segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

São Clemente fará passeio pelas paisagens do Rio na Sapuca






São Clemente vai falar sobre as paisagens do Rio na Sapucaí
Do Pão de Açúcar às belezas arquitetônicas, a São Clemente volta ao Grupo Especial do Rio de Janeiro com um enredo que enaltece as paisagens do Rio de Janeiro. Para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, a escola de Botafogo levará para a Avenida cerca de 3,2 mil componentes, divididos em 36 alas.
Fundada em 1951, a São Clemente promete abrir em grande estilo os desfiles, no domingo (6), às 21h. Estreante no Grupo Especial, o carnavalesco Fábio Ricardo faz referências a pontos turísticos como Floresta da Tijuca e o Corcovado nas fantasias e nos sete carros alegóricos. Segundo ele, a ideia é criar uma história que envolva as paisagens do Rio de Janeiro.‘Eu criei uma ficção. A partir do dedo de Deus, do toque divinal de Deus, o Rio de Janeiro foi se transformando e se modernizando com as interferências do homem, mas com o consentimento de Deus. Começamos o nosso desfile com o Pão de Açúcar, que também é o símbolo de nosso brazão. É como se fosse a construção do Rio de Janeiro”, diz Fábio Ricardo.
Uma das características das roupas da São Clemente é a presença do amarelo e preto, que dão cor ao pavilhão da escola. Além disso, em boa parte das fantasias há elementos de mão, o que, de acordo com Fábio Ricardo, ajuda na "leitura" do enredo "O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza".
Dois tripés de cerca de sete metros de altura representarão a Pedra da Gávea, no setor que o carnavalesco chama de “Conquista”. Os fortes do Rio virão em seguida. Nesse ponto, de acordo com a história criada por Fábio Ricardo, Deus manda São Sebastião, o padroeiro da cidade, para a batalha para decidir se o Rio ficaria para os franceses ou para os portugueses.
Curiosidades
O carnavalesco revelou que descobriu muitas curiosidades durante a pesquisa. “Descobri que a Floresta da Tijuca foi toda replantada por causa da colheita do café. A jaqueira é um dos marcos de lá. O interessante é que a jaca é oriental, ao contrário do que muita gente pensa. Por isso, a indumentária desta fantasia tem o estilo do Oriente”, diz.
O carro que vai representar o Jardim Botânico chama a atenção no barracão da São Clemente, na Cidade do Samba, na Zona Portuária, pelas esculturas que representam o chafariz e a fonte. Fábio Ricardo faz questão de dizer que parte da alegoria ainda está sendo mantida em segredo e só será revelada poucos dias antes do desfile.
Carro que vai representar o Jardim Botânico chama a atenção no barracão

Enchentes serão lembradas
Parte da história do Rio, as enchentes estarão presentes no desfile da São Clemente. Para retratar com clareza e irreverência o drama dos desabrigados das enchentes, o carnavalesco criou a fantasia do mergulhador com uma mala na mão. O setor terá ainda um imenso bote salva-vidas. A alegoria vai trazer a famosa Arca de Noé e alguns barracos.
Carnavalesco revelou que descobriu muitas curiosidades durante a pesquisa
Com a tragédia na Região Serrana, o assunto ficou ainda mais atual. Mas a inspiração veio mesmo da grande tempestade que alagou a Região Metropolitana em abril de 2010. “É uma critica construtiva, um alerta. Olhei pela janela e vi tudo inundado. Comecei a pensar em todos os problemas urbanos que estariam afetando a paisagem do Rio de Janeiro”, justifica Fábio Ricardo.
O setor fala também sobre outros transtornos urbanos que afetam a vida do carioca, como o trânsito caótico e as infinitas obras pelas ruas da cidade. Falar do cotidiano e estar antenado com temas atuais são, na opinião do carnavalesco, uma tendência a ser seguida pelas escolas na busca pela empatia do público. “O carnaval está se modernizando”, diz.
O carnavalesco Fábio Ricardo, no entado, quis manter segredo sobre as fantasias do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Bira e Jaqueline e da rainha de bateria Bruna Almeida, que virá à frente dos ritmistas comandados pelos mestres Gil e Caliquinho. O intérprete Igor Sorriso será o responsável por puxar o samba-enredo na Avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR