qualquer lugar do mundo, mas saber que eles não estão por perto, me dá segurança”, disse o turista canadense Vince Joel, 26 anos, que fora à quadra pela primeira vez.

AMBULANTES
Outra mudança trazida com a pacificação pôde ser vista no comércio ambulante. Os bares construídos irregularmente na localidade Buraco Quente — e demolidos pelo Choque de Ordem — deram lugar a barracas cedidas pela prefeitura.

Os comerciantes pedem pressa na prometida regularização e mais infraestrutura. “Precisamos de luz, água ou banheiro para oferecer aos clientes”, afirmou um deles, que não quis se identificar. O Buraco Quente, conhecido ponto de venda de drogas, estava às moscas.

Mais de 200 foram inscritos
Ao todo, 224 sambas-enredo foram inscritos para concorrer ao hino que vai louvar o Cacique de Ramos, enredo da escola, na Sapucaí. Da primeira peneira, ficaram apenas 35. Na madrugada de domingo, dois já foram eliminados. Na madrugada de hoje, outros foram descartados. O resultado final só sai em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR