terça-feira, 26 de abril de 2011

matéria:OS MAIRES INTÉRPRETES DO CARNAVAL CARIOCA.

                      JORGE TROPICAL

Nome Completo: ????

Ano de nascimento: 1956  

 Ao lado de Gera, o carioca Jorge Tropical formou na Vila Isabel uma das mais afinadas duplas de puxadores de samba-enredo, ao longo de quase uma década. Com a separação – devido à ida de Gera para a Portela, em 2000 – Jorge Tropical permaneceu na Vila e pôde comprovar que, sozinho, desempenha bem a função.

 Ex-servidor público e professor de literatura, Jorge Tropical chegou à escola de Martinho da Vila, Paulo Brazão e outros bambas do bairro de Noel no final da década de 70. Em 1990, compôs o samba para o polêmico enredo "Se esta terra, se esta terra fosse minha", que falava sobre reforma agrária. Neste mesmo ano, passou a integrar o grupo de cantores de apoio no carro de som. Tornou-se intérprete oficial da escola em 1994, ao lado de Gera.


 Em 2003, compôs sozinho, e sem qualquer patrocínio, o samba escolhido para defender o enredo "Oscar Niemeyer – o arquiteto do recanto da princesa". Os versos do samba caíram no gosto da comunidade e do júri do jornal O Globo, o que lhe valeu o Estandarte de Ouro de melhor samba do Grupo A. No entanto, com a derrota na disputa do samba para o carnaval de 2004, Tropical resolveu se afastar de Vila Isabel. Em 2005, foi apoio de Neguinho no carro de som da Beija-Flor. Em 2007, compôs o carro de som da União da Ilha com Ito Melodia. Em 2010, fez parte da equipe de Dominguinhos do Estácio na Imperatriz.


 Fã de Jamelão em tempo integral, Jorge Tropical é professor voluntário nas horas vagas. Dono de uma voz grave e potente, Jorge não é chegado a gargarejos nem receitas mirabolantes: seu único segredo para os momentos que antecedem o desfile é muito repouso.


 INÍCIO:
chegou à Unidos de Vila Isabel em 1979Primeiro ano como intérprete oficial: 19941994 a 1999 – Vila Isabel, sempre em dupla com Gera2000 a 2003 – Vila Isabel 2005 - Beija-Flor (apoio de Neguinho)2007 - União da Ilha (apoio de Ito Melodia)2010 - Imperatriz (apoio de Dominguinhos do Estácio)
GRITO DE GUERRA:
Alô, Vila Isabel! Canta, minha escola!
SAMBAS DE SUA AUTORIA
– "Se esta terra, se esta terra fosse minha" (90, com Aninha Guedes, Antonio Grande e Vilani Silva Bombril); "Oscar Niemeyer – o arquiteto do recanto da princesa" (2003).
Estandarte de Ouro:
2003 (melhor samba do Grupo A).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR