UNIDOS DA TIJUCA
A Unidos da Tijuca possui na minha opinião um dos melhores acervos de sambas de enredo da era sambódromo, e possui três momentos marcantes, um durante os anos 80 com interessantes sambas de características sociais outro durante dos anos 90 com uma marca da animação, mas seu melhor momento é sem dúvida a partir de 99, com a vitória no acesso com a obra prima “O dono na Terra”, a Tijuca entrou no ano 2000 até o presente ano com sambas belíssimos, de melodia rica, letras criativas ou poéticas, e na lista abaixo estão não só melhores sambas da agremiação e sim do carnaval carioca.
Guanabaran o seio do mar (1992):
Um ótimo samba, a primeira parte tem excelente melodia aliada aos dois refrões do meio mantendo um alto padrão para a obra, na segunda parte a qualidade continua acentuado até o seu refrão principal, totalmente contagiante.
Um ótimo samba, a primeira parte tem excelente melodia aliada aos dois refrões do meio mantendo um alto padrão para a obra, na segunda parte a qualidade continua acentuado até o seu refrão principal, totalmente contagiante.
É no balanço desse mar (amor, eu vou)
Vou navegar
Vou na proa, vou na boa
Pra ilha de Paquetá
...
Veio de lá de Portugal
A realeza a ti desembarcou
Maré que vem, maré que vai
Mantendo um sonho que não se desfaz
Vou navegar
Vou na proa, vou na boa
Pra ilha de Paquetá
...
Veio de lá de Portugal
A realeza a ti desembarcou
Maré que vem, maré que vai
Mantendo um sonho que não se desfaz
Dança, Brasil (1993):
Sensacional, um samba animado, de letra curta e correta e melodia contagiante. A primeira parte do samba é admirável, dois refrões bem trabalhados e uma segunda parte melodicamente qualificada, adoro esse samba.
Sensacional, um samba animado, de letra curta e correta e melodia contagiante. A primeira parte do samba é admirável, dois refrões bem trabalhados e uma segunda parte melodicamente qualificada, adoro esse samba.
Canta borel
A tua raça hoje é cor de mel...
Dança Brasil
Teus acordes vêm do céu
...
Movimento milenar
Faz dançar terra e mar
Uma flor brincou no vento
Tem poesia no ar
A tua raça hoje é cor de mel...
Dança Brasil
Teus acordes vêm do céu
...
Movimento milenar
Faz dançar terra e mar
Uma flor brincou no vento
Tem poesia no ar
Os nove bravos do Guarani (1995):
Muito bom, um dos meus sambas prediletos da Tijuca, uma obra que exala empolgação e qualidade, possui um refrão do meio contagiante e melodicamente divino, a qualidade da melodia continua na segunda parte e para finalizar um refrão principal mais leve.
Muito bom, um dos meus sambas prediletos da Tijuca, uma obra que exala empolgação e qualidade, possui um refrão do meio contagiante e melodicamente divino, a qualidade da melodia continua na segunda parte e para finalizar um refrão principal mais leve.
Ecoou em plena mata tropical
O compasso dos tambores aimorés
Fui Peri, amei Ceci no temporal
E venci os inimigos mais cruéis
O compasso dos tambores aimorés
Fui Peri, amei Ceci no temporal
E venci os inimigos mais cruéis
Viajem pitoresca pelos cinco continentes num jardim (1997):
Obra prima da Tijuca, o refrão principal é bem elaborado, sua primeira parte tem belas variações melódicas e o refrão do meio poético e contagiante. Agora o melhor, a qualidade melódica e sua rica e letra qualificam ainda mais esse samba, a segunda parte é genial, o trecho que vou citar abaixo é poesia pura.
Obra prima da Tijuca, o refrão principal é bem elaborado, sua primeira parte tem belas variações melódicas e o refrão do meio poético e contagiante. Agora o melhor, a qualidade melódica e sua rica e letra qualificam ainda mais esse samba, a segunda parte é genial, o trecho que vou citar abaixo é poesia pura.
O som das águas, dos ventos, dos passarinhos
Abriga a pesquisa e faz o ninho
Pra espécies em extinção crescerem livremente
E o mesmo som que ao longe parece uma sinfonia
Inspirou Tom que fez as lindas melodias
Em meus recantos hei de ouvir eternamente
...
Jardim Botânico eu sou
História viva de amor
Eu sou o tema
E a Tijuca é multicor
Abriga a pesquisa e faz o ninho
Pra espécies em extinção crescerem livremente
E o mesmo som que ao longe parece uma sinfonia
Inspirou Tom que fez as lindas melodias
Em meus recantos hei de ouvir eternamente
...
Jardim Botânico eu sou
História viva de amor
Eu sou o tema
E a Tijuca é multicor
O dono da terra (1999):
Obra prima absoluta, considerado por muitos o melhor samba da agremiação e também um dos melhores da história dos desfiles do acesso, letra poética e bem idealizada, melodia agradável e um refrão principal tão belo quanto cativante, um grande samba, chamo atenção para o esplendido refrão do meio e a segunda parte do samba de valiosa melodia.
Obra prima absoluta, considerado por muitos o melhor samba da agremiação e também um dos melhores da história dos desfiles do acesso, letra poética e bem idealizada, melodia agradável e um refrão principal tão belo quanto cativante, um grande samba, chamo atenção para o esplendido refrão do meio e a segunda parte do samba de valiosa melodia.
Pedras preciosas quero me enfeitar
Encantar a índia com o meu olhar
Só Tupã sabia
Que eu não podia me apaixonar
...
Vejo o orvalho vem caindo
Cheiro das matas vem surgindo
Vou navegar meu rio mar
Mistérios que vou desvendar
Encantar a índia com o meu olhar
Só Tupã sabia
Que eu não podia me apaixonar
...
Vejo o orvalho vem caindo
Cheiro das matas vem surgindo
Vou navegar meu rio mar
Mistérios que vou desvendar
Terra dos papagaios... navegar foi preciso!!! (2000):
Grande samba, letra sublime, melodia bem construída e cadenciada, uma obra admirável da Unidos da Tijuca. O final da primeira parte do samba é excelente, refrão do meio maravilhosamente idealizado, segunda parte de letra correta e poética e dois refrões finais sensacionais, um samba que ainda falta ser descoberto por muitos, sobra qualidade e inspiração nesse samba.
Grande samba, letra sublime, melodia bem construída e cadenciada, uma obra admirável da Unidos da Tijuca. O final da primeira parte do samba é excelente, refrão do meio maravilhosamente idealizado, segunda parte de letra correta e poética e dois refrões finais sensacionais, um samba que ainda falta ser descoberto por muitos, sobra qualidade e inspiração nesse samba.
Paz, amor e esperança
Uma voz anunciou
É chegada a nova era
Abençoada pelo criador
....
Brasil tu não és mais um menino
E seguindo o meu destino
Seja lá por onde for
Vou te redescobrindo a cada dia
Na grandeza do teu povo
E no teu solo promissor
Uma voz anunciou
É chegada a nova era
Abençoada pelo criador
....
Brasil tu não és mais um menino
E seguindo o meu destino
Seja lá por onde for
Vou te redescobrindo a cada dia
Na grandeza do teu povo
E no teu solo promissor
Tijuca com Nelson Rodrigues pelo buraco da fechadura (2001):
Gosto muito desse que considero um bom samba, sua principal qualidade é sua cadenciada e bela melodia, uma letra criativa e o refrão do meio sensacional, mas o melhor é a segunda parte do samba, uma pequena jóia que a Tijuca presenteia os amantes dos sambas de enredo.
Gosto muito desse que considero um bom samba, sua principal qualidade é sua cadenciada e bela melodia, uma letra criativa e o refrão do meio sensacional, mas o melhor é a segunda parte do samba, uma pequena jóia que a Tijuca presenteia os amantes dos sambas de enredo.
Nelson Rodrigues teu pecado é humor
E a Tijuca apaixonada
Traz este gênio, jornalista e escritor
...
A dama da lotação
Flor da Obsessão
Sem preconceito, Sem Censura
Luxuria, Volúpia talvez
Será castigada a nudez
Fantasia, loucura sobrenatural
Neste asfalto selvagem
Eu faço a viajem no meu carnaval
E a Tijuca apaixonada
Traz este gênio, jornalista e escritor
...
A dama da lotação
Flor da Obsessão
Sem preconceito, Sem Censura
Luxuria, Volúpia talvez
Será castigada a nudez
Fantasia, loucura sobrenatural
Neste asfalto selvagem
Eu faço a viajem no meu carnaval
O Sol brilha eternamente sobre o mundo da língua portuguesa (2002):
Que samba maravilhoso, uma obra perfeita. A melodia é de puro lirismo, uma letra poética que expressa o enredo com beleza, agora quer saber o que é fantástico, a segunda parte do samba e o refrão final, que coisa incrível, a melodia é sensacionalmente sublime e o refrão contagiante.
Que samba maravilhoso, uma obra perfeita. A melodia é de puro lirismo, uma letra poética que expressa o enredo com beleza, agora quer saber o que é fantástico, a segunda parte do samba e o refrão final, que coisa incrível, a melodia é sensacionalmente sublime e o refrão contagiante.
Sopra o vento dos deuses
Pra língua semear
Na costa africana, na voz dos orixás
Temperei com arte em Goa
E mercados de Macau
Fala Brasil, Brasil...
A morenice em um povo encontrei
Mundo novo, me apaixonei, hoje é só sedução
Salve a luta do Timor
Pela liberdade de expressão
...
Rasgou o céu um cometa
Explode em sete cores
A nova era, oito esplendores
A língua é força, é união
A homenagem vem na cauda do pavão
Pra língua semear
Na costa africana, na voz dos orixás
Temperei com arte em Goa
E mercados de Macau
Fala Brasil, Brasil...
A morenice em um povo encontrei
Mundo novo, me apaixonei, hoje é só sedução
Salve a luta do Timor
Pela liberdade de expressão
...
Rasgou o céu um cometa
Explode em sete cores
A nova era, oito esplendores
A língua é força, é união
A homenagem vem na cauda do pavão
Agudas: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil (2003):
Um dos melhores sambas de todos os tempos, obra prima novamente da Unidos da Tijuca, melodia envolvente, letra bem construída, primeira parte perfeita, refrão do meio refinado e melodicamente lírico, a segunda parte de letra correta e a mesma qualidade melódica e um refrão final arrebatador, o que falar de um samba perfeito e também vencedor do Estandarte de Ouro daquele ano.
Um dos melhores sambas de todos os tempos, obra prima novamente da Unidos da Tijuca, melodia envolvente, letra bem construída, primeira parte perfeita, refrão do meio refinado e melodicamente lírico, a segunda parte de letra correta e a mesma qualidade melódica e um refrão final arrebatador, o que falar de um samba perfeito e também vencedor do Estandarte de Ouro daquele ano.
Obatalá
Mandou chamar seus filhos
A luz de Orunmilá
Conduz Ifá, destino
...
No rufar do tambor, ôô
Atravessando o mar de Yemanjá
No sangue trago essa chama verdadeira
Raiz afro-braileira, sou Agudá
Mandou chamar seus filhos
A luz de Orunmilá
Conduz Ifá, destino
...
No rufar do tambor, ôô
Atravessando o mar de Yemanjá
No sangue trago essa chama verdadeira
Raiz afro-braileira, sou Agudá
Entrou por um lado saiu pelo outro, quem quiser que invente outro (2005):
Um bom samba que sintetiza a safra da era Paulo Barros na Tijuca (mesmo após a sua saída o conceito continua), um samba empolgante, de refrões cativantes e letra criativa, sua melodia é animação e poesia em grande harmonia, agora o melhor, as interpretações de Wantuir nos anos de 2004/2005/2006/2007, mostrando porque é um dos melhores interpretes do carnaval carioca.
Um bom samba que sintetiza a safra da era Paulo Barros na Tijuca (mesmo após a sua saída o conceito continua), um samba empolgante, de refrões cativantes e letra criativa, sua melodia é animação e poesia em grande harmonia, agora o melhor, as interpretações de Wantuir nos anos de 2004/2005/2006/2007, mostrando porque é um dos melhores interpretes do carnaval carioca.
Entrei por um lado, saí pelo outro a cantar
E quem quiser invente outro lugar
O meu paraíso, local mais perfeito não há
Faço do Borel a Sahngri-lá
E quem quiser invente outro lugar
O meu paraíso, local mais perfeito não há
Faço do Borel a Sahngri-lá
Troféu Boi com Abóbora
Cama, mesa e banho (1986):
Só vou falar uma coisa, presta atenção na letra desse samba que a cara da Tijuca nos anos 80 (enredos de caráter social), a melodia é até boa, letra engraçada, um bom samba de ouvir, o que?, samba não, isso não é samba mesmo, é no máximo marchinha de bloco de rua e olhe lá.
Cama, mesa e banho (1986):
Só vou falar uma coisa, presta atenção na letra desse samba que a cara da Tijuca nos anos 80 (enredos de caráter social), a melodia é até boa, letra engraçada, um bom samba de ouvir, o que?, samba não, isso não é samba mesmo, é no máximo marchinha de bloco de rua e olhe lá.
O arroz com feijão
Lá de casa é bom
Mas o cuzido da vizinha é melhor
...
Lá vai o trouxa
Crente que está numa boa
Mas não sabe que a patroa
Está com o ricardão
E sua filha tem fama de sapatão
...
Tem piranha no almoço
Tem virado no jantar (sinta a ironia pois acreditem, esse é o refrão)
Pra quem tem fome
Qualquer prato é caviar.
Lá de casa é bom
Mas o cuzido da vizinha é melhor
...
Lá vai o trouxa
Crente que está numa boa
Mas não sabe que a patroa
Está com o ricardão
E sua filha tem fama de sapatão
...
Tem piranha no almoço
Tem virado no jantar (sinta a ironia pois acreditem, esse é o refrão)
Pra quem tem fome
Qualquer prato é caviar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário