sábado, 11 de junho de 2011

Intensivão de Batucada no celeiro do samba



Universitários de mais de 30 países diferentes visitam quadra da Mangueira, no Rio, onde participam de workshop de percussão com Ivo Meirelles e bateria mirim. Cidade recebe final de mundial universitário de batucada
Na manhã do dia 10 de junho (sexta-feira), a quadra da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, foi invadida por uma turma de universitários de diferentes países. Eles participam da competição mundial universitária de batucada, o Red Bull Tum Tum Pá, com final marcada para este sábado [11/06], no Morro da Urca, Rio.
Para aprimorarem a técnica, os participantes testaram as suas habilidades nos surdos, repiques e tamborins da bateria verde e rosa, com o auxílio luxuoso dos músicos da Estação Primeira e do presidente da Mangueira, Ivo Meirelles. “Se vocês souberem tocar o repique, então saberão tocar qualquer um dos instrumentos”, disse Meirelles.
Pelo visto, a experiência foi aprovada pelos estudantes. “O ritmo é incrível. Já me sinto um expert em samba depois deste workshop”, disse Kemoy Allen, da Jamaica, que aproveitou para aprender a sambar com uma das passistas.
Outro que não desperdiçou cada minuto foi Mehran Jazeri, do Azerbaijão. “No meu país, os tambores são instrumentos tradicionais. Então, estou me sentindo em casa.”, resumiu. Já os brasileiros foram os primeiros a entrar no ritmo, sendo seguidos por participantes de outros países. Para Emerson Miranda, do grupo brazuca Prostitutos do Ritmo, de São Paulo, a final ser aqui no Brasil já é uma oportunidade única para os universitários estrangeiros. “Com certeza, este tempo deles aqui vai mudar o som de muita gente”, resumiu.
Depois da aula de Ivo Meirelles, uma grande confraternização reuniu os jovens da Mangueira do Amanhã, bateria mirim da escola, passistas e universitários. Neste sábado, a final começa a partir das 14h e a entrada é o preço do bondinho para o Morro da Urca.
Perfil-O Red Bull Tum Tum Pá é uma competição mundial universitária de batucada. No lugar de instrumentos musicais, os participantes tiram um som de objetos encontrados na sala de aula como lápis, borracha, caneta, tampa de mesas, fita adesiva, grampeador – e o que mais a criatividade dos participantes encontrar ao redor. A final mundial da competição está marcada para este sábado, dia 11 de junho, a partir das 14h, no Morro da Urca, Rio de Janeiro. Participam mais de 30 países, somando no total cerca de 150 universitários.[www. redbull.com.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR