quarta-feira, 30 de maio de 2012

Noveleiro, Igor Sorriso busca evoluir ainda mais





 
Uma das unanimidades do Carnaval 2012 foi o ótimo rendimento do jovem Igor Sorriso no desfile da São Clemente. Apesar das diversas premiações e elogios recebidos nos últimos meses, ele não se envaidece e garante que ainda precisa evoluir bastante para alcançar o nível desejado.

- A intenção é sempre buscar a evolução, melhorar cada vez mais. O mundo do samba é muito instável, hoje vocês está bem e amanhã já está mal. Espero que em 2013 eu consiga manter o nível de 2012.

Outro desafio de Igor Sorriso no próximo carnaval será cantar como intérprete oficial pela primeira vez no carnaval paulistano. Após dois carnavais integrando o carro de som da Mocidade Alegre, que tem Clóvis Pê como intérprete oficial, ele foi contratado pela Acadêmicos do Tucuruvi e defenderá a agremiação da Cantareira. Igor encara o desafio com o conhecido bom humor.

- Eu acho que será produtivo. Uma experiência nova que vai me fazer evoluir ainda mais. Tenho que agradecer por essa oportunidade. Até brinco com os meus amigos: em 2013, terei duas oportunidades para mandar bem – afirmou ele com um largo sorriso no rosto.

Já na São Clemente, em 2013, Igor dará voz ao samba que contará a história da teledramaturgia brasileira. O intérprete está bastante animado com o tema 'Horário Nobre', que será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, e considera-se um noveleiro de marca maior.



- Sou noveleiro sim. Adorei esse enredo. Aliás, não perco um capítulo de Avenida Brasil – disse, citando a novela das nove da TV Globo.

Thiago Mendonça é promovido a primeiro mestre-sala da Renascer de Jacarepaguá





 
Depois de ser destacar no desfile da Difícil é o Nome no Carnaval 2012, o mestre-sala Thiago Mendonça formará par com a porta-bandeira Jéssica na Renascer de Jacarepaguá em 2013. Thiago já era integrante da Renascer, formava o segundo casal com a porta-bandeira Amanda Poblete, que se transferiu para o Paraíso do Tuiuti. Ele substituirá o mestre-sala Fábio Júnior, que dançava com Jéssica desde 2009.

Gusttavo Clarão viaja para a França e pode trazer enredo da Viradouro na bagagem





 
O presidente da Unidos do Viradouro, Gusttavo Clarão, viajou para a França esta semana e pode trazer na bagagem o enredo da agremiação de Niterói para o Carnaval 2013. O dirigente foi procurado por empresários de uma vinícola de Bento Gonçalves, cidade do Rio Grande do Sul, que em parceria com uma outra vinícola da região conhecida como Vale do Champagne, no norte da França, produziram a edição especial de um espumante. A história serviria como nicho para a Vermelho e Branco de Niterói falar sobre as origens da região de Champagne, na França.

O carnavalesco Max Lopes confirmou a viagem de Gusttavo ao território francês, mas confessou saber pouca coisa sobre o possível enredo.

- Eu não sei direito o que está acontecendo, mas ele está lá sim. Estou ansioso para saber. Só sei que a coisa começa lá. O presidente deve chegar ainda esta semana e vamos conversar – disse Max.

  A imprensa apurou que além desta, existe a possibilidade de um enredo sobre a ecologia, proposto por Max Lopes. Até então, porém, o tema não conta com um patrocínio, fator primordial, já que a escola atravessa crise financeira.

Moacyr Barreto é o novo diretor de Carnaval da Lierj





 
A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro já tem um novo responsável pela direção de Carnaval da entidade. Trata-se do professor Moacyr Barreto, profissional com larga experiência no samba e na folia carioca. O presidente da Lierj, Déo Pessoa, comemorou a chegada de mais um membro de credibilidade para a equipe.

"O departamento de Carnaval é um setor muito importante na estrutura da instituição. A chegada do Moacyr dará tranquilidade na continuidade do trabalho", disse Déo.

Já o novo diretor de Carnaval promete muito esforço em prol das agremiações.

"Foi uma honra receber o convite, pois acredito que os grupos A e B podem apresentar belos espetáculos. Confio na força do carnaval como parte da nossa cultura, que a cada dia integra uma grande indústria e oferece diversas possibilidades de inclusão social em sua cadeia produtiva", afirmou Moacyr.

O dirigente também ressaltou como pretende atuar.

"O papel primordial da direção de Carnaval é agir operacionalmente para facilitar o trabalho das direções de Carnaval e presidências das escolas".

 

Pérola Negra: Auto da Comparecida é tema para próximo desfile



Foto: Divulgação"O espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta: O Auto da Compadecida".
Este é o título do enredo da escola da Vila Madalena para o Carnaval de 2013.
Pelo quinto ano consecutivo, o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado. Empolgado, o artista revela estar preparando o desfile mais importante da história da escola.
"Acho que sou a pessoa mais feliz do mundo pois trabalho numa escola onde as palavras de ordem são: a liberdade e o respeito. Estou envolvido no Carnaval há vinte e cinco anos. Enfrentei momentos difíceis e tive até vontade de parar por achar que não tinha futuro. Porém completará cinco anos que fui contratado pela Pérola Negra, e nestes últimos anos, cresci como profissional e como pessoa, amparado pela amizade que fiz e pelo espírito de união tão presente nesta diretoria. Obrigado mais uma fez Negão por acreditar em meu trabalho. Farei com a mesma paixão que entrei e como o amor que adquirir por nossa escola assim que entrei. Rumo ao título e ao mais importante desfile na nossa história. Obrigado minha escola."
Considerado pelos sambistas como um dos melhores carnavalescos da atualidade, André apresenta nesta sexta-feira, a sinopse do tema em homenagem a obra de Ariano Suassuna, escrita em 1955.
Marcado para às 20h, o encontro acontecerá na sede social da Pérola e reunirá todos os compositores interessados em participar do concurso para escolha do samba.
Para participar das eliminatórias, não é necessário já fazer parte da ala de compositores da agremiação. A quadra da Pérola Negra fica na Rua Girassol, 51 na Vila Madalena.
Após ser rebaixada para o grupo de acesso do próximo ano, a Pérola Negra foca todas as suas atenções nos preparativos para a conquista do campeonato do grupo de acesso e retorno ao grupo de elite da folia paulistana.
Além de continuar com os trabalhos do carnavalesco André Machado, a diretoria da "Jóia Rara do Samba" manteve praticamente todo o seu elenco para o Carnaval de 2013.
Douglinhas Aguiar, voz da escola desde 2007, continuará com o microfone principal da entidade. Além do casal de mestre-sala e porta-bandeira, André e Gisa, quem também acertou renovação de contrato foi o mestre de bateria Bola e o coreógrafo da comissão de frente Oyama Queiroz.

Leandro de Itaquera define data para apresentar carnavalesco e enredo



Foto: SPTurisTerceira colocada no desfile do grupo de acesso da folia paulistana de 2012, a tradicional Leandro de Itaquera anuncia a
data oficial da apresentação do enredo para o próximo Carnaval.
No próximo dia 17 de junho, a partir das 18h, a escola abre as portas de sua quadra para realizar o primeiro evento aberto ao público visando o próximo desfile.
Na ocasião, além da participação da "Majestosa Bateria" e da presença de representantes de diversos segmentos, a diretoria irá apresentar para a comunidade o carnavalesco Rodrigo Cadete, artista recém contratado para desenvolver o tema que também será anunciado durante a festa.
Considerada como uma das mais tradicionais agremiações da cidade, a vermelho e branca da zona leste já trabalha para reconquistar uma posição de destaque entre as grandes escolas da elite do samba paulistano.

Com 179,3 pontos na classificação final, a Leandro de Itaquera conquistou a mesma pontuação que a Acadêmicos do Tatuapé no Carnaval de 2012, no entanto, ficou na terceira colocação devido aos critérios de desempate.
No próximo ano, a escola comandada por Leandro Alves Martins desfilará pelo grupo de acesso no domingo, dia 10 de fevereiro no sambódromo do Anhembi.

A quadra social da Leandro de Itaquera fica na Rua Ademir Roldan, 82 em Itaquera

Fábrica do Samba: confira imagens das obras



Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD
Foto: Raul Machado - SRZD

Combinados de Sapopembra: confira a logomarca do enredo 2013



Foto: DivulgaçãoQuinta colocada no desfile do grupo 2 da folia paulistana de 2012, a escola de samba Combinados de Sapopemba já trabalha rumo ao seu próximo desfile.
Através da omprensa, a escola divulga a logomarca oficial do enredo para o próximo ano.
Com desenvolvimento do carnavalesco Léo Santos, tema da agremiação da zona leste da cidade tem como título oficial:

"Viva o esplendor do verde da vida".
Desde a sua fundação, a vermelho, verde, preto e branca mantém a tradição de escolher como enredo, homenagens ou abordagens ligadas a cultura.
Breve a diretoria irá anunciar mais novidades, entre elas, a equipe que irá conduzir as atividades e o calendário com os próximos eventos e ações.

Agora é oficial: Vila homenageia o homem do campo



Foto: DivulgaçãoPara alegria dos torcedores da escola de Noel, a Unidos de Vila Isabel confirmou o enredo que levará para a Sapucaí no Carnaval 2013. O presidente da agremiação, Wilsinho, contou ao SRZD-Carnaval que a azul e branca contará a exaltação do homem do campo brasileiro. Será um enredo que 'exalta o Brasil, o celeiro agrícola'.
Como já havia sido noticiado, rumores apontavam a Vila para um enredo cultural ligado ao Brasil. No entanto, o desencontro de informações (e boatos) confundiram um pouco a cabeça do sambista. Vamos aos fatos: a sinopse do enredo está sendo desenvolvida ainda, a mesma não possui título, e a carnavalesca Rosa Magalhães e sua equipe irão viajar dentro de poucos dias pelas regiões Sul e Centro-Oeste para arrematar a sinopse e incorporar o texto-base, que já está pronto.
"A pedido do patrocinador, a Rosa e o Alex Varella vão dar uma caminhada pelo interior do Brasil. O grande lance deste enredo é que o patrocinador pediu para não expor a sua marca, como é marca da Vila Isabel", disse Wilsinho.
Foto: DivulgaçãoComo o presidente disse, a empresa patrocinadora não quer expor nenhum produto seu ou seu nome. Ela é uma gigante que está em tudo quanto é lugar, de acordo com o presidente. (Dica: não é uma empresa no ramo alimentício!) A empresa pediu também que o enredo fosse desenvolvido por Rosa.
"A gente vai mostrar uma homenagem ao agricultor, ao homem do campo. Vamos mostrar a cultura, as danças, as festas, a religiosidade, a cultura mesmo. A Rosa está muito feliz, ela adora falar de Brasil e tem um know-how (conhecimento) para isso. Como não vai ter exposição da marca, ela terá total liberdade na maneira de desenvolver o enredo", contou.
O enredo sendo desenvolvido não é preocupação para Wilsinho. Ele (e sua equipe) já tem tudo esquematizado até às eliminatórias de samba.
"Não estou com pressa, não. Carnaval é só em fevereiro. Em 20 dias, vai ter o lançamento do enredo num restaurante da Zona Sul e, quero, em julho, divulgar a sinopse pronta para os compositores. Na minha opinião, não gosto de divulgar um tempão antes da disputa começar. Isso dá para os compositores ficarem mexendo e mexendo. Quero divulgar apenas uns 40 dias antes para não acontecer isso", declarou.

Selminha Sorriso celebra aniversário agradecendo à vida



Foto: SRZDNo dia do seu aniversário, a porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópólis, Selminha Sorriso, conversou com a imprensa de uma forma emocionada e que agradecia à escola,à familia, aos amigos e, claro, a Deus e seus guias espirituais. Ela, que almoçou num restaurante com sua melhor amiga que também aniversaria nesta quarta-feira, declarou que se sentia rica com tanta graça em sua vida.
"Estou muito feliz. Devo esse caminho de incentivo aos meus amigos, à minha família, ao meu filho, e a beija-Flor. Almocei hoje com minha amiga e ela disse que a gente é rica. Nós tivemos uma infãncia difícil, fomos meninas de comunidade. Mas por ser uma pessoa dedicada, trabalhadora, que respeita o semelhante, que é cordial, e trata a todos com muito carinho, é maravilhoso", disse.
Selminha que, não parou de receber ligações de pessoas amigas e conhecidas, inclusive de membros da agremialção, relatou que depois que começou a trabalhar com crianças na Beija-Flor, sua vida mudou ainda mais. E para melhor.
"Eu não me acomodo. Como pessoa, como profissional, eu busco sempre mais, busco sempre o melhor de mim. R ainda não pude ligar para o Laíla, pois ele está em Minas Gerais, mas quero muito falar para ele 'Muito obrigada!'. Foi ele quem me deu o presente de trabalhar com as crianças na Beija-Flor. Lá é minha casa, meu quintal, é meu solo sagrado", contou.
A porta-bandeira revelou ainda que desde o momento em que acordou, tudo conspirou para o dia ser belo e maravilhoso.
"Eu preciso de dinheiro para sobreviver. Mas o que eu recebo hoje, de carinho, de respeito de todos, eu quero continuar recebendo muito mais no futuro. Eu adoro fazer aniversário. Eu pareço uma criança (risos)", concluiu.

2013: ex-BBB Laisa será musa da Grande Rio


Foto: divulgaçãoA ex-BBB que deu o que falar na última edição do reality show da TV Globo e ainda fez um intercâmbio no Big Brother da Espanha, Laisa foi convidada pelo presidente de honra da Acadêmicos do Grande Rio, Jayder Soares, para ser musa da escola no Carnaval 2013.
Ela foi convidada na noite desta terça-feira, 29 de maio, na festa de lançamento do DVD do cantor Latino, no qual participou do clipe junto com o cantor na canção "In love".
Segundo ela, em 2013, virá como destaque de chão e já vai passar no barracão da agremiação para tirar as medidas da fantasia, mesmo ainda faltando oito meses para a festa.

Salgueiro enredo 2013: 'já batemos o martelo', diz Dudu Azevedo


Foto:DivulgaçãoO caldeirão está prestes a ferver. O Salgueiro já tem definido o enredo para o Carnaval 2013. Em conversa com a imprensa, o diretor Dudu Azevedo confirmou a informação, porém o tema ainda não pode ser divulgado.

"Já batemos o martelo. O enredo foi definido e a decisão foi consenso da presidência, diretoria e todos os envolvidos. idependente de patrocínio, está tudo acertado. Tudo será definido no máximo até o dia 18 de junho", comentou.

O diretor de carnaval fez questão de elogiar o trabalho da presidente Regina Celi à frente da agremiação.

"Nossa presidente nos levou para o desfile das campeãs nos últimos cinco anos e no próximo ano não será diferente, pois vamos brigar pelo título", finalizou.

Carnaval 2013: Nova Geração do Estácio de Sá define enredo



A escola mirim da escola Estácio de Sá, Nova Geração do Estácio de Sá, já definiu o enredo para desfilar no Carnaval 2013: origamis, arte milenar oriental de manipular pedaços de papeis. Desenvolvido pelo designer Levi Cintra, que já passou pela Estrelinha da Mocidade, dentre outras, o tema abordará um trabalho educativo onde também se brinca.
Confira a sinopse:

Dobrando, desdobrando e brincando - Origami (Poesia em papel)

Numa folha de papel, algo simples e normal
Se transforma, ganha vida
De uma forma natural...
Dobra, desdobra-se
Esta arte que de longe veio
Ensina e enche os olhos de fantasia e alegria...

Arte japonesa antiga
Repleta de tradições e historias
Que encantaram gerações
Suas dificuldades e complexidades
Fez a arte de dobrar papel, se torna algo de
importância quase sobrenatural...

Esta arte nos faz sonhar
Que vinca a vida
Como uma cortina aberta,
E os dedos cheios de canduras desdobra-se em sorrisos
Pela pura inocência de fazer pensamentos voar...

Voar num infinito de formas
Fazer navios, leques, aviões de papeis
Misturar figuras simples e complexas
Tirar das mãos formas do coração
Vincar com criatividade e atenção
Dobrar, desdobrar, vincar, apertar com ternura,
Deslizar pelo papel suavemente
Para criar alegria, magia em pedaços de papeis...

Numa criatividade emocional, misturando cores,
Posso transforma num lindo carnaval
E acrescentando ao carnaval esta arte japonesa,
Fico encantado com tamanha beleza
Papel pintado, colorido, amassado e reciclado...

Posso utilizar tantas cores para confeccionar,
Animais, flores e objetos
Deixo a imaginação fluir e vejo
Um lindo avião voar
Ou um lindo balão vermelho riscar o céu...

A arte criativa dos origamistas,
Transforma-se em presente para os olhos e mente
E se desdobra-se em puro amor...

Com apenas algumas dobras
Desenvolvo minha criatividade e auxílio meu aprendizado
Arte origami transforma meu intelectual, simples assim
Com apenas um pedaço de papel...

E neste carnaval sigo a macha do soldado de papel
Jogando no ar minhas ideias dobradas no papel
Que hoje não será apenas confetes e serpentinas
Mais sim arte origami feitos por crianças...

É o morro do São Carlos,
Hoje faz seu carnaval brincando com um pedacinho de papel
Se desdobra sua arte na Marques da Sapucaí
Mostrando sua arte, além de sambar também saber brincar de dobrar...

Hoje é o dia de brincar
E de novo virar criança
Neste mundo de ilusão
Dá vida ao papel...

E a Nova Geração,
Abre seu leque e ensinar que brincar
Também se aprende a viver
Livres como folhas de papeis
Mostramos nosso carnaval
Colorido e feito a mão
Arte origami hoje desbrobra-se no meu pavilhão
E que todos brinquem e aprenda no carnaval da
Nova Geração!


Carnavalesco: Levi Cintra
Revisão de texto: Leonardo Catta Preta

Grande Rio 2013: sai Wantuir, fica Emerson Dias



A Acadêmicos do Grande Rio alterou um pouco o seu carro de som rumo ao Carnaval 2013. Wantuir, que estava há 4 anos na escola não mais divide a primeira voz da agremiação. Quem assume sozinho é Emerson Dias, que está na escola há 12 anos e meio. Em conversa com a imprensa, o presidente Edson Alexandre e com a nova primeira voz, Emerson Dias, mostraram que estão confiantes para que a escola seja campeã no ano que vem. Já o intérprete Wantuir disse que não irá se pronunciar até resolver todo o caso.
O presidente Edson Alexandre disse que a saída do Wantuir, que estava na casa há quatro anos, estava sendo estudada há algum tempo. A vinda do Emerson para dividir o vocal com Wantuir no Carnaval 2012 foi um teste, cenário que se repetiria no Carnaval 2013 também.
"O Wantuir está fazendo um monte de shows, está se dedicando mais à carreira. Não posso impedir dele crescer. Wantuir é um cara bom, nunca se atrasou, sempre se apresentou. A gente achou por bem em deixar ele ir. Ele vai ter uma vida melhor agora. A Grande Rio é uma escola que prestigia a comunidade", disse o presidente.
E, pela tricolor de Caxias prestigiar a comunidade, Emerson ganhou o posto que não esperava. O intérprete está lá há 12 anos e meio.
"Já dividi a responsabilidade com o Wantuir neste ano e dividiria com ele de novo no Carnaval 2013. Com o seu afastamento, a responsabilidade só aumentou (risos). Tenho muito que aghradecer pela confiança do meu trabalho ao presidente Edson, ao presidente de honra, Jayder, à comunidade. Eu tinha o Wantuir como protetor, mas agora vou ter que encarar esta tarefa sozinho e estou muito confiante", declarou.
 Procurado, Wantuir disse que ainda não era hora para se pronunciar sobre o caso.
"Na verdade, a gente está batendo um papo. É meio dificil. Esse caso envolve outras questões, tem muita gente relacionada. Vou ficar na minha, por enquanto. Depois que eu conversar com a diretoria e com as pessoas envolvidas, eu vou procurar o Sidney Rezende para conceder uma exclusiva. Pode ter certeza", argumentou.

Intérprete Wantuir não defenderá a Grande Rio no Carnaval de 2013



FOTO: Ricardo AlmeidaO intérprete Wantuir não faz mais parte da equipe da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. Ele, que por 4 anos consecutivos defendeu as cores da tricolor de Caxias, entoando os hinos oficiais da agremiação, foi afastado para dar prioridade à sua carreira solo.
Segundo o presidente da Grande Rio, Edson Alexandre, a atitude é para permitir que o cantor se dedique mais ao seu disco. Para o lugar de Wantuir, a escola contratou o técnico de telecomunicações, Emerson Dias.
"Efetivamente, pouca coisa muda com a minha chegada ao cargo de intérprete oficial. O que muda mais é o foco. Antes, cantava para dar sustentação ao cantor oficial e aos quatro mil componentes. Agora, canto das duas formas", explicou Emerson.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sorriso Maroto na quadra da Grande Rio



No próximo domingo, a partir das 17h, o grupo Sorriso Maroto vai agitar a quadra da Acadêmicos do Grande Rio com seu mais recente sucesso "Ai ai ai assim você mata o papai", dentre outros. Atualmente, o grupo que começou na zona Norte, já conta com 4 CDs e cinco DVDs.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da quadra ou através do telefone 2653-8231. O valor é de R$20.
Serviço:
Show Sorriso Maroto
Quadra Grande Rio, que fica na Rua Wallace Soares 5 e 6, Centro de Duque de Caxias. Ao lado da Rodoviária de Caxias
Data: 3 de Junho, Domingo
Horário: 17h
Classificação: 13 anos
Ingressos e aluguel de camarotes: Maiores informações: 2653-8231.

Veja as fotos da entrega da sinopse da Portela








Carnaval 2013: União da Ilha promove grande festa para lançar enredo



Foto: DivulgaçãoA União da Ilha do Governador vai realizar uma grande festa neste sábado, 2 de junho, para lançar oficialmente o enredo para o Carnaval 2013, quando levará para a Sapucaí as famosas obras do escritor Vinícius de Moraes.
Denominado "Uma noite com Vinícius", o evento vai contar com shows e a presença do poetinha Vinícius de Moraes, que será o grande homenageado pela escola insulana.
Durante o evento, os compositores receberão a sinopse do enredo.
"Vinícius, no plural. Paixão, poesia e carnaval" é o título do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2013.

Velha-Guarda da Portela convida Dudu Nobre e Galocantô na feijoada deste sábado



foto:divulgação
A escola de samba Portela promoverá, neste sábado, 2 de junho, sua tradicional feijoada com convidados para lá de especiais. A Velha-Guarda da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira convidará o cantor Dudu Nobre e o grupo Galocantô, para colocar a comunidade portelense para sambar.
O evento, que iniciará às 13h, será realizado na quadra da agremiação e contará ainda com a presença de todos os segmentos da escola. Os ingressos serão vendidos por R$ 15 e o prato de feijoada sairá pelo mesmo valor. Vale lembrar que a classificação é livre.
O endereço do Portelão é rua Clara Nunes, número 81, Madureira.

Salgueiro recebe Beija-Flor e Vila Isabel no próximo ensaio



foto:divulgaçãoA escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, atual vice-campeã do Carnaval carioca, receberá as co-irmãs Beija-Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel no ensaio deste sábado, 2 de junho, na Academia do Samba.
O evento comecará às 22h, e terá também a participação da bateria Furiosa, sob o comando de mestre Marcão, além dos intérpretes oficiais da escola, Quinho, Leonardo Bessa e Serginho do Porto.
Os ingressos custarão R$ 10. O endereço da quadra da agremiação é rua Silva Teles, número 104, Andaraí.

Salgueiro 2013: assessoria nega saída de Viviane Araújo



Nesta terça-feira, 29 de maio, o reality show da TV Record, "A Fazenda", pode estrear com uma rainha de bateria de escola do Grupo Especial do Rio: Viviane Araújo. A lista, que ainda não saiu com os nomes confirmados, pode conter o nome da morena.
Como de costume, ao ver o nome de Viviane como suposta participante do programa, já começaram a pipocar os boatos e dúvidas se a mesma iria deixar o posto no Salgueiro. Por isso, a imprensa procurou sua assessoria para checar a situação da rainha de bateria.
É tudo mentira! Viviane continua no cargo. Caso vá para o programa realmente, seu confinamento não será problema para a escola. Afinal, Viviane já se ausentou durante um mês em outra oportunidade (quando foi morar com o atual noivo e jogador Radamés, em Dubai, quando este jogava para o time Al-Jazira) e não deixou o cargo.
A presidente da escola, Regina Celi, já disse várias vezes, em outras ocasiões, que Viviane seria sua rainha enquanto fosse presidente. A não ser que Viviane não quisesse.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Richard Wagner pode ser enredo da Unidos da Tijuca





 
O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, desconversou quando perguntado sobre a possibilidade de o enredo da escola para o Carnaval 2013 ser o maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, Richard Wagner. O dirigente brincou com a informação de que uma comitiva da escola teria ido até ao país europeu

- Por enquanto não tem nada confirmado... Estive na Alemanha nas férias sim. Fui lá tomar uma cervejinha(risos). Fui na França também, mas ninguém da escola foi para a Alemanha com a chancela da Tijuca. Se nas férias, eles(departamento de marketing) foram para lá eu não sei.

As composições de Richard Wagner se notabilizam pelas texturas complexas e pelo uso do Leimotiv, uma técnica de composição que consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera relacionada a uma personagem ou a um assunto

Magia do baralho embalará desfile da Independente em 2013



Foto: DivulgaçãoVice-campeã do grupo 3 em 2012, a escola de samba Independente já trabalha em ritmo acelerado rumo ao próximo Carnaval.
Por conseguir o acesso para o grupo 2, a agremiação tricolor já tem posição definida para o seu desfile.
Comandada por Alessandro Oliveira, a Independente será a segunda a se apresentar no bairro do Ipiranga, zona sul da cidade no domingo, 10 de fevereiro.
Para dar mais um show na avenida e subir mais um degrau na folia paulistana, a diretoria da agremiação promete não medir esforços para realizar um grande Carnaval.
"Buscaremos em 2013 um resultado ainda melhor. Tudo esta sendo pensado com carinho e estratégia. Sabemos que uma escola tem que ousar e buscar a todo custo o comprometimento dos componentes e um esforço conjunto para apresentar um bom trabalho. No último Carnaval, nosso carnavalesco ousou, fez a diferença e o resultado foi alcançado, por isso pensamos bem e entendemos que podemos mais. Construímos uma equipe sólida e eficaz e vamos buscar mais uma vitória", afirmou o presidente da entidade.
Um Carnaval rico em imagens e com a participação de uma comissão que dará estrutura e maior suporte a construção de mais um sonho.
Com estes atrativos, a Independente levará para a passarela do samba o enredo "No Carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: A magia do baralho no tabuleiro da vida".
Responsável pelo desenvolvimento do enredo pelo segundo ano consecutivo, o carnavalesco Fabio Gouveia afirma que a escola se estruturou e está ainda mais forte para lutar por mais um campeonato.
 
Foto: Acervo Pessoal - Fabio Gouveia"A Independente se tornou para mim mais que a casa onde trabalho, se tornou uma grande família. Tudo o que foi feito de bom no último ano será ainda mais produtivo neste Carnaval que se inicia. O enredo escolhido nos dará a possibilidade de viajar e se entregar a imaginação de corpo e alma. Mesmo desfilando no Carnaval de rua pela Uesp sonhamos alto. Quem conferiu o nosso desfile sabe que o nosso Carnaval é feito para o povo e o espetáculo é maior ainda por que pensamos, além de tudo, em fazer a diferença com desfiles completos e dinâmicos. Queremos sempre apresentar um trabalho com a marca do bom gosto e refinamento do sambódromo. Este ano contei com o apoio de Rodney William Eugênio escritor e sociólogo para construir este maravilhoso enredo que conta também com a assessoria de Rodrigo Camargo", afirma o carnavalesco.
Breve a diretoria da Independente informará como funcionará o concurso para escolha do samba-enredo.

Independente: confira a sinopse para o Carnaval de 2013



Foto: Divulgação
Enredo: No Carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: a magia do baralho no tabuleiro da vida.
Mergulhar no universo mágico das cartas, transformando a passarela do samba num imenso tabuleiro a ser percorrido rumo à vitória de nossos sonhos.
No jogo da vida, a sedução do poder, a magia do azar, a arte de imaginar, o dom de iludir. Passado, presente e o futuro nas cartas.
Personagens que mudam a História, naipes que determinam as classes sociais. Realeza, nobreza, clero e plebe lançados à sorte dos magos, às maldições dos ciganos, aos riscos do incerto. Parece xadrez, mas qualquer semelhança não é mera coincidência. É a vida no tabuleiro, convidando para seu jogo de sorte e azar, prevendo o futuro, conhecendo o passado. É a Independente dando as cartas da alegria, convidando a um mundo encantado, no qual a imaginação conduz a tempos distantes, à sombra e à luz. As cartas estão na mesa; a sorte está lançada. Que vença o melhor jogador...
Sinopse
O tabuleiro será o lugar de encontro entre duas antigas formas de brincar: o carnaval e os jogos de cartas, intervalos de prazer no cotidiano. Leva-nos a um mundo de fantasia, conquista e sedução. Numa empolgante partida, a Independente desenha um percurso em que as cartas do baralho serão alas e alegorias. Enfrente o desafio de vivenciar em cada fase algumas das múltiplas faces do homem, no prazer de correr riscos, prever o futuro, traçar estratégias e ultrapassar limites, desvendar, competir e iludir.
O jogo de cartas é um ato tão antigo que é impossível determinar sua origem. Contudo, egípcios, árabes, hindus e outros povos do Oriente Médio estão entre os mais prováveis criadores da sociedade do baralho. Os chineses certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas do baralho, conduzindo-as numa incrível odisseia. O baralho inspirou os mais variados jogos, mas a inventividade humana não tem limites! Para definir nosso ponto de partida, chegamos à Europa, de onde as cartas do baralho se popularizaram.
Da Espanha vem o nome dos naipes: Paus, Espada, Ouro, Copas; da França, os símbolos gráficos; da Inglaterra os grandes personagens: Rei (King), Rainha (Queen) e Valete (Jack). Na busca de especiarias, portugueses e espanhóis levaram e trouxeram novidades para as cartas do baralho. A Idade das Trevas, foi o cenário da magia no sortilégio de ciganos e magos e na perseguição da santa inquisição.
Com a expansão dos povos os jogos passaram a ser difundidos. Em meio a Idade Média, com o fim do período das trevas, veio o renascimento, traduzindo em suas luzes as novas formas do baralho, que são conhecidas até hoje.
A trajetória do baralho e dos jogos de cartas atravessou os mundos, entre o real e o imaginário, onde viver é brincar, viajar e se iludir num mundo de maravilhas, sonhar e se encantar com as faces do faz de conta, se apaixonar com o mágico em noite de abracadabra. Como não se iludir e não se deixar levar nesta magia de alma e coração.
O mesmo homem que sonha e se ilude, também busca nas cartas a ajuda dos deuses para entender os mistérios da vida, a casa do tarô dá o direito de compreender o passado, interferir no presente e conhecer o futuro. Os sonhos de vida melhor e riquezas se materializam nas mãos das ciganas, mobilizam multidões, transformam o mundo inteiro em imensas torcidas, unidas pela vontade de vencer na vida.
E se jogar causa euforia também prende nossa atenção, lançamos as cartas na mesa, somos arrastados pelo anseio de torcer, de ser campeão, vestimos a camisa e cantamos numa só voz: virar o jogo, levar a escola e fazer parte da conquista na virada. A passarela é tabuleiro, jogador é folião, o hino é o samba. No carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: A magia do baralho no tabuleiro da vida. Prepare-se e tente nos vencer, embaralhe as cartas e boa sorte.
Pesquisa e roteiro: Rodney William Eugênio
Carnavalesco: Fábio Antônio Gouveia

Nenê de Vila Matilde falará sobre igualdade no Carnaval de 2013



Foto: Raul Machado - SRZDAtual campeã do grupo de acesso da folia paulistana e com a responsabilidade de abrir a segunda noite de desfiles do Carnaval de 2013, a tradicional Nenê de Vila Matilde já tem enredo definido.
A divulgação do tema foi feita através do site oficial da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, Sepromi.
Segundo nota do portal, o tema do enredo da 'Águia Guerreira' da zona leste será sobre a igualdade.
O tema foi definido pela comissão de Carnaval da agremiação que lutará pelo seu décimo segundo título do Carnaval de São Paulo. Entre os parceiros do enredo de 2013, estão o Governo do Estado da Bahia e a banda Olodum.
A abordagem do enredo começa com a Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana, movimento popular que lutou pela emancipação da colônia e pela abolição da escravatura em 1798, e que foi liderado por quatro mártires negros.
O acontecimento histórico escolhido foi o tema do Novembro Negro 2012, campanha estadual do governo da Bahia, realizada através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial durante o mês da consciência negra.
"Para o Governo da Bahia, em nome do governador Jacques Wagner, e para mim em particular, é uma satisfação muito grande saber que uma instituição tão importante como a Nenê de Vila Matilde irá falar sobre esse tema no Carnaval de São Paulo, que tem alcance nacional e internacional. Com certeza, será um grande apoio para nossa luta por igualdade de oportunidade a todos", comenta o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Elias Sampaio.
O anúncio do enredo foi feito pelo presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade. "Estamos em um momento especial, crescendo a cada dia. Vamos precisar da união de todos para levar esse tema à avenida com muita alegria para lutarmos pelo título novamente", afirma.
No mês passado, em entrevista especial a imprensa, o carnavalesco Eduardo Caetano, membro da comissão de Carnaval da Nenê, comentou escolha do enredo.
"Só posso dizer que é um assunto atual, moderno, polêmico e que está sendo bastante discutido na mídia últimamente", relatou Eduardo Caetano.
Apesar da publicação no site da Sepromi, a assessoria da escola áinda não confirmou o tema em seus canais oficiais na internet. O anúncio oficial acontecerá com festa na quadra social da entidade na noite do próximo dia 9.
A Nenê de Vila Matilde será a primeira a desfilar na segunda noite de desfiles no sambódromo do Anhembi em 2013.
A escola abre a folia no sábado de Carnaval, dia 9 de fevereiro, por volta das 22h.

Carnaval SP: escolas do grupo especial já têm dia de desfile definido



Foto: SPTurisEm reunião realizada ontem na sede da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, os presidentes das agremiações do grupo de elite da folia paulistana decidiram os dias em que suas escolas irão desfilar no próximo ano.
Devido ao regulamento, algumas posições já estavam definidas.
A vice-campeã do segundo grupo de 2012, a Acadêmicos do Tatuapé terá a responsabilidade de abrir o Carnaval na sexta-feira, dia 8 de fevereiro. A grande campeã do acesso, Nenê de Vila Matilde irá abrir a segunda noite.
Águia de Ouro e Império de Casa Verde são as agremiações que irão encerrar as apresentações do grupo de elite. A grande campeã Mocidade Alegre terá o direito de escolher sua posição de desfile.
Segundo o artigo 47 do regulamento, o sorteio para definir a ordem oficial de desfiles do Carnaval de 2013 será realizado no mês de junho de 2012, conforme critério a ser estabelecido oportunamente e em local a definir.
Confira a configuração parcial
Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
1ª - 23h15 - Acadêmicos do Tatuapé

2ª - 00h25 -

3ª - 01h35 -

4ª - 02h45 -

5ª - 03h44 -

6ª - 04h55 -

7ª -  06h05 - Águia de Ouro

* Irão participar do sorteio: Rosas de Ouro, Vai Vai, Mancha Verde, X-9 Paulistana e Dragões da Real.
Sábado, 9 de fevereiro de 2013
1ª - 22h30 - Nenê de Vila Matilde

2ª - 23h20 -

3ª - 00h30 -

4ª - 01h40 -

5ª - 02h50 -

6ª - 04h00 -

7ª - 05h10 - Império de Casa Verde
Importante

* Irão participar do sorteio: Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi e Tom Maior.
* A Mocidade Alegre, atual campeã escolherá a sua posição de desfile.

Castanheira analisa seus mandatos à frente da Liesa



Foto: SRZDTalvez, no dia 31 de maio ou no dia 4 de junho (a diretoria ainda não sabe), o atual presidente da Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Castanheira, pode estar fora do cargo que vem trabalhando desde 2007 (e de 1995 a 1997). Sem contar que quando ele não estava no cargo de presidente, ele estava como vice, como diretor, como funcionário da empresa que coordena o Grupo Especial. Foi esse Jorginho, como também é conhecido, que conversou com a imprensa.
Jorge Castanheira disse como vê, ao final de mais um mandato, o seu trabalho, a sua atenção com as escolas de samba. Para ele, o balanço foi de muito trabalho. Porém a satisfação em ver o maior espetáculo da Terra funcionar é de grande valia.
"São alguns anos de experiência, de convívio com as escolas de samba. Certamente, é um aprendizado muito grande. A cada ano é um desafio. Antes do Carnaval de 2011, quando houve o incêndio na Cidade do Samba, a tomada de decisões, a gestão de crise, as alterações no regulamento. Além disso, tivemos a possibilidade de reconstruir antes do Carnaval 2012, os barracões que foram entregues à União da Ilha e Portela. A Grande Rio vai ter seu barracão pronto até o final deste mês. A reconstrução e reforma do Sambódromo que gerou grandes dificuldades operacionais. Aprendemos a cada momento, buscando soluções de maneira que o espetáculo se renovasse", disse.
Castanheira não deixou de citar o apoio e o trabalho que a Prefeitura e a Riotur vêm fazendo junto com a Liga para que o Carnaval se transformasse no que é atualmente.
"Eu tenho muita satisfação e orgulho em ver que o prefeito Eduardo Paes tem feito, ver a maneira como eles têm tratado as escolas de samba. É uma energia dos dois lados, da prefeitura e das escolas. Esta sinergia é uma aposta que vem dando certo. A prefeitura se julga habilitada para melhorar ainda mais, para que o Carnaval cresça ainda mais", elogiou.
Sobre o caso Inocentes, Jorginho declarou que a Liesa está aguardando a decisão da prefeitura para começar a agir.
"A gente não pode interferir. É uma decisão do âmbito da prefeitura, da Riotur de homologar o resultado. E essa questão tem que ser resolvida com muita rapidez para que a gente possa já começar a trabalhar no Carnaval 2013. É o sorteio, o regulamento. Estamos aguardando", declarou.
Voltando a falar de seus mandatos na casa, o presidente da Liesa confirmou o que uma matéria divulgou logo após o Carnaval 2012: ele gostaria de parar um tempo.
"Realmente eu pensei em parar, sim, em dar uma atenção na empresa em que trabalho, que atualmente sou apenas um consultor, e à família. Mas isso não é só comigo que acontece. Todo mundo do Carnaval passa por isso também. Mas diante das necessidades que a gente tem pela frente, é necessário fazer um pouco mais de sacrifício. Não só no Carnaval, mas também nos Jogos Olímpicos de 2016. Com o maior espetáculo da Terra a caminho, é necessário reverter a cultura do cansaço e pedir força e saúde a Deus para continuar", revelou.
Como a eleição é aberta, uma outra chapa pode surgir horas antes da eleição acontecer. Para Jorginho, isso "não seria um menor problema". No entanto, caso não surja nenhuma, ele continua no cargo por mais três anos. Sendo assim, ele já pensa em novos planejamentos para seu novo mandato.
"Há vários desafios a enfrentar: uma maior demanda de camarotes. Não para 2013, pois não daria tempo, mas em análise posterior, já que temos bastantes arquibancadas e bastantes frisas. Pessoas físicas e jurídicas querem comprar e não podem. Uma rotina mais ampla na Cidade do Samba. É claro que tudo isso envolve recursos, patrocínio, pois os shows lá são caros. E a própria infraestrutura da Liesa. Nós só temos 24 funcionários trabalhando em quatro andares. Esse número reduzido acaba refletindo um desgate da equipe", enumerou.

Wilson Moreira recebe Paulinho Mocidade no sábado


No próximo sábado, 26 de maio, a partir das 15h, o cantor e compositor Wilson Moreira vai compartilhar seu público fiel com o cantor e compositor Paulinho Mocidade e com o conjunto Samba Zé Samba em mais uma edição da série "Wilson Moreira recebe', no Centro Cultural Wilson Moreira, na Praça da Bandeira.
O sobrado, que passa por obras de ampliação, recebe a edição do projeto desde agosto de 2011, quando foi inaugurado. Desta vez, o parceiro de Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Wilson das Neves, Paulinho Mocidade cantará alguns dos sambas-enredo que defendeu ao longo de sua carreira.
Já o grupo, que é formado por André Muato (violão de 8 cordas), Vinicius Santos (bandolim), Henrique Vasconcellos (cavaquinho), Julia Simões (conga e surdo), Sidney (tantan) e Tupy (pandeiro), o Samba Zé Samba canta clássicos de Nelson Cavaquinho, Almir Guineto, Candeia, Wanderley Monteiro, Guilherme de Brito e Wilson Moreira, vai relembrar clássicos do samba como 'Goiabada cascão', 'Coisa da antiga', dentre outros.
Os ingressos custam a partir de R$15 e podem ser adquiridos no próprio local.
WILSON MOREIRA RECEBE PAULINHO MOCIDADE E SAMBA ZÉ SAMBA
QUANDO: Sábado, 26 de maio, a partir das 15h
ONDE: Centro Cultural Solar Wilson Moreira (Rua Barão de Ubá, 46, Praça da Bandeira)
QUANTO: R$ 15
INFORMAÇÕES: (21) 3971.4875 / 3241.7300 / 7666.7207

Mocidade inaugura nova quadra neste sábado



foto:divulgaçãoA Mocidade Independente de Padre Miguel realizará a inauguração de sua nova quadra de ensaios, neste sábado, 26 de maio, a partir das 14h, com entrada franca.
A festa, que contará com a presença do prefeito Eduardo Paes, terá ainda a benção de padre Júlio, e uma feijoada gratuita servida para 3 mil pessoas. Vale ressaltar que os segmentos da verde e branca terão prioridade na festividade e já recebem, antecipadamente, bilhetes que darão direito ao prato.
O espaço, que fica localizado na avenida Brasil, mais precisamente no número 31.156, terá capacidade para 8 mil pessoas.
Para animar o público, a bateria "Não Existe Mais Quente", mulatas, baianas, velha-guarda, além do intérprete Luizinho Andanças embalarão os presentes.
O novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano Junior e Squel, a rainha Antônia Fontenelle e os grupos Swing & Simpatia e Stilo X também marcarão presença.

sábado, 19 de maio de 2012

2013: Viradouro pensa em seis enredos não patrocinados



A Unidos do Viradouro está totalmente focada na escolha do enredo para o Carnaval 2013. O presidente da agremiação, Gusttavo Clarão, disse em conversa com a imprensa  que, após a vinda de Max Lopes à escola, a meta é pensar calmamente no enredo que a vermelha e branca de Niterói irá levar para a Avenida.
Mas, antes do enredo, Clarão minimizou a questão que tem se tornado um "bafafá" com a saída da rainha de bateria Monique Alfradique. Ele disse que ainda não conversou nem com ela, nem com a assessoria da atriz para debater sobre o caso.
"Toda segunda-feira, eu venho realizando uma roda de samba. Na última, para aproveitar a oficialização do carnavalesco Max Lopes à escola, e como era aniversário da musa, ele aproveitou para dizer que gostaria que essa musa fosse a rainha de bateria. Mas não tem nada a ver. Com certeza, eu vou mudar, mas ainda tenho que conversar com ela e com a assessoria ainda. Estou mais preocupado com o enredo", disse.
E, falando nele, o presidente declarou que existem seis enredos não patrocinados rondando na mesa da diretoria para 2013. No entanto, Clarão pareceu estar muito tranquilo para a escolha.
"Estou correndo atrás de empresas daqui de Niterói mesmo e pela lei Rouanet. Enredo a gente não pode errar, não é? É o pontapé inicial da escola. Hoje mesmo tenho uma reunião com o Max sobre isso. Desde que ele entrou, a gente vem conversando muito. Estamos sempre debatendo, pois uma ideia que eu goste, ele pode não gostar. A opinião dele conta muito. Pretendo pensar nisso até junho, julho, porque a disputa de samba já começa em agosto, e a escolha de samba é em outubro", contou.
Indagado quais eram os tipos de enredos que eles estavam analisando, Clarão deu uma pista sobre alguns deles.
"Olha, um é uma homenagem a um sambista; outro é homenagem ao Carnaval de fora, de outro país; e o outro é sobre aquele assunto que está muito na moda agora, sustentabilidade, meio ambiente", declarou.

2013: Tijuca nega enredo com patrocínio alemão



Foto: DivulgaçãoA escola campeã do Carnaval carioca de 2012, Unidos da Tijuca, é uma das que está quieta no seu canto definindo enredo para tentar conquistar o próximo campeonato.
Exatamente por isso, não diferente de suas coirmãs, a escola não escapa da boataria que envolve o mundo do Carnaval. A última é que a azul e amarela estaria em intensas negociações com o governo alemão para falar sobre o célebre autor da ópera "Tristão e Isolda", Richard Wagner. Logo, o governo alemão estaria disposto a despejar R$ 6 milhões na agremiação campeã. A imprensa foi conferir se o boato era verdade.
O diretor de Carnaval, Ricardo Fernandes, disse que apenas o presidente Fernando Horta é quem está resolvendo o enredo.
"Ligue para o presidente Horta e fale isso o que você me perguntou. Diga para ele que eu disse que não é da minha competência em responder sobre isso", falou.
Em seguida, o presidente Fernando Horta afirmou que a informação não era verdade, e que tudo não passava de boato.
"Pôxa, teu informante está sabendo mais do que eu. Pode descartar. Até o final do mês, divulgaremos o enredo", declarou.
Para finalizar, o governo alemão foi procurado. Em nota, através de sua assessoria de imprensa, negaram o investimento. No entanto, disseram que "está aberto a apoiar essa ideia com simpatia".

Errata: juiz definirá data da eleição na Mangueira nos próximos dias



Foto: divulgaçãoMais um episódio foi definido nas eleições mangueirenses. Na quinta-feira, 17 de maio, através de uma informação inexata, fornecida por uma fonte, a imprensa divulgou que o juiz aceitou a decisão de duas liminares. Porém, na manhã deste mesmo dia, um despacho foi concedido pelo juiz da 36ª Vara Cível relatando que apenas esta vara é a competente pela liminar que corre em processo. O juiz definirá a data para que a eleição ocorra na semana que vem.
Segundo a assessoria de imprensa da chapa de Raymundo de Castro, 'Levanta Mangueira', o juiz decidiu também que todos os sócios (adimplentes ou não) são aptos a votar e que o presidente (ou representante oficial) Ivo Meirelles permanece no cargo até a data da audiência que ocorrerá na semana que vem.
Um dos membros da chapa 'Raízes da Mangueira', Bira disse a imprensa que, mesmo Ivo escolhendo enredo neste período de indefinição, as chapas não querem brigar com ele por isso neste momento.
"Ele está escolhendo enredo lá. Tudo bem. A gente não quer revanchismo, não", disse.

Ivo Meirelles não se pronunciou
O atual presidente da verde e rosa, Ivo Meirelles, da chapa "Mangueira Acima de Tudo", também foi procurado pela imprensa, para que comentasse sobre o processo eleitoral, como foi feito com as demais chapas.
Porém, Ivo não quis se pronunciar sobre o assunto quando procurado pelo site.
As entrevistas com as outras duas chapas foram publicadas normalmente

Silas de Oliveira nos deixou há 40 anos



Nesta sexta-feira, 18 de maio, é o aniversário de 40 anos de morte do compositor que se tornou imortal com a canção "Aquarela Brasileira", Silas de Oliveira. Este imperiano de fé, era professor de português e maior parceiro no mundo da música.
Silas construiu sua história no bairro de Madureira, no Império Serrano. Esteve na escola desde o primeiro desfile, escrevendo 16 sambas. Com Dona Ivone Lara, compôs "Os cinco bailes da história do Rio", de 1965, e com o jornalista Mano Décio da Viola, compôs "Heróis da Liberdade", de 1969.
Esta é uma singela homenagem da imprensa a este tão nobre compositor que deixou um importante legado para os compositores presentes e os que ainda estão por vir.

'Ainda estou analisando propostas', diz mestre Thiago Diogo



Thiago Diogo, mestre responsável por comandar os ritmistas da bateria Ritmo Feroz da escola de samba Porto da Pedra, que recebeu todas as notas máximas no Carnaval de 2012, confessou a imprensa que ainda analisa propostas de trabalho. O mestre enfatizou, ainda, que, independentemente das decisões que ele tome, sua ideia principal é continuar colaborando com o Tigre de São Gonçalo.
"Eu ainda estou recebendo algumas propostas de trabalho de diferentes escolas, mas não tem nada definido", afirmou.
foto: Ricardo Almeida
"Também já conversei com o presidente Francisco Marins, já falei da minha vontade de continuar com a Porto, seja colaborando ou até dando uma consultoria para a Ritmo Feroz, mas nada ficou concluído. Tenho que aguardar as decisões", completou.
O mestre de bateria, vencedor do Prêmio SRZD-Carnaval 2012 como o maior destaque do desfile da vermelha e branca neste Carnaval, está na agremiação de São Gonçalo há 4 anos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Leia a sinopse do enredo da Mocidade para o Carnaval 2013




Enredo: EU VOU DE MOCIDADE COM SAMBA E ROCK IN RIO – POR UM MUNDO MELHOR

Rasgando o espaço, como um cometa,

Que viaja na contramão,

Neste universo de sambas,

De estrelas “bambas”

Como rocha que rola solta ao léu,

Um coração aberto, alado,

Com asas de liberdade

Que se abrem pra Mocidade,

E se desfaz no céu,

Faço-me um “PULSAR”, “SUPER NOVA”,

A “Pop Star”, com luz que irradia,

A energia que atrai e guia

Sou o Rock and Roll, a rebeldia,

Independente de Padre Miguel.

Num “Big-Bang” musical,

Venho trazer algo de novo,

Romper barreiras, invadir a festa,

Pra contagiar o povo,

E com o poder da criação,

Como a terra assim se fez,

Imaginar... que bom seria,

“Se a vida começasse agora”,

“E o mundo fosse nosso outra vez...”

Num gesto de estender a mão,

Venho apagar preconceitos

E com ousadia, conduzir com bravura

Todos numa só direção,

 “Uma só voz, uma canção...”,

Canção de amor e respeito,

Que propõe união,

Uma doce mistura,

Fazer um “swing” bacana,

Do “Chiclete com Banana”,

Da Guitarra e do Pandeiro,

Do teclado e do Tamborim,

Do Roqueiro e do Sambista,

Num encontro maneiro,

“Pro meu samba ficar assim”.

Bebop, baticumbum

“É o Samba-Rock, meu irmão...”,

Juntos, na mesma praça,

Num sonho de carnaval,

Vem me dá tua mão,

Somos “dois em um”, que o Rio abraça,

E que nos mostra, mundo a fora,

Vem, vamos juntos com a Mocidade,

Mudar de vez a história,

E nela, escrever mais um capítulo,

No sonho que começa agora

Era uma vez...

Houve um tempo,

Que uma cortina de chumbo,

O Brasil envolvia,

Porém, um sonho verde esperança,

Também nascia,

Vislumbrando um horizonte novo,

E dele, um brado forte e direto se ouvia,

Livre e jovem, na voz de seu povo,

Foi então, que um certo homem,

Com um sonho certo,

Imaginou o Rio, um palco aberto,

A taba de todas as tribos

Unidas num festival,

A celebração da música

Da arte e da cultura

E da vida, em alto astral

E o sonho se construiu em aço

E da lama se fez brotar a flor,

Um belo lírio de paz,

Uma ideia feliz de futuro,

Um pensamento capaz,

De unir o mundo através da música,

Num pequeno planeta a se formar,

Diverso, repleto,

Daquilo que há de mais profundo,

Ou, que imaginamos sonhar,

De tudo um pouco,

Um pouco de tudo e mais,

Muito de música, muito de gente,

Diferentes, juntos, iguais,

E foram dias de felicidade,

Incandescentes,

Noites inesquecíveis,

Envolventes,

Noites de estrelas,

Que iluminaram legiões,

Preencheram mentes e corações,

Com o que há de bom de vida,

O melhor que dela flui,

Sentimento que ficou como tatuagem,

Naqueles que seguiram em frente,

A lembrar com alegria e orgulho,

E a dizer simplesmente: Eu Fui!

E assim se passaram 06 anos...

E a vida segue, o mundo roda,

Solto como uma bola,

E no templo do futebol,

É o rock que rola,

No tempo marcado, o tempo de cantar,

Levei craques da música,

A pisar o gramado,

Driblando a rivalidade,

Fiz de cada lance, um momento encantado,

E todo estádio se transformar,

Era como um anel de luz, aliança,

A se envolver e se encontrar,

Como uma linha de passe,

A sintonia,

O “que antes dividia,” “versus”,

Uniu-se em versos, numa canção,

E virou sinergia,

E o som se tornou uma só bandeira,

A balançar na melodia,

Como um show à parte,

Ou parte do show

E se propagou no agito,

De pura emoção e de alegria

A explodir o coração,

Numa imensa “hola”, como magia,

Num mesmo grito

É Maraca, Rock in Rio,

É massa!

É gol!

Uma década se passa...

E na roda do tempo,

O amanhã é incerto,

De um mundo disperso,

Sem atenção,

Eu fiz soar um sino de alerta,

O silêncio que desperta,

À conscientização,

Tempo de refletir,

Hora de pensar,

E fazer a música impedir,

O progresso que avança,

Lançar o som que alcança,

O mundo que corre,

E fazê-lo parar,

Era hora de acordar,

De usar a mente, em cena aberta,

E fazer do rock, a voz da razão,

Ecoar sons por todo o planeta,

Amplificar a canção

Em música e letra,

Como instrumento de ação,

Ser acordes do bem maior,

Acordes pela vida,

Por um futuro de paz,

E me fiz à rocha, um marco,

De um “Rock in Rio” que faz,

Cantar “por um mundo melhor”

Tempo que avança, tempo de mudança,

Mas “navegar é preciso”

E foi preciso mudar,

Jogar-me ao mar e esquecer,

Outro, de lágrimas,

Daqueles que aqui deixei ficar,

E segui os ventos,

Pra respirar outros ares,

Onde a música pode levar,

E “por mares nunca dantes navegados”

Ao contrario dos descobridores,

Eu fui o navegante inverso,

Rumo ao velho porto de além-mar,

Num mar de fados e de versos,

Pronto a me aventurar,

Seria o acaso,

Ou uma brisa boa?

Descrito por “Camões”

Ou num poema de “Pessoa”

Que fez do Tejo Lusitano,

Outro Rio por abraçar?

A resposta não tarda,

O poeta faz explicar,

“tudo vale à pena

Se a alma não é pequena”

Valeu a pena navegar,

E descobrir numa boa,

Que apesar do grande mar que nos separa,

Maior é o coração que nos une,

E a alma que nos ampara,

Na mesma língua, a voz que ecoa,

Na música, no Rock in Rio ou em Lisboa,

E a Europa jamais seria a mesma...

E assim... Eu segui meu caminho,

E o velho mundo se abriu,

E abraçou o sonho novo,

O sonho por viver,

De se entregar, se dar,

Um mundo a se entender,

Através da música sem fronteiras,

Cigana sem pátria, sem bandeiras,

Livre a percorrer estradas,

E por elas se deixar levar,

Como linhas da vida, do destino,

Portas abertas por adentrar,

E rompi a terra de sangue e areia,

Com a força implacável de um touro,

Indomável Rock, “olé” que incendeia,

O chão ibérico de rubro e ouro,

Tangendo as guitarras flamencas,

Na arena feita de aço,

Eu desbravei, conquistei passo a passo,

A terra madre, Madrid,

“España, soñada”

De Galdi, Miró e Picasso

E foram mais 10 anos...

Sim, tudo na vida passa,

Só não passa a saudade,

Da cidade-mãe que um dia deixei,

E cruzei novamente o oceano,

Como um filho a correr pro abraço,

Pra dizer feliz pro meu Rio:

Estou aqui, “Eu voltei!”,

Voltei renovado, ainda mais forte,

Tanto quanto eu sempre quis,

Fiz do meu sonho, realidade,

Da Taba, uma cidade-diversidade,

A fórmula para um mundo mais feliz,

Sou o “Rock In Rio”, rocha em fusão,

Amálgama a ligar culturas,

Em constante transformação,

A cidade eterna da alegria,

Sou a magia em forma de emoção,

Na arte viva de luz e som,

De corpo, alma e coração,

Ponto a romper a linha do horizonte

Pra levar ao mundo a minha mensagem.

Eu irei!

Seguir a minha viagem, essa história sem ponto final

Que se escreve a cada momento

Como som que hoje bate em meu peito,

Um sentimento,

Um desafio, um novo sonho, um ideal,

De ver juntos, “na Apoteose”,

Numa só voz, no carnaval,

O samba e o rock, uma overdose,

De união, paz e felicidade,

Uma insólita mistura, delírio, loucura,

Que com certeza não faz mal,

O futuro a Deus pertence,

O nosso começa agora,

A Mocidade traz o novo, de novo,

Indiferente aos velhos preconceitos,

Abre o seu coração ao povo,

Independente de ser samba ou rock,

É a arte, é a música, é o presente,

Ou melhor, um presente,

Para o mundo inteiro receber

E perceber

Como seria bom imaginar

“Que a vida começasse agora,

E a gente não parasse de amar,

De se dar, de viver...”

ÔÔÔÔÔÔÔÔ ROCK IN RIO...


Alexandre Louzada
Carnavalesco

Mocidade Alegre participa do Programa Vai dar Samba



Foto: Fausto BuenoConquistar o campeonato do Carnaval de São Paulo é um feito honroso e motivo de bastante comemoração. Lutar pelo bi-campeonato é sem dúvida alguma um grande desafio e uma motivação extra para os desfilantes.
Como a Mocidade Alegre está se preparando para disputar mais um título? Quais os segredos da escola que nas última década ficou fora das primeiras colocações em apenas uma ocasião? De que forma a agremiação do bairro do Limão está se recuperando do incêndio causado em seu barracão e como está a montagem do próximo desfile?
Essas e outras questões serão respondidas por convidados ilustres da Morada do Samba na edição da próxima sexta-feira do Programa "Vai dar Samba", apresentado por Miro Ribeiro na "Rádio Manchete".
Além de receber homenagem especial pela conquista do Carnaval de 2012, a presidente Solange Cruz Bichara, o mestre de bateria Sombra, o intérprete Clóvis Pê e os carnavalescos Sidnei França e Márcio Gonçalves serão entrevistados pelo apresentador Miro Ribeiro com participação especial dos correspondentes paulistanos André Filosofia e Chris Rangel.
Também participarão do bate-papo os comentaristas Marcelo Pacífico e Mestre Abacaxi.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Emerson Ramires e Adriana Gomes, a rainha de bateria Aline Oliveira, o diretor geral de carnaval Vanderley Silva e o diretor geral de harmonia Daniel Sena também marcarão presença no estúdio.
No Carnaval de 2012 a Mocidade Alegre conquistou o seu oitavo título no grupo especial paulistano com o enredo "Ojuobá - No céu, os olhos do Rei. Na Terra, a morada dos Milagres. No coração, um Obá Muito Amado!".
A entrevista faz parte do quadro "Carnaval sem fronteiras: Intercâmbio entre RJ e SP", espaço semanal que a atração da "Rádio Manchete" aproxima os personagens e os ouvintes das festas culturais dos dois estados.
O Programa da "Vai dar Samba" da próxima sexta-feira começa às 22h e pode ser acompanhado também pela internet através do site

Musas do Carnaval participam de futebol beneficente



Foto: DivulgaçãoDuas grandes paixões do brasileiro em um único local. Futebol e Carnaval. Agora imagine uma partida de futebol tendo como
participantes diversas musas das escolas de samba de São Paulo.
No próximo domingo, será realizado a terceira edição do evento Futmulatas, festa que a cada ano cresce como opção de entretenimento e ação social.
Criado pela musa Renée de Oliveira da Acadêmicos do Tucuruvi, o projeto arrecadou no ano passado mais de 500 quilos de alimentos que foram doados à Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.
Todos os donativos são encaminhados a diversas entidades beneficentes, envolvendo asilos, associações de moradores e igrejas, além de pessoas assistidas por programas sociais.
Com início previsto para às 13h, festa contará com a animação de vários grupos de samba. Estão programados shows especiais dos grupos Novafeição, Aballou, Art do Samba e convidados.
A atriz e modelo Cinthia Santos, madrinha de bateria da Águia de Ouro e que interpreta a personagem Índia Potira na "Escolinha do Gugu" foi escolhida como madrinha do evento que contará com a participação de várias beldades da folia.
Camila Silva, rainha de bateria da Vai-Vai, Elaine de Abreu, miss Uesp e as irmãs Tatiane Minerato e Ana Paula Minerado, reespectivamente rainha e musa da Gaviões da Fiel estão entre o time das musas confirmadas para a partida.
Para participar da festa que terá comes e bebes antes e depois do jogo, basta levar 1kg de alimento não perecível e bebida.
O evento acontece a partir das 13h no CDC Júlio Botelho, localizado na Rua Alvinópolis, 453 na Penha.
Mais informações através do telefone 7896-7645

2013: Grande Rio continua com enredo indefinido



E a Acadêmicos do Grande Rio continua sem enredo definido. Ou melhor, "está em aberto", segundo o presidente da agremiação, Edson Alexandre, disse em conversa com a imprensa. De acordo com ele, existem várias propostas de enredo sendo analisadas. Como bom humor é uma de suas marcas, ele até brincou dizendo que se este site desse uma ideia e dinheiro (patrocínio) para a escola, estaria tudo fechado para o próximo Carnaval.
A Grande Rio como é uma escola que envolve (envolvia) muitas estrelas, não para de sair das colunas sociais dos jornais impressos e eletrônicos dizendo sobre uma definição do enredo do Carnaval 2013. A última não foi diferente. Na última terça-feira, no jornal "O Globo", o colunista Ancelmo Gois noticiou que a escola estaria em negociações avançadas com Portugal, para que este país tornasse enredo. Não é mentira, mas também não é verdade.
"Nós estamos em aberto. Estamos analisando quatro propostas de enredo. Ontem à noite entrou mais um. Realmente existe uma pessoa de Portugal que fez contato. Mas, eu não sei. O pessoal da imprensa divulga o que ouviu no bar, papo de botequim. Não tem nada definido ainda. Um estado brasileiro estava acertando com a gente para ser, mas aí não rolou. É Ancelmo Gois, é Léo Dias...Todo dia é uma história. Esses jornalistas ficam fazendo perguntas capciosas e não publicam a verdade", desabafou o presidente.
O presidente ainda disse que, por ele, está muito preocupado e nervoso com esta indefinição. O resto da equipe está todo mundo tranquilo. Mesmo aflito, ele até brincou propondo se a imprensa queria patrocinar um enredo.
"As pessoas vêm me perguntar se uma coisa daria enredo e eu acho que vale. Nós podemos falar de pão de queijo, de Cadillac. Se você tiver um enredo legal e dinheiro, eu fecho contigo na hora (risos). Ainda não tive ninguém que chegasse para nós e definisse isso. Mas sei que, no final, vai dar tudo certo", declarou.

Portela convoca diretores de harmonia para reunião nesta sexta



foto:divulgaçãoO departamento geral de harmonia da Portela está convocando todos os integrantes do segmento para uma reunião que será realizada nesta sexta-feira, 18 de maio, a partir das 18h, na quadra da agremiação.
Segundo o coordenador geral, Marcelo Jacob, o objetivo do encontro é avaliar a performance da escola, no Carnaval deste ano, e já planejar as estratégias para o próximo desfile.
A azul e branca levará para a Marquês de Sapucaí, em 2013, um enredo sobre os 90 anos da Portela e os 400 anos de Madureira.

PESQUISAR