terça-feira, 17 de maio de 2011

GRANDES ENREDOS, GRANDES CARNAVAIS (SALGUEIRO 75)


“O SEGREDO DAS MINAS DO REI SALOMÃO”

“E o sol nascendo vem clarear
O tesouro encantado
Que o rei mandou buscar...”





Amanhecia na Avenida Presidente Antônio Carlos, local dos desfiles desde o ano anterior, quando o Salgueiro iniciou uma apresentação que, mais uma vez, mudaria os rumos do carnaval carioca, não só porque Joãosinho Trinta, o carnavalesco, resolveu colocar todos os destaques sobre carros alegóricos, o que até então não era comum, mas, principalmente, porque a temática proposta pelo enredo “O Segredo das Minas do Rei Salomão” parecia ser estrangeira, o que fazia com que dirigentes de outras agremiações chegassem a pedir que o Salgueiro, campeão do carnaval de 1974, fosse desclassificado do desfile oficial.





Na verdade, o tema baseava-se em um livro que defendia a tese da presença de expedições fenícias na região do Amazonas, em busca de madeira. A partir deste livro, apresentado por Maria Augusta, João, que já pesquisava o assunto, articulou um delirante enredo, transportando para o Brasil as Minas do Rei Salomão.



E então, pela primeira vez, o público dos desfiles viu na avenida pirâmides, zebras, bigas e tendas árabes, elementos até então inusitados no carnaval das escolas de samba. E tudo isso brilhou como ouro e prata aos olhos do povo, que extasiado, elegeu o Salgueiro como o grande campeão do carnaval de 1975.


A partir deste título conquistado por Joãosinho Trinta, tornou-se muito comum para os carnavalescos a busca por influências estrangeiras em nossa história, fazendo com que os enredos ficassem cada vez mais abrangentes e variados.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR