segunda-feira, 18 de abril de 2011

Carnavalesco Alex de Souza finaliza a sinopse e espera ir a Londres em breve


"Era uma vez uma Ilha" é um dos prováveis títulos do enredo da União da Ilha para o próximo carnaval. De autoria do carnavalesco Alex de Souza, o tema aborda a tradição da cultura inglesa em todo o mundo. O enredo também faz uma correlação entre as Olimpíadas de Londres - 2012 e o Rio - 2016, abrindo a contagem regressiva de quatro anos para a realização dos jogos em solo carioca.
A ideia já era pensada pelo carnavalesco há alguns anos, pois ele esteve na Inglaterra por duas vezes e se identifica com alguns pontos dos costumes britânicos. Com a coincidência das realizações dos jogos olímpicos entre Londres e o Rio, ele decidiu levar seus planos adiante e continuar com as pesquisas.
- Gosto muito de Londres. A cultura inglesa é muito forte e tradicional, deixando alguns ícones como o rock, o pop, a mini-saia e a rebeldia. Por causas das Olimpíadas de Londres, resolvi fazer um link com o Brasil, pois em 2016 os jogos serão aqui no Rio. A Ilha antecipa a contagem regressiva. Sempre tive a vontade de transformar em carnaval a cultura inglesa. É algo estrangeiro, mas que tem muita coisa que já ouvimos falar, seja na televisão ou no cinema - disse o artista.
De acordo com o carnavalesco, o último desfile da tricolor já era um primeiro passo para o enredo de 2012, pois abordava as expedições de um inglês, o pesquisador Charles Darwin.
- Encerrei o desfile com a Abadia de Westminster, onde ele foi enterrado com honras de chefe de estado. Agora, quero mostrar aspectos da casa dele - adiantou.
O enredo é uma tentativa de fazer um carnaval mais alternativo, sem deixar o Brasil de lado, ainda que o enfoque seja a Inglaterra.
- Abordar um outro país não é muito original, mas falar da Inglaterra é diferente, pois a cultura deles é muito forte. São detalhes que vão além dos costumes brasileiros, com elementos populares que dão uma agitada. Sai um pouco da fórmula do ‘índio/português’. Lembro que a Grande Rio, nos anos 90, fez uma fábula sobre o interesse inglês no ciclo da borracha. E a Ilha fez o 'Sou Mais Minha Ilha’, que era um passeio pelas ilhas do mundo. Mas a história da Inglaterra nunca foi feita na Sapucaí. Acho o tema interessante porque o Brasil está inserido de alguma forma com o Rio de Janeiro e as Olimpíadas. Vai ter a mistura do humor britânico e o bom humor carioca - revelou.
Durante as pesquisas, Alex descobriu algumas coincidências entre a Inglaterra e o Rio. Ele correlaciona, por exemplo, São Jorge, que é patrono dos ingleses e um dos padroeiros da União da Ilha. O azul, o vermelho e o branco são as cores Ilha e da Grã Bretanha.
- As delegações entrarão no Rio através do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Será um desfile bem divertido e cultural, tanto erudito como pop. A história é baseada na tradição inglesa, mas com a ideia de magia e leveza da escola, contando tudo isso de forma lúdica, como em um conto de fadas, com um toque brasileiro - explicou o carnavalesco, que deve voltar à capital inglesa ainda este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR