Mesmo sem vencer desde 1984, a tradicional escola azul e branca de Madureira continua sendo a recordista em número de campeonatos: ao todo 21. Vejamos, porém, como anda o ranking geral na galeria das campeãs após o Carnaval 2011:
1º Portela – 21 vitórias
2º Mangueira – 18
3º Beija-Flor – 12
4º Salgueiro e Império Serrano – 9
6º Imperatriz – 8
7º Mocidade Independente – 5
8º Vila Isabel e Unidos da Tijuca – 2
10º Estácio de Sá, Unidos do Viradouro, Unidos da Capela, Vizinha Faladeira – 1
Percebemos através do demonstrativo acima que, de 1932 (ano do primeiro desfile organizado) a 2011, apenas 13 escolas obtiveram o título máximo do carnaval do Rio de Janeiro. E nos desfiles da era Sambódromo, apenas 3 escolas que nunca tinham sido campeãs antes de 1984 chegaram à primeira posição: Vila Isabel, Estácio de Sá e Unidos do Viradouro. Portanto, desde 1997 não temos uma nova campeã no Carnaval Carioca, apesar do título do ano passado da Unidos da Tijuca, que desde 1936 não conquistava o campeonato.
E no Acesso...
O desfile do Grupo A, outrora chamado Grupo 2, realizou-se pela primeira vez em 1952, na então remodelada Praça XI, e teve como primeira campeã a escola de samba Unidos do Indaiá, que ascendeu ao grupo principal. De lá pra cá, lá se vão 60 carnavais. Vejamos então como está a galeria das campeãs:
1º Estácio de Sá – 6 vitórias
2º Acadêmicos de Santa Cruz – 5
3º São Clemente – 4
4º Império da Tijuca, Unidos da Tijuca, Tradição e Império Serrano – 3
8º Unidos de Bangu, Caprichosos de Pilares, Unidos do Cabuçu, Em Cima da Hora, União da Ilha do Governador, Unidos de Vila Isabel, Porto da Pedra – 2
15º Unidos do Indaiá, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Beija-Flor, Corações Unidos de Jacarepaguá, Flor do Lins, Mocidade Independente, Unidos de Padre Miguel, Unidos da Capela, Tupi de Brás de Pina, Lins Imperial, Arrastão de Cascadura, Unidos da Ponte, Unidos do Jacarezinho, Arranco do Engenho de Dentro, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Villa Rica, Acadêmicos da Rocinha, Renascer de Jacarepaguá – 1
Fundada em 1955, com o nome de Unidos de São Carlos, a Estácio é a grande campeã do grupo. Venceu pela primeira vez em 1967, com o enredo “Lendas e Costumes do Brasil”.
Ao longo de 60 carnavais, 33 agremiações já venceram a disputa no Grupo A, o que mostra uma democracia maior em relação à divisão principal. Com a criação do terceiro grupo, em 1960, e dos demais grupos nas décadas subseqüentes, participar do desfile do Grupo A, no Sambódromo da Rua Marquês de Sapucaí, pode ser considerado motivo de orgulho para várias comunidades de samba do Rio de Janeiro e vencer esse desfile não é tarefa fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário