Do passado à atualidade alguns tem o privilégio de ir além do simples fato de registrar ou colher informações, mas de se inserir no contexto pesquisado. Esta semana conversamos com Jaime Gama, músico, compositor, cantor e maestro, cuja vida como jornalista se confunde com a história do carnaval carioca.
Aos 81 anos de vida, Jaime registrou em suas "lentes" de repórter fotográfico as transformações do carnaval há mais de cinco décadas. Dos coretos nas praças, bailes populares e desfiles das grandes agremiações, com seus tipos populares e também celebridades, revelou a poderosa riqueza do samba.
Todos que se dedicam ao estudo do samba sabem das grandes dificuldades para a investigação sobre o assunto, devido à raridade de fontes primárias de documentos e registros. Foi uma verdadeira viagem conhecer o acervo do Gama, como é conhecido, já que cada fotografia nos era apresentada com a narrativa dos fatos que deram origem a foto, pois ele não foi um simples espectador, mas alguém que se tornou íntimo do ritmo e de seus legítimos representantes.
Divido com vocês algumas imagens do trabalho deste veterano jornalista que prepara para o segundo semestre deste ano uma exposição para aguçar nossa sensibilidade e nossa memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário