O Carnaval 2012 vai se aproximando e os amantes da maior manifestação
cultural do Planeta ganharão mais uma opção de entretenimento nas noites
de sábado. A ‘Copa do Samba’, competição entre as 13 agremiações do
Grupo Especial, terá o seu pontapé inicial a partir das 19h deste
sábado, dentro do programa ‘Show de Bola’ da Radio Tupi. Idealizado e
comandado por Eugênio Leal, a atração premiará com um troféu a escola
campeã durante festa de entrega do Prêmio Tupi Carnaval Total, que
acontecerá após o Carnaval 2012 e consagrará os melhores do próximo
carnaval segundo avaliação do júri da Radio Tupi.
- A ideia é fazer uma grande confraternização entre as escolas de
samba. Independente do resultado, as pessoas vem aqui, brincam,
confraternizam e saem muito felizes, ansiosas pela próxima fase da
competição. O jogo consiste em alguns tipos de perguntas que precisam
ser respondidas corretamente pelos integrantes das agremiações. Tem
perguntas diretas, múltipla escolha, palavras cruzadas e o ponto alto,
quando damos quatro versos de determinado samba da escola e as pessoas
precisam cantar essa parte com a melodia correta. Tem gente que inventa,
canta errado, é muito divertido. É a segunda maior competição entre
escolas de samba. A primeira, é o próprio carnaval(risos) – explicou
Eugênio.
No ano passado, uma gincana em moldes parecidos já havia sido
organizada no próprio programa ‘Show de Bola’, mas Eugênio explica a
diferença.
- No ano passado não havia fases de disputa. As escolas vinham aqui e
participavam apenas uma vez. Agora não, tem a primeira fase, semifinal e
final, que acontecerá no dia 11 de fevereiro, uma semana antes do
carnaval. Acho importante premiarmos as escolas com o troféu. Além de
ser uma homenagem, é a forma que temos de exaltar quem valoriza e
preserva a sua própria história, já que as perguntas tem como conteúdo a
própria história da agremiação em questão.
Outro ponto de destaque é a presença dos ritmistas de cada escola de
samba, que se apresentarão ao lado dos intérpretes oficiais e
integrantes do carro de som das agremiações. O primeiro confronto da
‘Copa do Samba’ reunirá São Clemente, Renascer de Jacarepaguá e
Imperatriz Leopoldinense, que brigarão pela primeira vaga na semifinal.
Vale a pena conferir, é das 19h às 22h, na Radio Tupi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário