O público é formado basicamente por turistas nacionais, que se misturaram aos internacionais – provavelmente em maioria com a proximidade do carnaval – e com alguns moradores do Rio de Janeiro. Apesar de não estar lotada, a Cidade do Samba recebeu um bom público na noite de estreia da atração. Logo na chegada ao pátio central do local, o público é recepcionado por uma roda de samba e pode ir conhecendo um pouco do que o carnaval carioca, já que chapéus de fantasias ficam à disposição para que o folião possa usá-lo.
No show em si, canções populares são interpretadas por Marcelo Guimarães, integrante do carro de som da Beija-Flor e tocadas pelo time de ritmistas comandado pelo mestres Thiago Diogo, do Porto da Pedra, e Chuvisco, da Estácio de Sá. Jorge Cardoso explicou como é formado o time de músicos.
- A escolha é feita por mim e são escolhidos dois ritmistas de cada escola do Grupo Especial, além de quatro ritmistas que chamamos de especiais. Atualmente somente o Marcelo Guimarães está cantando, mas vamos colocar no show o Igor Sorriso, da São Clemente, e o Serginho Gamma, do carro de som da Unidos da Tijuca. O objetivo é levar ao público canções que exaltem o samba e a nossa cultura.
Durante as músicas, um seleto time de artistas da folia se reveza no palco: Serginho do Pandeiro, Maria Helena, Valci Pelé,
Depois, foi a vez da Beija-Flor de Nilópolis com mais de 70 integrantes fantasiados subir ao palco e conquistar o público com seus sambas antológicos. A festa teve fim com o já tradicional desfile pelas avenidas da Cidade do Samba, quando todos os presentes são convidados para se misturarem aos artistas do espetáculo.
A avaliação da primeira noite do espetáculo é positiva, não só pela organização impecável e produção perfeita, mas pela aula de cultura nacional e carnavalesca que os visitantes recebem. De negativo, apenas a presença de poucos sambas-enredo no repertório do show principal, talvez algo proposital, já que em todos os espetáculos até o Carnaval 2012 uma escola de samba será convidada. O diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, avaliou a estreia do show ‘Eu sou o samba’.
- É uma noite muito feliz. O espetáculo está maravilhoso e remodelado brilhantemente pelas mãos do Carlinhos de Jesus. Tenho certeza que quem virá á Cidade do Samba não se decepcionará. É uma viagem pelo carnaval carioca feito por quem é artista da festa na Marquês de Sapucaí, isso é o principal - afirmou ele, que reafirmou o início dos ensaios técnicos para o dia 08 de janeiro, com a lavagem do Sambódromo e o ensaio da Beija-Flor de Nilópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário